E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dupla de psicanalistas lança livro como antídoto para ansiedade da era digital
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
 Dupla de psicanalistas lança livro como antídoto para ansiedade da era digital
...

Duas psicanalistas, Luciene Godoy e Valéria Belém, resolveram se unir para promover reflexões sobre o cotidiano, com um olhar sensível e poético. O resultado desse trabalho a “quatro mãos” foi um livro de crônicas do cotidiano: “A felicidade não é para covardes”. Trata-se, segundo definem as autoras, de um convite à reflexão e ao prazer da leitura como um antídoto para a ansiedade da era digital. A obra – a primeira da dupla - será lançada no próximo dia 28/05 (quarta-feira), na Livraria da Vila, do Shopping Flamboyant, das 18h às 21h.

O livro, que já se encontra em pré-venda pela Amazon, nos formatos eBook Kindle e impresso, está sendo publicado pelo selo da Editora Nacional, do Grupo Ibep, de São Paulo. As autoras analisam um cenário onde o século 21 apresenta avanços inéditos, mas também desafia a busca por sentido e equilíbrio em um mundo em constante transformação. Com isso, a sociedade patriarcal de milênios dá lugar a novas formas de convivência, as estruturas rígidas se dissolvem em redes dinâmicas, e no meio desse turbilhão, é preciso encontrar uma forma de viver sem se deixar engolir pelo excesso e pela pressa.

Valéria se coloca muito à vontade para tratar desses temas porque, como ela própria se define: “Sou uma mulher que lida com as palavras. Quer seja ao escutá-las, como psicanalista; quer seja ao escrevê-las, como escritora.” As publicações não são novidade em sua vida. “Publico livros para crianças” – informa –“há quase três décadas.” Ela também comenta o trabalho em parceria: “O percurso da psicanálise não é feito na solidão. De mãos dadas com Luciene Godoy, com quem compartilho uma visão de mundo, vou ao encontro do leitor que poderá nos dizer da sua vida e de como deseja vivê-la daqui para a frente.”

Para explicar o processo de feitura do livro as autoras se utilizam de uma metáfora. “Trazemos uma janela - em formato de livro - que olha para dentro de cada um, em crônicas da vida cotidiana; e que também oferece possibilidades de mudar esse lugar de olhar para fora, para o mundo.” A obra, sob esse prisma, pode ser definida como uma junção da escrita e do saber psicanalítico - que jamais para de ser construído -, à escolha de levar ao maior número de pessoas tudo isso que pode abrir caminhos e tocar vidas.

E quanto ao título provocativo? É Luciene quem explica: “Desenvolvemos a ideia de que a felicidade está com você, no seu corpo, na sua vida, nas suas coisas e a gente não acessa”. Com base nisso, observa a autora, “fazemos um convite para que as pessoas se joguem e não tenham receio de pular de paraquedas para conquistar a felicidade que a humanidade construiu ao longo do tempo.” E ela reforça o convite: “Venha voar porque a gaiola foi aberta. Temos uma oportunidade única na história de humanidade de ser feliz.”


Sobre as autoras

Luciene Godoy é psicanalista especialista em clínica para o século 21. Escreve sobre relações humanas – livros, artigos para jornal e trabalhos científicos. Conduz pesquisas sobre amor, paixão, felicidade e angústia. Fundou o Instituto Bebê Canguru, que pesquisa e divulga a exterogestação – uma proposta de receber o bebê após a perda do útero materno em um útero-externo, a bolsa canguru. É membra efetiva da instituição internacional La Cause des Bébés. Graduada em Pedagogia, é pós-graduada em língua e literatura inglesa/americana, metodologia de ensino, estimulação precoce, périnatologie e clínica psicanalítica.

Valéria Belém é psicanalista, escritora e jornalista. Formação em psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP) e pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana (Ipla/SP). É especialista em Psicanálise da clínica aos espaços institucionais pelo Ipog (GO). Membra do Instituto Bebê Canguru e da associação francesa transdisciplinar La Cause des Bébés. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás, é Diplomada Jornalista Amigo da Criança pela Andi. Autora de 34 livros infantis, entre eles “O Cabelo de Lelê” e “Feita de Pano”, escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE); e “Um Mundo Dentro de Mim” e “A Vaca Avacalhada”, escolhidos pelo MEC para participar do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD Literário).

Serviço:

Lançamento do livro: “A felicidade não é para covardes”

Autoras: Luciene Godoy e Valéria Belém

Dia 28 de Maio (Quarta-Feira) – das 18h às 21h

Local: Livraria da Vila (1º. Piso) – Flamboyant Shopping Center

Editora: Companhia Editora Nacional

Gênero: Crônicas

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 16/05/25
Fonte do release
Empresa: Interativa Comunicação  
Contato: Thiago Alonso  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.