 |
... |
O Centro Universitário Estácio de Goiás abre para a população a Semana Nacional dos Cursos, até o dia 16 de maio, no Shopping Estação Goiânia, sede da universidade. A programação conta com uma maratona de atividades voltadas para temas como direitos humanos, sustentabilidade, psicologia, nutrição, medicina veterinária, gestão de recursos humanos, arquitetura e urbanismo, educação física, fisioterapia, engenharia civil, artes, design, moda, direito, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente logo antes de cada atividade, porém, as oficinas estão sujeitas à lotação.
Destaque especial para a economia criativa, que será abordada com ênfase na intersecção entre criatividade, técnica e mercado. A proposta é discutir como ideias inovadoras podem se transformar em produtos, serviços e experiências com valor econômico e cultural, fomentando novos modelos de negócio e ampliando oportunidades profissionais. Como parte da programação, no dia 14, será realizada a oficina de captação de vídeo, ministrada por Dheniffer Wagata, da produtora Imageria Criativa, às 19 horas, na sala 89.
No dia 16, a palestra “Seja o profissional do futuro” se volta para os rumos e percepções sobre as novas competências que o mercado busca em áreas de grande potencial. Com os professores Edinaldo e Isabelle, a palestra está marcada para as 19 horas, na sala 89. Com foco no design digital sustentável, a professora Isabelle adianta aspectos da palestra, a exemplo de como designers têm papel ativo na forma como a informação é processada e consumida, além de práticas de design digital sustentável. “Por que falar sobre sustentabilidade no design digital? A internet parece 'limpa', mas não é; toda ação digital consome energia, seja por uploads, visualizações ou servidores”, informa.
Empregabilidade
A busca por um espaço no mercado de trabalho é constante, mas não precisa ser desumanizada. Pensando nisso, a palestra "Direitos Humanos e Empregabilidade: Construindo lugares melhores para todos" traz a parceria com o Instituto Curaa para discutir como a garantia dos direitos fundamentais pode impulsionar a inclusão profissional e criar oportunidades equitativas no mercado de trabalho.
Temas como conciliar produtividade e respeito aos direitos humanos no trabalho, o papel de cada um na criação de ambientes mais justos e inclusivos; e casos reais e estratégias para transformar teoria em prática estarão no centro do debate que movimenta as relações de trabalho no Brasil. Outros tópicos envolvem estratégias para superar barreiras enfrentadas por grupos em situação de vulnerabilidade e o papel de empresas e instituições na promoção de ambientes mais justos. A palestra ocorre às 9 horas de quinta-feira, 15 de maio, no auditório da Estácio.