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Prevenção de perdas nos canais farma e de HPC
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Sugestão de pauta: Varejo l Tecnologia l Empresas l Farmácias l Perdas

SEIS PONTOS DE ATENÇÃO PARA OS VAREJOS HPC E FARMA AMPLIAREM LUCROS COM MENOS PERDAS

Confira as dicas importantes de Adriano Sambugaro, da Gunnebo, para que varejistas diminuam especialmente os casos de futuros

Abril de 2021 – Depois do supermercadista, os varejos de perfumaria e o farmacêutico são os que mais sofrem com as perdas. Isso se deve, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), pela atratividade dos produtos desses segmentos para furtos, inclusive internos, com objetivo de abastecer o mercado informal. Geralmente o departamento de perfumaria, presente nos três setores, é um dos mais afetados para práticas criminosas.

O consumidor de farmácias e drogarias, duas classes do varejo que juntas alcançaram faturamento de R$ 58,2 bilhões em 2020, como aponta a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), há muito tempo deixou de ser apenas aquele que busca um medicamento. Nesses locais é possível adquirir de um simples comprimido para dor de cabeça, passando por esmaltes, tinturas e até doces e chocolates. Esse maior mix de produtos atrai mais compradores, mas também proporciona um aumento nas perdas.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) alcançou um crescimento de 5,8% em 2020 na comparação com faturamento do ano anterior, como revelam dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). “Esses varejos precisam ter maturidade e a consciência de que as perdas devem ser tratadas com eficiência e profissionalismo”, afirma Adriano Sambugaro, gerente de Marketing da Gunnebo (http://www.gunnebo.com.br), uma das principais referências em proteção eletrônica para o varejo nacional.

Sambugaro diz que, sejam varejistas do setor de HPC ou de farmácias e drogarias, eles precisam alguns cuidados adicionais para reduzir as perdas e ampliar os lucros das operações. Confira abaixo seis dicas fundamentais para ambos os setores:

1 - Maior atenção quando o volume de clientes no estabelecimento aumenta, especialmente em períodos de grande movimentação, como às vésperas de feriados e datas comemorativas;

2 – Mantenha arrumação das gôndolas e demais expositores de maneira permanente, pois isso permite a rápida visualização de “buracos” causados por venda ou furto;

3 – Redobre a atenção aos itens de maior risco, os chamados PAR (produtos de alto risco), como os desodorantes, aparelhos de barbear, shampoos e condicionadores;

4 – Tenha maior atenção no “trânsito” de pessoas entre o balcão e o caixa, essa é um momento que gera oportunidades de furtos;

5 – Mantenha um processo de comunicação efetivo e preventivo entre os colaboradores, investindo também em treinamentos;

6 – Faça a integração entre as áreas operacionais e de recursos humanos, que devem interagir de forma preventiva e ostensivamente.

Além das seis dicas mencionadas, Adriano Sambugaro lembra que é muito importante os varejistas dedicarem investimentos na aquisição de tecnologias para reduzir os índices de perdas. “O uso de tecnologias adequadas, com equipe qualificada e as recomendações elencadas, podem reduzir as perdas em até 80%”, avisa.

Com o Gatecash, por exemplo, uma ferramenta de monitoramento da Gunnebo que utiliza sistema de vídeo análise para identificar automaticamente se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, o varejista diminui as fraudes (cancelamentos de cupons indevidos, descontos irregulares e aberturas excessivas de gaveta) no PDV, além de minimizar os erros operacionais e até mesmo as falhas de inventário.

Os sistemas antifurtos, como antenas e etiquetas, por sua vez, permitem resultados eficientes no combate aos furtos e, uma vez utilizados de forma integrada, aumentam mais o nível de prevenção de perdas. A tecnologia EAS Inteligente da Gunnebo possibilita ao varejista extrair dados através de dashboards e, por meio deles, analisar o tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de alarmes e de etiquetas desativadas, promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação.
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SOBRE A GUNNEBO (http://www.gunnebo.com.br) 
Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda, Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc. 
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 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO BRASIL 
Core Group (http://www.coregroup.com.br) 
Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507 
Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511 

Editorias: Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Core Group  
Contato: Helder  
Telefone: 11-28325511-

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