Unifique anuncia crescimento de 54,3% do Ebitda ajustado no 3º trimestre de 2021
Centro de Operações da  Unifique_Foto:DanielZimmermann
Centro de Operações da Unifique_Foto:DanielZimmermann

Unifique (B3: FIQE3 BZ) – operadora de Telecomunicação catarinense, eleita a melhor Banda Larga e Telefonia Fixa do Brasil, pela Pesquisa de Satisfação do Consumidor realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anuncia os resultados positivos do 3º trimestre de 2021.

O Ebitda ajustado do período de nove meses finalizado em 30 de setembro desse ano foi de R$167,4 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado, R$108,5 milhões - um resultado positivo de 54,3%. Aquisições de empresas, crescimento do número de clientes e de acessos de Internet foram alguns dos fatores que ampliaram a atuação da operadora na região Sul, principalmente, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nesse período, a Unifique adquiriu a carteira de clientes de quatro empresas catarinenses: Zappen, em Joinville, 16 mil clientes; MKSNET, nas cidades de Itapema, Balneário Camboriú, Navegantes, Bombinhas e Porto Belo, 21 mil clientes, SSTV (TVC) em Tubarão e Araranguá, 8 mil clientes; CNET (Fibramaxx), nas cidades de Lauro Muller, Orleans e Cocal do Sul, 4 mil clientes. Antecipando, a operadora anuncia no relatório a aquisição, em outubro, da CLICK SBS (Click Partner), em Itapoá, SC, com 3 mil clientes.

Destaques para os seguintes resultados:
- Adições líquidas de 171.458 acessos, crescimento de 67,7% em comparação ao
3T20
- Aquisições em Santa Catarina – 52 mil acessos adquiridos
- Crescimento de 59,1% na receita líquida com margem Ebitda de 51,4%
- Evolução Margem Ebitda no Rio Grande do Sul de 28% no 2T21 para 37,7% no 3T21

Comunicado para a CVM
No dia 27 de agosto de 2021, a oferta pública foi encerrada com acréscimo de um lote suplementar de 5.272.927 de Ações de emissão da Companhia, nas mesmas condições e pelo mesmo preço das Ações inicialmente ofertadas (R$8,60 por ação), um total de R$ 863,4 milhões.

A Unifique aderiu ao segmento de listagem do Novo Mercado, em linha com sua busca contínua pelos mais altos padrões de Governança Corporativa.

Eventos Recentes e Subsequentes
Em 27 de agosto de 2021, a Companhia adquiriu a carteira de ativos dos provedores Cristiano Holdefer & Cia LTDA, Vilmar da Silva LTDA e Alexandre da Cunha & Cia que operavam como “Zappen” na cidade de Joinville. Conforme anunciado em Fato Relevante, o preço total da aquisição foi de R$40 milhões.

Em 30 de Setembro de 2021, a companhia anunciou a aquisição de 2 provedores catarinenses e uma carteira de ativos. A Costa Esmeralda Net Ltda que operava como “MKS NET” com 21 mil clientes no litoral catarinense foi adquirida por R$ 56,46 milhões.

A SSTV Sistema Sul de Televisão Ltda. que operava como “TVC” com 8 mil clientes, principalmente nas cidades de Tubarão e Araranguá, foi adquirida por R$20 milhões.

A CNET Provedor de Internet Ltda. que operava como “Fibramaxx” majoritariamente nas cidades de Lauro Muller, Orleans e Cocal do Sul no sul catarinense teve sua carteira de ativos com 4 mil clientes adquiridos pelo preço total de R$9 milhões.

Em 22 de Outubro de 2021, a Companhia anunciou a aquisição da carteira de ativos da CLICK SBS Ltda. que operava sob o nome fantasia “Click Partner” na cidade de Itapoá, SC, pelo preço de R$ 7,5 milhões.

Investimentos cresceram 250%
Aquisição de Participações Societárias, aquisição de imobilizado e Aquisição intangível somaram investimentos de R$ 157,1 milhões, contra R$ 45 milhões no mesmo trimestre do ano passado, um crescimento de 249,3%.

“A Unifique realiza constantemente aquisições para expandir sua base de clientes e área geográfica além de investimentos com o objetivo de evoluir na qualidade dos serviços prestados e a garantir a melhor experiência de uso aos seus clientes”, afirma o CFO da Unifique, José Wilson Souza Junior.

Detalhamento dos investimentos em 3T21:
- Aquisição de Participações Societárias: os investimentos no 3T21, estão relacionados principalmente aos desembolsos da aquisição das adquiridas no trimestre vigente e os valores representados por amortização de parcelas de aquisições de empresas efetuadas em períodos anteriores.
- Aquisição de imobilizado: os investimentos em CAPEX estão relacionados à expansão (HP/gateways) e melhoria da infraestrutura de rede. Entre as principais iniciativas estão a expansão da rede de fibra ótica (backbone, backhaul e FTTH).
- Aquisição de intangível: os investimentos em intangível estão relacionados principalmente à aquisição de software destinada às atividades operacionais e financeiras da Companhia.

Leilão 5G
Em 04 de novembro de 2021 o Consórcio 5G Sul do qual a Companhia faz parte em conjunto com a Copel foi declarada vencedora do Bloco C6 80MHz região sul na faixa 3.5GHZ. A Unifique será responsável por levar a tecnologia 5G para as cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Autorização para uso de blocos de Radiofrequências é expedida pelo prazo de 20 (vinte) anos, prorrogável a título oneroso, na forma da regulamentação vigente à época do vencimento. Em contrapartida à outorga da Autorização de Uso de Radiofrequências, o Consórcio assumirá compromissos de investimento em infraestrutura de telecomunicações em cidades da Região Sul entre 2023 e 2030.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Internet  Negócios  Telecomunicações
Empresa: RDCOM