Grátis por 30 dias, edtech LIT lança plataforma tecnológica para democratizar o ensino básico de qualidade

Com conteúdo voltado inicialmente para alunos do ensino médio, LIT Escola é lançada como aliada das escolas, alunos, pais e professores

Com todo o reconhecimento de qualidade em educação superior da Saint Paul Escola de Negócios, o LIT, edtech de cursos da escola, anuncia hoje a sua entrada no setor de educação básica, com a plataforma LIT Escola, criada com toda a tecnologia e inovação do LIT para transformar a educação básica brasileira. Com um investimento de R$40 milhões, a plataforma chega com um mês de gratuidade, durante setembro deste ano, para beneficiar o ecossistema de educação básica com acesso a conteúdos didáticos que são personalizados por meio de inteligência artificial aplicada.

Com foco nos estudantes e também aliada das escolas, a plataforma surge para somar ao aprendizado adquirido em sala de aula e, ainda, auxiliar os professores na transmissão de seus conhecimentos das matérias em formato à distância. Inicialmente com conteúdos específicos para o ensino médio, a plataforma estimula novas formas de aprender, acompanha as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do ensino médio, como a introdução dos itinerários formativos, bem como as evoluções tecnológicas. \"Sabemos que há poucas escolas com alta qualidade no Brasil e poucas famílias que podem pagar para ter acesso. Por isso, estamos aplicando toda a expertise acadêmica da Saint Paul para a produção de conteúdo de qualidade, a experiência com tecnologia, inovação e o uso de inteligência artificial que desenvolvemos com o LIT, somado ao conhecimento de dois novos sócios especializados em educação básica, para viabilizar o acesso à educação para cerca de 7 milhões de alunos do ensino médio a partir de hoje\", comenta José Cláudio Securato, fundador e CEO da Saint Paul Escola de Negócios e da edtech LIT.

A plataforma será disponibilizada tanto com o foco para escolas, como parte dos materiais didáticos, quanto voltada para os alunos e alunas. As instituições de ensino podem contratar o LIT Escola no formato \"as a service\" (chamado LIT as a Service, LaaS), ou seja, tendo um LIT customizado como sua plataforma, com a possibilidade de embarcar seus próprios cursos ou, ainda, incluir os já produzidos pelo LIT Escola alinhados aos seus projetos pedagógicos. A biblioteca de aulas da plataforma também inclui aulas de professores que foram cuidadosamente selecionados pela Saint Paul Escola de Negócios, que hoje completa 25 anos.

São mais de 100 cursos no lançamento, o que significa aproximadamente 3 mil horas de conteúdos didáticos nos principais componentes curriculares – Matemática (e suas frentes), Língua Portuguesa (Gramática, literatura, Linguagens), Física, Química, Biologia, Geografia e História, além de cursos voltados para os Itinerários Formativos: Empreendedorismo, Educação Financeira, Inteligência Artificial e Projetos de Vida; sendo que 560 dessas horas são focadas na formação de professores para o ensino dos componentes curriculares e, dos professores, 83,3% são formados pelas principais universidades públicas (USP, Unicamp, UNESP, UFSCAR) e 72% atuam ou atuaram nas escolas mais prestigiadas e tradicionais do Brasil, entre as TOP 25 no ENEM.

Além disso, o LIT Escola terá opções de planos para pessoa física com planos individuais ou familiar, com 5 perfis diferentes, para que toda a família possa participar da jornada de desenvolvimento intelectual. \"A ideia é que os pais tenham acesso, não apenas ao conteúdo específico do LIT Escola, mas a mais de 200 cursos do LIT Business também\", completa Securato.

Conteúdo especializado e democratização da aprendizagem

Para a plataforma, foram desenvolvidas mais de 3 mil horas de aulas entre o que chamam de \"temas escolares\", como português e matemática. Além disso, irão ao ar \"temas educacionais\", ou seja, para o desenvolvimento de soft skills, como, por exemplo, autonomia financeira, autonomia moral e ética, bem como itinerários formativos, jornadas de vida e preparação para carreiras, em linha com a BNCC e reforma do ensino médio.

O desenvolvimento dessa grade curricular foi possível com a participação dos sócios do projeto, Paulo Camargo, consultor de gestão, comunicação e inovação em instituições educacionais, e José Ernesto Bologna, psicólogo, escritor e consultor de empresas e escolas em inovação, que acreditaram no propósito de atrelar qualidade de ensino à tecnologia.

