Com o retorno às aulas no segundo semestre, é hora de os estudantes reverem metas e estratégias
classe_divulgação.

Investir no aprendizado de um outro idioma é um diferencial para quem quer se destacar

As férias chegaram ao fim e, após esse intervalo precioso para recarregar as baterias, é preciso repensar e colocar o planejamento do segundo semestre em dia, sobretudo, para aqueles que têm metas como o Enem, um vestibular, um concurso público ou até mesmo para dar uma reviravolta na carreira.

Para quem quer se destacar no fim do ano, é hora de ‘acelerar’. O início do segundo semestre é um ótimo momento para quem ainda pode investir em um curso para o domínio de uma outra língua.

Com o mundo globalizado, sempre conectado e em constante transformação, o espanhol se torna uma excelente alternativa, afinal, são 22 países que têm o espanhol como língua oficial, localizados nas Américas do Sul, Central e do Norte, na África e, claro, na Europa, origem do idioma. Para se ter uma ideia da importância do idioma, mais de 24 milhões de estudantes estudaram espanhol como língua estrangeira em 2021. Esse dado é do anuário El Español En El Mundo - Anuario Del Instituto Cervantes 2021.

O documento também diz que o espanhol é a segunda língua materna do mundo em número de falantes, depois do mandarim, e a terceira língua em uma contagem global de falantes (domínio nativo + proficiência limitada + alunos de espanhol), depois do inglês e do mandarim. “Saber o idioma é um requisito obrigatório na contratação em grandes empresas e companhias multinacionais no Brasil. Quem não quiser ficar para trás não pode perder tempo”, alerta o chefe acadêmico do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol, Sergio Bermejo.

As expectativas são de crescimento. Ainda de acordo com o anuário, o número de falantes de espanhol continuará a crescer nas próximas cinco décadas. Em 2060, os Estados Unidos, maior potência econômica do mundo, serão o segundo país de língua espanhola do mundo, depois do México. 27,5% da população dos EUA será de origem hispânica.

Por isso, tem aumentado no país a consciência da crescente importância da aquisição de sólidos conhecimentos de espanhol, por simples prazer, por inserção social e, principalmente, para ascensão no mercado de trabalho. “O espanhol se destaca como um dos idiomas mais importantes do Brasil. Quem está em busca de uma posição melhor em seu emprego, ou quer viajar para outro país, o idioma é essencial. Além disso, o ensino está cada vez mais acessível, com aulas que podem ser on-line, presenciais, particulares, sempre atendendo aos alunos no tempo deles. Não tenho dúvida que esse início de semestre é uma grande oportunidade de dar os primeiros passos em direção ao sucesso em sua carreira, seja ela acadêmica ou profissional”, finaliza Bermejo.

O Instituto Cervantes de Belo Horizonte é o órgão oficial do governo da Espanha, e possui cursos presenciais e on-line em vários níveis de língua espanhola. Mais informações podem ser obtidas em https://belohorizonte.cervantes.es/br/default.shtm

Editorias: Cultura e Lazer  Educação
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO