Os desafios dos jovens em busca do seu primeiro emprego
Divulgação

Em 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalho, mas, atualmente o país enfrenta uma grande taxa de desemprego e os jovens são os mais afetados. Mesmo buscando uma vaga no mercado, eles encontram obstáculos por conta da falta de experiência, oportunidades e confiança das empresas. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o nível de desemprego entre trabalhadores de 18 e 24 anos era mais que o dobro da taxa da população em geral, que ficou em 12,4% no segundo trimestre - entre os jovens, esse percentual salta para 26,6%.

Na contramão dessa realidade, o McDonald´s é um dos principais geradores do primeiro emprego no país e estima gerar cerca de 18 mil vagas só este ano, 20% a mais do que no ano passado - em 2018, a marca deu a 15 mil candidatos a oportunidade de ingressar em um trabalho formal. Este número significa a inserção de quase 1.250 pessoas por mês e uma média de 40 novas oportunidades por dia.

Atendente de Restaurante do McDonald’s do Passeio das Águas Shopping, Salviano de Oliveira tem 20 anos, trabalha na rede há quase três e viu na empresa uma chance para embarcar nos desafios do primeiro emprego. “O McDonald’s proporciona um crescimento profissional e pessoal. Com quase três anos trabalhando aqui, vejo o quanto amadureci. Não é fácil sair do ensino médio e logo conseguir uma vaga de trabalho, ainda mais sem experiência. Aqui encontrei oportunidade, diante de muitas portas fechadas que tive antes”, revela.

A companhia permite que eles aprendam normas e metodologias de trabalho em equipe, em uma operação altamente exigente, e adquiram conhecimento relevante para um maior desenvolvimento profissional. “Para o futuro, quero cada vez mais aproveitar as oportunidades e benefícios que tenho dentro do restaurante. Vejo que posso ampliar meus conhecimentos e, quem sabe, alcançar novos cargos aqui dentro”, comenta o jovem.

No Brasil, a empresa investe R$ 40 milhões em treinamento e capacitação pessoal e foi eleita pela 20ª vez pelo Instituto GreatPlacetoWork® como uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina. O foco da corporação é qualificar essa juventude e mostrar que a experiência dentro da entidade pode contribuir com sua carreira. “Aqui somos sempre incentivados a querer mais, buscar novos horizontes, e a cada dia descobrimos algo novo. É realmente uma escola, que nos surpreende com a forma de ensinar, acolhendo aqueles que por muitas vezes não tiveram oportunidades”, finaliza Salviano.

Editorias: Economia
Empresa: Ana Caroline Feitosa de Assis