Great Leader to Work analisa como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar

| Apenas 30% dos líderes empresariais estão preparados para exercer a função e somente 15% dos profissionais estão realmente engajados com o trabalho. Diante dessa constatação e com a expertise de mais de uma década como diretor de educação corporativa do Great Place to Work – conhecendo e investigando as Melhores Empresas para Trabalhar –, Cauê Oliveira decidiu escrever um livro sobre o que é ser um verdadeiro líder. Na obra Great Leader to Work, escrita em parceria com Gustavo Penna e lançada pela Primavera Editorial, o autor sistematizou o conhecimento e construiu o Leadership Map, uma metodologia para a construção
de relacionamentos de confiança no ambiente corporativo.

São Paulo, 2021 | “Não existem empresas incríveis com lideranças ruins; é preciso ser um great leader to work para criar um great place to work”, afirma Cauê Oliveira, autor do livro Great Leader to Work, lançado pela Primavera Editorial. Escrita em parceria com Gustavo Penna, a obra defende que as organizações mais longevas, sustentáveis e rentáveis são aquelas que investem na liderança e buscam, constantemente, adaptar-se às novas relações de trabalho. Nesse contexto, não há mais espaço para líderes cuja gestão é pautada no comando e controle, que ignoram a diversidade ou que não abrem espaço para a escuta ativa e genuína de seus times. A mensagem dos autores é clara: “líderes que valorizam as castas hierárquicas e vivem em seus casulos de poder não têm chances de sobrevivência no mundo de hoje”.
Repleto de cases reais e estruturado nos capítulos Comunicar, Inspirar, Escutar, Cuidar, Desenvolver, Agradecer, Contratar, Compartilhar e Celebrar, o Great Leader to Work traz uma sistematização do conhecimento, formatada com o Leadership Map – um guia para potencializar a liderança. Na prática, condensa uma metodologia inovadora para a construção de relacionamentos de confiança no ambiente corporativo. “Existe uma miopia geral sobre como as pessoas enxergam a própria companhia. E, se as empresas estão falhando até em explicar o motivo do trabalho da equipe, imagina quando entramos nos detalhes? Não é de se admirar que a Planview tenha descoberto que 44% do tempo das pessoas é desperdiçado fazendo trabalho duplicado. Saber comunicar, no fundo, é a habilidade mínima. É a linha fina que divide líderes de não líderes”, afirma Oliveira.

Gustavo Penna acrescenta que todo mundo quer encontrar um sentido no trabalho. “E sentido vem da palavra sentir. Uma coisa é entender, outra é sentir. Saber que preciso apertar um parafuso é diferente de querer apertá-lo. O nível de atenção, dedicação e cuidado tende a ser muito maior”, afirma.

Para Ruy Shiozawa – CEO do Great Place to Work Brasil, que assina o prefácio do livro –, reconhecer o palco de cada um na equipe é um dos papéis mais importantes da vida de um líder. “Mais do que desempenhar inúmeras funções e atitudes, o líder precisa desenvolver vários olhares. E um deles é aquele que enxerga onde cada um do time brilha mais. O livro de Cauê e Gustavo propõe uma reflexão sobre o papel do líder na construção de relações de confiança, algo extremamente relevante se pensarmos que 70% deles não estão preparados para a função”, afirma Shiozawa, acrescentando que a obra é resultado de uma década de pesquisas e análises de diferentes organizações.

