Colas americanas Titebond® chegam ao mercado brasileiro de artesanato e bricolagem

Com forte atuação no segmento profissional, agora todas as colas da linha Titebond® chegam aos mais variados pontos de vendas em todo país para atender ao público de artesanato e bricolagem. As colas Titebond® Original, Premium, Ultimate e Quick & Thick, além do pincel Titebrush, já estão disponíveis no mercado brasileiro em lojas de artesanato e material de construção. À base d’água, todas são sustentáveis, atóxicas, não expandem e não são afetadas por acabamentos ou calor. A Titebond® é uma marca do grupo Franklin International, fabricante de colas, adesivos e selantes para construção, marcenaria e DIY, líder desde 1935 no mercado americano.

O investimento da Titebond®, que tem como parceira oficial no mercado brasileiro a Grossl, mira o crescimento significativo no Brasil dos adeptos ao \"Faça-Você-Mesmo\" (DIY), muito comum nos Estados Unidos. Também é crescente o número de marceneiros amadores, assim como artesãos que utilizam seus produtos como uma segunda fonte de renda ou para bricolagem.

Segundo dados levantados pela Grossl, o setor de artesanato e bricolagem movimenta R$ 28 bilhões ao ano no Brasil e emprega atualmente 8 milhões de pessoas. \"Nossa aposta neste segmento é bastante animadora. A qualidade profissional das colas Titebond é excepcional, cada uma para uma necessidade específica, e elevarão a qualidade e o acabamento final de artesãos, semiprofissionais e até mesmo daqueles pequenos trabalhos que fazemos nós mesmos em casa\", diz Jair Grossl, presidente da Grossl.

Embora sejam importadas, as colas Titebond® já possuem etiquetas e rótulos em português para facilitar o uso, uma exigência da própria Franklin International em todos os mercados onde atua.

Saiba quais são as principais características de cada cola:

Titebond Original - A Titebond Original é ideal para a utilização interna, sendo uma boa opção para colagem de madeiras, MDF, aglomerado, lâminas de madeiras e para a montagem de móveis. A cola é produzida em resina alifática e é resistente ao calor, de fácil limpeza, atóxica e não é inflamável. Além disso, atende à norma ASTM D4236 da American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão norte-americano que desenvolve normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

Titebond Premium - Já a Titebond Premium foi a primeira cola monocomponente a atingir as exigências das normas da ANSI Tipo II de resistência à umidade. Aprovada para contato indireto com alimentos, também atende à norma americana ASTM D4236. É recomendada para colagem de madeira e lâminas pelos processos de colagem a frio, quente e de alta frequência.

Titebond Ultimate - A Titebond Ultimate é considerada a melhor cola para madeira da linha por sua resistência superior de colagem. Ela é à prova d’água e tem certificação na especificação ANSI/HPVA Tipo I de resistência à água, o que a torna ideal tanto para aplicações internas quanto externas. Não é tóxica e é livre de solventes, podendo ser utilizada na fabricação de utensílios de cozinha, como tábuas de corte - a Titebond Ultimate é aprovada para contato indireto com alimentos. Ela atende à norma americana ASTM D4236. Outro detalhe é que a Ultimate é especialmente recomendada para aplicações externas mesmo em temperaturas mais baixas.

Titebond Quick & Thick - Sabe aquela cola que todo mundo deveria ter em casa? Essa é a Titebond Quick & Thick, um adesivo à base de água super viscoso, de secagem 2 vezes mais rápida do que as colas PVA convencionais (a famosa \"cola branca\"). A Titebond Quick & Thick cola materiais porosos e semi-porosos e é capaz de preencher pequenas rachaduras e fendas. Desenvolvida especialmente para projetos de uso internos, esta cola não tem odor ofensivo, não escorre e nem respinga, além disso, pode ser limpa com água. Ideal para reparos domésticos e projetos de artesanato, especialmente em colagem de cerâmica, pedra, madeira, vidro e tecidos.

Titebond Titebrush - Por fim, o pincel Titebond Titebrush é feito de material durável com cerdas 100% silicone. Ele foi desenvolvido para aplicar com precisão a maioria das colas para madeira e poliuretano, eliminando a necessidade de pincéis, dedos e outras ferramentas. Na extremidade do pincel, há ainda uma espátula, ideal para trabalhos com detalhes finos, como espiga, rabo de andorinha, finger joints, molduras, entre outros.

Mais informações estão disponíveis nos sites: http://www.titebond.com.br e http://www.grossl.com.br.

Editorias: Industria  Negócios
Empresa: Orlando Oliveira