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ECONOMIA PRATEADA Pesquisa inédita evidencia influenciadores digitais do grupo LGBTQIA+ com mais de 45 anos
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| Conduzida pela agência Silver Makers, a pesquisa Diversidade Conectada 45+ mapeou 895 influenciadores digitais maduros, sendo 436 perfis com mais de 2 mil seguidores. Desses, 271 estão dentro dos critérios de diversidade, sendo que 44 são influenciadores do grupo LGBTQIA+. Essa geração de influenciadores maduros se mostra nas redes sociais com um ativismo sereno e sensível à interseccionalidade; militância do bem-viver; e quebra de estereótipos etários.


SÃO PAULO | Silver Makers, agência especializada em marketing de influenciadores maduros, concluiu uma pesquisa inédita que revela o perfil de quase 900 influenciadores prateados e traz análises detalhadas sobre os conteúdos produzidos por eles. Em um recorte que analisa aspectos de diversidade dentro de um universo de 271 influenciadores, foram identificados 44 perfis de LGBTQIA+. Desses, a interseccionalidade se apresenta em 37% (negros ou pardos) e 2% plus size.

O mapeamento mostrou que a maioria dos perfis LGBTQIA+ maduros é de Minas Gerais, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro. A região Sudeste lidera com 66% dos perfis; o Nordeste aparece com 23%, seguido pelo Centro-Oeste, Sul e Norte com 2% cada. Os dados mostram que os participantes LGBTQIA+ estão presentes em diversas plataformas digitais, cada uma com suas próprias características e públicos-alvo. Instagram e TikTok são as mais populares com 100% e 34%, respectivamente. Esses influenciadores usam essas plataformas para compartilhar suas experiências, promover causas LGBTQIA+ e construir comunidades engajadas. Facebook e YouTube aparecem empatadas com 25% e continuam relevantes.

A presença nessas plataformas sugere que a comunidade LGBTQIA+ valoriza a capacidade de alcançar diferentes públicos e utilizar várias formas de mídia para expressar suas identidades e narrativas. A escolha da plataforma pode refletir a natureza do conteúdo que eles produzem. Também estão presentes em outras plataformas como LinkedIn, Kwai e Pinterest.

A análise etária aponta que 75% têm entre 45 e 54 anos; 25%, entre 55 e 64 anos. Sobre os tópicos de discussão abordados pelos influenciadores, a pesquisa mostra que são variados e refletem uma ampla gama de interesses e preocupações. Tópicos como moda, comportamento, autoestima e cultura são frequentemente discutidos, mostrando que os influenciadores LGBTQIA+ estão envolvidos em conversas que vão além das questões de orientação sexual e identidade de gênero. Essa variedade de tópicos destaca a riqueza das experiências LGBTQIA+, proporcionando conteúdo que é relevante e envolvente para diferentes segmentos da comunidade.





Segundo Cléa Klouri, uma das coordenadoras da pesquisa Diversidade Conectada 45+, ao compartilharem suas jornadas pessoais, esses influenciadores inspiram outras pessoas a serem autênticas e a lutarem pelos seus direitos. “São perfis que desafiam estereótipos sobre envelhecimento e sexualidade, provando que a vida não se encerra aos 50 anos. Com humor, empatia e muita energia, eles conquistam seguidores de todas as idades e mostram que a vida pode ser vibrante e cheia de possibilidades em qualquer fase”, afirma a coordenadora da pesquisa.

Para as marcas, colaborações com influenciadores que abordam esses tópicos podem aumentar a relevância e o impacto das mensagens, promovendo um engajamento mais profundo e significativo. Além disso, apoiar conversas sobre temas importantes pode posicionar as marcas como aliados comprometidos com a causa LGBTQIA+, fortalecendo seu relacionamento com a comunidade.

Mercado de influenciadores prateados
Desde 2019, o Silver Makers pesquisa o mercado de influenciadores maduros no Brasil. Em 2020, a empresa lançou um mapeamento-base, levantando mais de 1.000 nomes de influenciadores 45+. No primeiro semestre de 2024, uma nova chamada aprofundou o conhecimento sobre esse público, partindo da premissa de investigar a diversidade dentro de uma profissão em franco crescimento, sobretudo entre os jovens. Dados da Nielsen (2022) apontam que o país tem mais influenciadores digitais do que médicos e dentistas, sendo o segundo do mundo com mais pessoas na atividade – o primeiro é os Estados Unidos. No Instagram, há 10,5 milhões de influenciadores, oito vezes o número de advogados e quase 20 vezes superior ao número de médicos.





SILVER MAKERS | Pioneiro no Brasil, o Silver Makers – agência especializada em Marketing de Influência produzido por criadores de conteúdo 45+ – foi fundado por Cléa Klouri, em 2019, e conta com os sócios Márcio Weiler, Mylla Vieira e Hilton Chamis. A startup usa inteligência de dados (produzidos pelo Data8) e conhecimento de mercado para gerar conexões verdadeiras e profundas de grandes marcas com o consumidor maduro. A empresa oferece uma solução completa de marketing de influência, envolvendo planejamento estratégico e conteúdo produzido por mais de 1.000 influenciadores digitais maduros em setores como moda, lifestyle, maturidade, universo feminino, finanças, comportamento, culinária, viagem, beleza, saúde e bem-estar. No DNA, o talento em aproximar as marcas do grupo de consumidores que mais cresce no país. De maneira genuína, a startup – que atende de pequenas empresas a multinacionais – realizou trabalhos importantes que aproximam as marcas do público maduro.





MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA SOBRE O MAPEAMENTO
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879





Editorias: Economia  Internet  Negócios  GLTB  Terceira idade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

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