FICHA TÉCNICA

Título: Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar
Autores: Cauê Oliveira e Gustavo Penna
Categoria: Negócios
Páginas: 340
ISBN: 978-65-86119-68-8
Preço sugerido: R$ 49,90

AUTORES

_Cauê Oliveira se tornou sócio-diretor da Youleader Brasil em 2021, após uma carreira de dez anos no Great Place to Work. Embaixador do Giftwork, já compartilhou conhecimento sobre liderança e gestão de clima organizacional com mais de 200 empresas, acumulando mais de 7.000 horas de sala de aula. É responsável pelo desenvolvimento de treinamentos para liderança, como: “Atingindo os
objetivos organizacionais”, “Conquistando o melhor das pessoas” e “Cultivando o espírito de equipe”. Seu TEDx “Como criar a melhor empresa para trabalhar”, realizado em 2018, levou uma mensagem inspiradora para aproximadamente 400 mil pessoas. Pós-graduado em Gestão de Pessoas com Ênfase em Liderança Organizacional pela FGV, desenvolveu sua habilidade de oratória no curso de teatro da escola 4 ACT. Hoje, mora na cidade de São Paulo, com seu companheiro, Everton, e Chokitto, seu filho de quatro patas.

_Gustavo Penna começou a carreira de escritor aos doze anos. Vendia redações escolares para os colegas de sala para comprar salgadinhos na cantina. Atuou como repórter freelancer da Folha de S.Paulo e como roteirista da empresa Soap – State of the Art Presentations –, escrevendo para empresas como HBO, Nespresso, Porsche e Google, e personalidades como Otávio Mesquita, Adriane Galisteu, Roberto Justus, Tiago Abravanel e Luciano Huck. É autor da biografia oficial de Magno Alves, um dos maiores artilheiros da história do futebol, e do livro Os Sete da Independência, vencedor do Prêmio Literário 200 anos de Independência (2019), realizado pelo Ministério da Cultura. Ministrou aulas de roteiro em companhias como Itaú, Renault, Avon, Johnson & Johnson, Senac e FGV e foi um dos pré-selecionados pela ABC Discovers – Talent Show – case, concurso internacional de roteiros da Walt Disney Television. Desde a sétima série, não vende mais redações para colegas de sala.

TRECHOS DO LIVRO

Página 101
“[...] Inspirar as pessoas não significa apenas olhar para a Missão. Também significa olhar para os Valores. Que, diga-se de passagem, deveriam ser bem mais próximos, presentes na rotina.
Sim! A pessoa não precisa ser inspirada ‘apenas’ pela diferença que seu trabalho faz no mundo, mas também pela forma como ele é feito.”

Página 120
“[...] Quando realizamos uma pesquisa de clima, é claro que estamos ouvindo as pessoas. Muito obrigado, RH! Mas não dá para ficar só nisso. Escutar precisa ser uma prática presente no dia a dia do líder.

Poucas coisas impulsionam mais a confiança do que ter alguém que leve a sério o que você fala. Afinal, nos dois exemplos, foi necessário ter um gerente comprando a briga e fazendo um super PowerPoint para defender café frio e papel higiênico prensado.”

Página 132
“[...] Se você só escuta gente que pensa igual a você, nunca estará́ dando voz para o outro. O manterrupting existe justamente por causa disso. Em um universo corporativo tão masculinizado, as mulheres muitas vezes não conseguem sequer terminar a frase.

Não é achismo, ok? É uma pesquisa realizada pela Universidade George Washington. Eles descobriram que os homens interrompem as mulheres 33% a mais do que quando conversam com alguém do mesmo gênero.

A situação é tão grave que Gal Barradas, sócio-fundadora da BETC, criou um aplicativo só para registrar quando essas interrupções acontecem! Como ela mesma explica:

– O sistema consegue identificar porque existe uma diferença morfológica entre as cordas vocais dos homens e das mulheres. Então o Anderson Silva pode conversar com a Ana Carolina que funciona do mesmo jeito!

Com a tecnologia, descobriram que 75% das reuniões são dominadas por vozes masculinas.

Novos, velhos, homens, mulheres, héteros, gays, católicos, evangélicos, muçulmanos, ateus, brancos, negros, altos, baixos, ágeis, lentos, parecidos com você, ou não.
Liderar é escutar a voz de cada um. Liderar é ver o potencial de cada um. Mesmo quando a própria pessoa não vê.”

SOBRE A EDITORA
A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. http://www.primaveraeditorial.com

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação