E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dia Internacional do Chá: consumo cresce no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dia Internacional do Chá: consumo cresce no Brasil
...

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Globalmente, são consumidas mais de 3 milhões de toneladas por ano, com a China e a Índia liderando sua produção e consumo. No Brasil, o chá não é tão popular quanto o café, mas seu consumo vem crescendo, especialmente as versões prontas e os chás de ervas, como camomila e hortelã. O país também é um grande produtor de mate (chimarrão), considerado um tipo de chá tradicional.

Com tamanha importância em diversas culturas e tradições, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2019 o Dia Internacional do Chá. Celebrado em 21 de maio, a data tem como objetivo destacar a importância econômica e cultural dessa bebida, além de promover condições justas para os produtores. A data foi escolhida em homenagem aos países produtores, como Índia, China, Sri Lanka e Quênia, onde o chá é vital para a economia.

No mundo, os chás mais comuns são o chá verde (originário da China, rico em antioxidantes), o chá preto (popular no Ocidente) e os chás de camomila (calmante e digestivo) e hortelã (refrescante e digestivo). A bebida compõe tradições que compõem culturas de vários países. Na Inglaterra, o chá da tarde é uma tradição que surgiu no século XIX e se mantém viva. No Japão, a cerimônia do chá é uma prática espiritual e artística, enquanto na Argentina e Uruguai, o mate é compartilhado em rodas de conversa, assim como no Rio Grande do Sul, onde o chimarrão é símbolo da cultura gaúcha e consumido em larga escala.

Benefícios à saúde

O consumo de chás no Brasil é bastante associado a fins medicinais e relaxantes, além de ser uma alternativa saudável a bebidas industrializadas. Nos últimos anos, esse hábito ganhou ainda mais força com a expansão do mercado de bem-estar no país, que tem impulsionado a busca por produtos naturais, funcionais e que promovem qualidade de vida. Dados da Euromonitor apontam que o setor de saúde e bem-estar no Brasil cresceu cerca de 9% ao ano na última década, e os chás têm ocupado lugar de destaque nas prateleiras, tanto em supermercados quanto em farmácias e lojas especializadas.

Por sua vez, o chá de Hortelã melhora a digestão, combate gases e náuseas, além de aliviar sintomas de gripes e resfriados. Já o chá de Erva-Doce reduz cólicas intestinais e menstruais, ajuda a aliviar tosse e congestão nasal.

O chá de Boldo é um dos mais lembrados por seus efeitos na saúde, considerado um protetor hepático que auxilia na digestão de gorduras e desintoxicação do fígado. Também tem o poder de aliviar náuseas e desconfortos após excessos alimentares ou alcoólicos. Vale lembrar que, embora os chás sejam benéficos, eles não substituem tratamentos médicos.

Coordenadora do curso de Farmácia na Estácio Goiás, Nathania Santiago complementa que é importante que se procure um profissional habilitado para fazer orientação, principalmente sobre as quantidades e como o chá deve ser utilizado. “Os chás possuem propriedades medicinais e terapêuticas, e o farmacêutico clínico tem essa expertise para fazer essas orientações”, explica.

Nathania orienta ainda que, mesmo sendo natural, os chás podem ter efeitos adversos. Alguns deles, como o boldo e o hibisco, por exemplo, devem ser evitados por gestantes ou pessoas com condições específicas. “Então é muito importante ter um profissional habilitado para fazer essas orientações para as quantidades específicas e a posologia correta, visando evitar esses possíveis efeitos adversos”, finaliza.

Feira dos chás

O Centro Universitário Estácio de Goiás realiza nesta quinta-feira (22), às 19h, a Feira dos Chás Medicinais. O evento é organizado pelos alunos de Farmácia para promover o conhecimento e o uso consciente das plantas medicinais. Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de experimentar diversos chás preparados com ervas selecionadas e conhecer as propriedades terapêuticas de cada uma.

Além da degustação, os participantes vão contar com orientações sobre os benefícios, indicações e cuidados no uso dos chás, explorando os segredos que a natureza oferece para o bem-estar e a saúde. A feira é uma chance de descobrir novas formas de cuidar do seu corpo e mente através da sabedoria natural repleta de aromas, sabores e saberes.

Feira dos Chás Medicinais Data: Quinta-feira (22) Horário: às 19h Local: Centro Universitário Estácio de Goiás (Shopping Estação Goiânia) Entrada franca.

Editorias: Alimentos  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 20/05/25
Fonte do release
Empresa: Interativa Comunicação  
Contato: Thiago Alonso  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.