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O uso efetivo de Influenciadores digitais para alavancar suas vendas
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O uso efetivo de Influenciadores digitais para alavancar suas vendas
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A internet trouxe várias novidades, uma delas é a forma como as empresas fazem a publicidade das suas marcas. Atualmente, o uso de influenciadores para alavancar vendas é uma excelente ferramenta para divulgar os produtos na internet.

Os influenciadores digitais são os perfis das redes sociais que têm a capacidade de interferir no processo de tomada de decisão dos seus seguidores. Dessa forma, eles conseguem ditar tendências e os padrões de consumo.

Para se ter uma ideia, em 2019, o Ibope lançou a pesquisa “O Brasil e os influenciadores digitais”. Ela mostrou que mais da metade dos internautas segue algum influencer em suas redes sociais.

O estudo também mostrou que cerca de 50% das pessoas conectadas já compraram produtos e serviços que foram indicados por influenciadores. Outro dado importante, é que mais de 30% dos usuários de redes sociais consideram a opinião dos influenciadores na hora de escolher algum lugar para visitar.

Nesse texto mostraremos o uso efetivo de influenciadores para alavancar vendas. Entretanto, primeiro é necessário entender melhor como funciona o marketing de influência.


*O que é o marketing de influência?*

Os influenciadores digitais são parte importante das estratégias do marketing de influência. Sendo que, o marketing de influência é a técnica cujo objetivo é gerar valor para os produtos a partir das postagens de produtores de conteúdo que são considerados autoridades.

Os produtores de conteúdos online foram alçados a uma importante posição no que se refere à tomada de decisões. Hoje, os influenciadores são a segunda fonte de opinião consultada pelas pessoas na hora de embasar suas escolhas – só perdendo para familiares e amigas.

Os influenciadores digitais permitem a criação de uma estratégia publicitária mais direta e humanizada. Isso acontece porque os criadores de conteúdo têm uma relação mais próxima com seus seguidores. Muito disso se deve ao engajamento do público com essas figuras.

Nesse cenário, os influencers emprestam sua autoridade para os produtos. Ao mesmo tempo, eles entregam uma prova social, mostrando como os artigos são usados. Essas mostras de utilização são um excelente gatilho mental para os consumidores.

Além disso, essas parcerias na criação de conteúdos também levam a um aumento no número de visitantes no site, redes sociais e loja virtual da marca. A atividade dos influencers leva a maior retenção de clientes.

Consequentemente, usar influenciadores para alavancar vendas entrega ótimos resultados quando a parceria é bem feita.

Os influenciadores digitais produzem conteúdo dos mais variados tipos. Sendo que esse material é postado em diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e Tik Tok.

Lembrando que, os influenciadores digitais não atuam em apenas uma rede social. É comum que eles tenham perfis em diferentes redes. Dessa forma, para que o marketing de influência funcione corretamente, é preciso avaliar as melhores formas de parcerias.


*Diferentes categorias de influenciadores digitais*

Os influenciadores digitais podem ser divididos em diferentes categorias de acordo com suas características, geralmente, o número de seguidores e o engajamento do seu público.

As três principais categorias de influenciadores são:

– Top Celebs: são aqueles produtores de conteúdo que falam sobre temas mais genéricos e conseguem juntar milhões de seguidores. As parcerias desses influencers são feitas com marcas mais conhecidas e com um orçamento maior. Entretanto, o engajamento obtido é menor.

Essa estratégia é utilizada, principalmente, pelos produtos que desejem trabalhar um melhor reconhecimento de marca por parte do público.

– Fit Celebs: são os influenciadores com um grande número de seguidores e que falam para determinado nicho. Por abordarem assuntos específicos, esses produtores de conteúdos geram mais engajamento do que a categoria Top Celebs.

Essas parcerias têm um custo maior para as marcas, entretanto impactam positivamente na venda de produtos e serviços.

– Microinfluenciadores: são os influenciadores que possuem um número reduzido de seguidores (entre mil e 10 mil seguidores). Em um primeiro momento, eles podem parecer irrelevantes. Entretanto, estudos já mostraram que os níveis de engajamento diminuem à medida que o número de seguidores aumenta.

Dessa forma, esse tipo de influencer é uma excelente opção para as marcas pequenas que não possuem um grande orçamento para investir em parcerias para a criação de conteúdo.

Assim, usando microinfluenciadores é possível conseguir mais engajamento com um orçamento reduzido.


*Modelos de parcerias com influenciadores digitais*

Alguns modelos de parcerias entre marcas e influenciadores digitais são mais aplicados e, por isso, mais conhecidos e aceitos pelo público.

Aqui, vamos destacar os publipost, recebidos, cupom de desconto e as campanhas.

– Publipost: é um post feito nas redes sociais do influenciador que é pago pela marca e é identificado como uma forma de publicidade. Esse tipo de parceria pode ser contratado diretamente com o influenciador ou através de agências especializadas.

– Recebidos: nesse tipo de parceria as marcas enviam amostras de seus produtos para os influencers. Ela é a forma mais comum de se fazer parcerias.

Em troca do produto, o produtor de conteúdo mostra ele nas suas redes sociais com sua opinião sobre o item. É comum que os influenciadores digitais criem post exclusivamente para mostrar os “recebidos”.

– Cupom de desconto: é geralmente utilizado como complementação dos outros modelos de parceria. Nesse caso, a marca cria um cupom de desconto exclusivo para determinado influencer.

Ele divulga esse código nas suas redes sociais e os clientes podem utilizar o cupom para conseguir um maior desconto na hora de fechar o pedido.

Essa também é uma excelente maneira de mostrar o engajamento alcançado pela parceria.

– Campanhas: esse modelo de parceria exige um envolvimento maior do influenciador. Seja no número de postagens ou nas narrativas criadas para a publicação das marcas.

Nesse caso, as empresas e influencers precisam criar um conteúdo mais criativo, diferente e inovador em relação ao que já é produzido no mercado. Quanto maior a criatividade, mais fácil de conquistar a atenção do cliente e aumentar o engajamento dos seguidores.

Nas parcerias, é comum oferecer um determinado percentual do valor das vendas como forma de pagamento para os influencers. Além disso, é interessante ouvir a opinião do criador de conteúdo para criar as melhores estratégias.

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Editorias: Internet  Mídia  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

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