|
Run the Pink_divulgação Global Vita Sports |
Prova inspirada na campanha ressalta a importância dos hábitos saudáveis e cuidados para reduzir os riscos do câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Entre os principais fatores de risco estão a idade, histórico familiar, predisposição genética, menstruação precoce, menopausa tardia e tratamentos que envolvem radiação no tórax.
Adotar um estilo de vida saudável ajuda a reduzir o risco da doença. A prevenção envolve manter uma alimentação balanceada, controlar o peso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool e praticar atividades físicas regularmente.
Por exemplo, a corrida executada com cuidados e critérios, pode oferecer inúmeros benefícios à paciente com câncer de mama, entre eles, fortalecimento muscular, melhora do sono, do humor e o combate à fadiga, relata Maria Aparecida do Santos, presidente da Associação Amigas da Mama (AAMA).
Maria Aparecida explica ainda que a atividade física, ameniza os efeitos colaterais da quimioterapia e é capaz também de combater a depressão e a falta de disposição, muito comum entre pacientes com câncer. Segundo ela, iniciativas que envolvem a campanha Outubro Rosa agem diretamente sobre a vida das mulheres, a realização de um evento pode impactar sobre incontáveis outras vidas, resultando numa cadeia de hábitos mais saudáveis e diminuindo significativamente o risco de muitas doenças graves, entre elas o câncer de mama, destaca a presidente da AAMA.
Danielle Meins, 46 anos, relata que em 2019 foi diagnosticada com câncer de mama e durante todo o ano e até a metade de 2020 passou por quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Ela conta que o marido, que corre desde 2016, sempre a convidava para aderir à atividade, mas ela nunca quis. “Tinha medo de não conseguir respirar direito ou não cumprir a meta de 5 km pelo menos, mas em 2022 depois de tudo o que passei e por incentivo constante do meu marido e amigos comecei a me exercitar e correr, tem sido meu remédio e estímulo a viver mais intensamente, descobri que o pós-câncer não me segura e não me limita. Quero poder ter uma vida e rotina que me permita ir e vir sem ficar presa no hospital e tratando algo”, revela.
Danielle conta que em 2023 participou da corrida de rua “Run the Pink” e foi tão emocionante, que este ano irá novamente. “Será minha segunda participação na prova, estou ansiosa e muito feliz em poder correr e ainda integrar uma mobilização em prol de uma causa que fez parte da minha história”, ressalta.
Run the Pink
Criada em 2019 com o slogan \"Quem ama cuida, quem corre ama\", a Run the Pink não é só sobre esporte, é um movimento, uma manifestação de vencedoras, de vida e vibração positiva. “A prova tem como objetivo trabalhar alguns dos principais temas em voga no universo feminino, e o propósito de criar um ambiente de acolhimento, troca e interação positiva entre as participantes, estimular a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde dentro de uma jornada de experiências em que as atletas se sintam confortáveis em ser elas mesmas”, descreve Thayse Luchetta, gerente comercial da Global Vita Sports, agência de marketing esportivo idealizadora do evento. “É um momento para celebrar a vida unidas pela causa”, enfatiza.
Para este ano são esperadas 2.500 participantes, que podem escolher entre três opções de modalidades - corridas de 5 km e 10 km e caminhada. Nesta edição haverá também uma corrida kids. As inscrições poderão ser feitas até 8 de outubro, terça-feira, ou até o término das vagas.
Quanto aos kits, a retirada será realizada na quinta-feira (10/10), das 12h às 19h, na sexta-feira (11/10), das 9h às 19h, na Volkswagen Grupo Barigui - Rua Belém, 1130, Cabral; e no sábado (12/10), das 9h às 17h na loja Run More - Rua Brigadeiro Franco, 747, Mercês.
Mais informações podem ser obtidas em runthepink.com.br ou no perfil @runthepink.
A Run the Pink apoia a Associação Amigas da Mama e conta com o apoio do MEX - grupo de mulheres executivas.
SERVIÇO
Run the Pink 2024
Quando: domingo, 13 de outubro
Horário de largada: 7h
Modalidades: 5 km, 10 km, caminhada e corrida kids
Local de largada e chegada: Praça Afonso Botelho - Rebouças - Curitiba I PR
Informações e inscrições: runthepink.com.br / @runthepink
Sobre a Global Vita Sports - Agência com foco na saúde e bem-estar, especializada em criar, planejar e produzir eventos esportivos, com o propósito de conectar marcas ao ecossistema do esporte. Há mais de 10 anos, a empresa fundada em Curitiba (PR), desenvolve eventos esportivos e soluções 360º que constroem relacionamento e impulsionam os objetivos de marketing em toda a jornada de uma experiência esportiva. Promove corridas com percursos que variam de 5 km a 42 km.
A empresa é responsável pela organização de provas como a Corrida do Porto de Paranaguá, que possui todo o percurso realizado dentro de um cais, Corrida da Mulher de Curitiba - em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Meia Maratona de Curitiba, 15k de Santa - realizada no bairro italiano que se destaca por ser um polo gastronômico na capital paranaense, Meia Maratona Unimed Ponta Grossa, realizada no Parque Vila Velha - o primeiro Parque Estadual criado no Paraná e uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil, Run the Pink - alusiva à campanha Outubro Rosa, Maratona de Curitiba e Disney Magic Run Curitiba 2024.