\"Estamos em contato com as escolas e organizações para que, juntos, possamos impactar positivamente a educação básica. Mais do que atender à exigência de horas de aprendizagem exigidas pelo Ministério da Educação, queremos desenvolver cidadãos para o futuro que estejam preparados para cuidar do próprio dinheiro e da sociedade em que vivem\", diz Bologna.

Os alunos terão também trilhas de 3, 6 e 9 meses de revisão dos conteúdos mais importantes para enfrentar os mais sofisticados vestibulares e ainda uma seleção de cursos da Saint Paul Escola de Negócios sobre gestão, empreendedorismo, startups, tecnologias digitais, sustentabilidade e responsabilidade social, entre outros, que auxiliam na jornada profissional de cada estudante.

\"Nosso objetivo não é ser um cursinho mas, sim, dar suporte nesse momento importante da escolha da carreira e, consequentemente, apoiá-los em outros temas cruciais da vida que não tivemos a oportunidade de vivenciar na grade escolar tradicional\", acrescenta Paulo de Camargo.

Para os pais, a plataforma reserva conteúdos complementares para facilitar sua integração na jornada da educação dos jovens. Nessa grade serão abordados temas como: participação da educação dos filhos, funcionamento da parceria aluno-pais-escola e os papéis da escola e dos pais na educação dos alunos..

Além disso, os gestores de escolas serão contemplados com trilhas para auxiliar em toda a parte administrativa da escola, tais como tecnologia, finanças, marketing, gestão de pessoas e projetos.

A tecnologia da plataforma

De forma dinâmica, a nova plataforma tem os mesmos moldes do LIT Business, que potencializa a aprendizagem com o uso da inteligência artificial da IBM Watson. Com a tecnologia, a plataforma personaliza o método de aprendizado para cada indivíduo, guiando o estudante em temas que ainda não viu, em vez de repetir o que ele já sabe.

\"Com o LIT, entendemos que o aluno aprende muito melhor quando tem acesso a formatos inovadores e avaliações holísticas. Isso possibilita uma aprendizagem colaborativa, ou seja, o reskilling necessário para a nova era que estamos vivendo\", diz Adriano Mussa, Sócio, Diretor Acadêmico e de Inteligência Artificial da Saint Paul e do LIT.

A plataforma de conteúdo digital sob demanda pode ser acessada por meio de aplicativo para smartphone, tablet ou desktop, e conta com a ajuda do Paul, primeiro tutor baseado em inteligência artificial do mundo, treinado pelos professores para tirar dúvidas.

Além disso, a plataforma permite o estudo em micro momentos, opção em que o aluno seleciona o tempo que tem disponível e a ferramenta separa um tema baseado no formato em que ele entenda melhor.

No LIT Escola, os planos disponíveis serão nos formatos Individual (12x R$49,90 com um acesso a mais de 150 cursos), Duplo (12x R$79,00 com dois acessos a mais de 150 cursos) e Premium Família (12x R$129,00 com 2 acessos para adultos utilizarem o LIT Business e 3 acessos para adolescentes desfrutarem os mais de 100 cursos do LIT Escola).

Para acessar a novidade, basta entrar no site http://www.litescola.com.br

Sobre o LIT Escola

O LIT Escola chega como parceiro da escola na era digital para potencializar a aprendizagem dos alunos do Ensino Básico com mais de 3 mil horas de conteúdo didático exclusivo envolvendo toda a comunidade: escolas, professores, estudantes e famílias. O LIT Escola é uma plataforma disruptiva que complementa o projeto pedagógico das escolas na jornada da aprendizagem de crianças e adolescentes por meio da personalização com inteligência artificial, por meio da Inteligência Artificial, seja com o Paul, primeiro tutor do mundo a utilizar a tecnologia IBM Watson para potencializar a aprendizagem, ou com sugestões de como o aluno deve estudar (para absorver o conteúdo da melhor forma) e o que aprender (eliminando temas que o estudante já sabe).

Baseado em metodologia própria, chamada Onlearning, o LIT Escola tem a missão de democratizar o acesso ao ensino de qualidade. Como princípios, a plataforma atua com aprendizagem em micro-momentos, embasada em lifelong learning, e aprendizagem em rede. Os conteúdos podem ser consumidos inclusive offline, de acordo com a rotina do estudante, independente de onde estiver, e também apresenta um conteúdo voltado para os professores, para que possam somar a o que já é aplicado. O LIT e o LIT Escola fazem parte do Grupo Saint Paul, detentor das empresas Saint Paul Escola de Negócios, Saint Paul Editora e Saint Paul Advisors.

Contato para a Imprensa

lit@smartpr.com.br