E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Carrocerias - modelos e sua importância no mercado!
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Carrocerias - modelos e sua importância no mercado!
...

Você sabe ou conhece os principais tipos de carrocerias? Pode parecer uma pergunta simples, mas, acredite, há diversos modelos no mercado. E para não errar na escolha e investir naquele que melhor atenda suas necessidades, é fundamental conhecer bem cada modelo.

É necessário que você compreenda que os produtos transportados definem os tipos de carrocerias que serão utilizadas. Explicando melhor: existem produtos, como os perecíveis e as cargas frágeis, que demandam certos cuidados durante a etapa de transporte, e o uso de um veículo adaptado faz toda a diferença. Daí a necessidade de conhecer bem os modelos disponíveis e adequar o veículo para garantir a eficiência do processo.

Afinal, muitos empresários e gestores da área de transportes acreditam que detêm esse conhecimento. No entanto, como há muitas opções, é sempre possível que alguma passe despercebida.

Para que você amplie seus conhecimentos e esteja sempre pronto para desempenhar um serviço de excelência, confira agora os principais modelos e suas principais características:

• Carrocerias abertas

O primeiro grupo a ser apresentado é o das carrocerias abertas. Nesse modelo, como o próprio nome sugere, o compartimento externo não é coberto, já que os produtos transportados não exigem uma proteção especial. Confira as opções disponíveis nessa classificação:


Caçamba

A caçamba é um modelo de carroceria muito utilizado na construção civil. Ela é indicada para o transporte de entulho e terra, sendo composta por um compartimento profundo e com laterais elevadas, para que o material não caia durante a movimentação.


Grade baixa

A grade baixa, também conhecida como “carga seca”, é indicada para o transporte de cargas secas, como mercadorias encaixotadas, latas, tambores e barras de aço. Esse modelo tem laterais baixas, o que facilita a carga e a descarga.


Graneleira

A graneleira também é conhecida como “grade alta” e tem característica inversa em relação à anterior. Ela pode ser utilizada para o transporte de grãos, como milho e soja, além de fertilizantes e adubos. Suas grades mais altas facilitam a acomodação dos itens e garantem um transporte seguro e eficiente.


Prancha

A prancha é um modelo que serve para o transporte de cargas de grande volume e indivisíveis. O compartimento de carga é extenso e livre, o que facilita a acomodação de máquinas pesadas como tratores e máquinas agrícolas, por exemplo.


Plataforma

A plataforma, também conhecida como “reboque ou guincho”, é uma espécie utilizada para socorro e/ou transporte de veículos. Esse é um modelo bem conhecido nas estradas e, claro, por proprietários de automóveis.


• Carrocerias fechadas

O segundo grupo que você precisa conhecer é o das carrocerias fechadas. Os modelos que serão apresentados garantem uma proteção extra à carga e, por isso, são indicados para materiais que necessitam de um ambiente fechado, seco e seguro.


Baú

A carroceria baú é muito conhecida por quem atua no setor de transportes. O compartimento externo é todo fechado, por isso, ela é indicada para o transporte de caixas, embalagens, eletrônicos, paletes, fardos e diversas cargas secas que precisam ser protegidas do sol e calor do ambiente.


Baú frigorífico

O baú frigorífico é um modelo de carroceria fechada e refrigerada, isto é, ele conta com um sistema que mantém a temperatura interna controlada. Por esse motivo, é a opção ideal para o transporte de produtos congelados (pode chegar até -20° C) e alimentos perecíveis, laticínios e medicamentos (transportados entre 0° e -10° C).


Sider

A carroceria sider é um modelo de baú lonado. A carga e a descarga dos produtos são feita pela lateral do veículo, o que o torna útil no transporte de cargas de grande volume e, também, quando o cliente não tem docas e precisa descarregar com rapidez. Sua principal aplicação é no deslocamento de cargas paletizadas, como autopeças, alimentos e produtos de limpeza.


• Carrocerias especiais

O terceiro grupo é o das carrocerias especiais. O nome já indica que elas são úteis para o transporte de mercadorias que exigem alguns cuidados especiais, principalmente em razão de sua composição ou condições de armazenamento.


Basculante

Esse é o modelo ideal para o transporte de areia, brita e outros produtos a granel. Sua principal característica é que a descarga é feita por escoamento livre, por meio do basculamento do compartimento de carga em até 46 graus.


Canavieira

A carroceria canavieira foi desenvolvida para transportar cana-de-açúcar. O compartimento de carga é fechado nas laterais e aberto por cima, o que simplifica o carregamento e descarregamento do produto e mantém a carga segura durante o trajeto.


Florestal

A carroceria florestal tem características que simplificam o transporte da madeira. Ela é fechada atrás e na frente e apresenta braços ao longo da lateral, para facilitar a amarração da carga.


Munck

A carroceria munck é indicada para o transporte e elevação de peças e equipamentos de grande porte. Devido às suas características, é amplamente utilizada no deslocamento de máquinas que precisam ser suspensas, já que tem um guincho acoplado.


Boiadeira

A carroceria boiadeira é aquela utilizada para o transporte de animais vivos, como vacas e cavalos. Ela é fechada, porém, apresenta algumas entradas para ventilação, com o intuito de assegurar as melhores condições de transporte para esses seres vivos.


Tanque

A carroceria tanque é ideal para o deslocamento de gasolina e álcool, pois tem um compartimento preparado para receber produtos inflamáveis, garantindo segurança e qualidade ao longo do transporte.


Container

O modelo conhecido como container é indicado para o transporte de alimentos e produtos perecíveis, pois conta com um sistema de controle de temperatura interna que pode ser pré-programado.

Agora que você entendeu sobre os tipos de carrocerias e já detém todo o conhecimento necessário, basta analisar a situação e fazer as escolhas certas. Além disso, no Mundo do Caminhão você encontra várias peças e acessórios para carrocerias, bem como, peças para o Caminhão em geral.



~~ SOBRE O MUNDO DO CAMINHÃO ~~

Mundo do Caminhão é uma loja a serviço de quem está na estrada. Buscamos entender as necessidades do amigo estradeiro, trazendo conforto à sua rotina e performance ao seu caminhão!

Contamos com uma equipe dedicada a melhorar sua experiência de compra, do acesso à loja até a entrega do pedido.

Tudo feito de forma simples, transparente e segura.

Gostou? Quer saber mais? Acesse: http://www.mundodocaminhao.com.br/carroceria-e-amarracao

Editorias: Automóveis e Automotores  Internet  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.