Mulheres estão cada vez mais presentes no mundo do empreendedorismo

A presença feminina no mercado vem assumindo novas posições ao longo dos últimos anos. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupam 37% dos cargos de chefia. Ainda estamos longe de uma igualdade real, em que os postos mais elevados são ocupados igualmente por homens e mulheres. Entretanto, o número representa um grande passo em relação ao que se observava aos tempos passados é uma conquista que não pode ser deixada de lado quando se fala em empoderamento feminino.

No ano passado, uma das maiores conquistas ficou por conta do empreendedorismo, já que a quantidade de mulheres envolvidas em negócios com até três anos e meio de atuação no mercado aumentou com uma taxa de 15,4%, enquanto o segmento masculino somou 12,6% de participação. Os dados são do estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016, feito nacionalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

\"Ainda enfrentamos muitos desafios, mas acreditar que tudo é possível é o primeiro passo para tudo na vida. O medo às vezes faz parte do nosso dia a dia, mas ele precisa nos impulsionar, fazendo assumir os riscos de quem quer empreender no nosso país, ainda mais sendo mulher”, relata Renata Rodrigues, diretora do Hotel Real Executive.

Editorias: Economia  Feminina
Empresa: Ana Caroline Feitosa de Assis