OneX Data Centers do Brasil inaugura primeiro e maior Data Center no Vale do Aço Mineiro
Tiago Faria_diretor executivo e founder da OneX

Centro de processamento tem previsão de faturamento mensal recorrente de R$ 2 milhões

No dia 7 de dezembro, a OneX Data Centers do Brasil inaugura o primeiro e maior Data Center localizado no Vale do Aço Mineiro, na cidade de Ipatinga, Minas Gerais. Também conhecido como computação na nuvem, trata-se de um centro de processamento de dados no qual estão concentrados os sistemas computacionais, isto é, servidores e banco de dados de uma ou mais empresas.

De acordo com o diretor executivo e founder da OneX, Tiago Faria Bicalho, é previsto que o volume total de armazenamento seja de 1024 terabyte, ou seja, o incrível volume de 1 petabyte, e que o faturamento mensal recorrente seja de R$ 2 milhões. Além disso, o armazenamento em slots de high performance é o principal produto da empresa, estando presente em praticamente todos os serviços do Data Center e chegando a representar cerca de 35% de toda a receita.

O Data Center está localizado às margens da BR381 em Ipatinga, um local de enlace de três grandes provedores de internet de alta performance e amplamente coberta em todo território nacional. Segundo Tiago Faria, a escolha da OneX foi extremamente cuidadosa, visto que a localização precisa ser estratégica, tendo fácil acesso a redes de energia independentes, tantas redes de dados ou links quanto possíveis, além da proximidade com grandes cidades. ‘’Isso porque as atividades e serviços de vários setores da economia dependem deles. Como, por exemplo, energia, iluminação, internet, transportes, bancos, sistemas de segurança, saúde pública e muitos outros’’, comenta.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), Fábio Veras, o Data Center chegará em um momento necessário e terá uma importância para o desenvolvimento tecnológico da região do Vale do Aço Mineiro. ‘’Em um contexto de pandemia, no qual a comunicação via aparelhos eletrônicos e o home office são mais necessários, o Data Center chega como uma espécie de digitalização, desenvolvimento acelerado, intensificação e aprimoramento das trocas de mensagem nas redes. Representando um marco na diversificação econômica e, consequentemente, incentivando e potencializando relações e serviços na região. É um prazer e orgulho apoiar esse projeto, que caminha no sentido das inovações e dos impactos positivos para a sociedade. Temos essa missão’’, destaca.

A inauguração será no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural Usiminas, localizado em Ipatinga. O evento contará com a presença de empreendedores e profissionais do setor.

Editorias: Negócios
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO