Como escolher o melhor ERP para o sua loja virtual e como integrá-lo a sua plataforma?
...

Para quem trabalha com ferramentas digitais, seja por meio de uma pequena loja virtual ou até mesmo por um e-commerce ainda maior, certamente já deve ter ouvido falar de um ERP.

Sendo considerada uma ferramenta de suma importância para otimizar os processos relacionados ao seu negócio digital, o ERP oferece excelentes benefícios para a sua marca.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o conceito de ERP e por que seu e-commerce deve adquiri-lo hoje mesmo.

Afinal, o que é um ERP?

A princípio, o termo ERP (sigla para Enter Resource Planning, ou Sistema de Gestão em tradução livre para o português) nada mais é do que um tipo de software que visa auxiliar os profissionais de uma determinada empresa a fazer o registro e a consequente gestão de informações específicas do negócio. Como se sabe, esses dados podem estar relacionados a diversas áreas, como logística, financeira, RH, e entre outros relacionados.

Até o momento, talvez você esteja se perguntando se uma simples planilha no Excel não poderia substituir uma ERP. O que devemos considerar nessa questão, é que à medida que um negócio começa a crescer — seja no meio físico ou digital — aos poucos, ele vai se tornando cada vez mais complexo de administrar.

Sendo assim, manter todos os dados e informações atualizadas e sujeitar-se a diferentes métodos para empregar ações no que deve ser melhorado, pode gerar trabalho. Até mesmo as pequenas empresas que estão começando no mercado podem fazer confusões com os dados que elas possuem a primeiro momento.

Nesse quesito, uma ERP pode ser utilizada para conduzir o negócio da melhor forma, principalmente no que diz respeito à necessidade de tornar a gestão mais funcional e, principalmente, segura.

Quais são as principais vantagens do uso do ERP para o E-commerce?

Agora que você já sabe o conceito e a importância dos ERPs para a sua loja virtual, confira abaixo seus principais benefícios e vantagens:

1. Gestão financeira mais enxuta

Com apoio do ERP, será possível fazer o registro de todas as informações financeiras do seu e-commerce, por exemplo. Dessa forma, você consegue controlar todas as contas, além de controlar o que vai receber. Em outras palavras, você consegue gerir o seu fluxo de caixa da forma mais simplificada possível, bastando apenas registrar todos os valores e cálculos nesse software.

2. Controle de estoque

Além de tudo, a ERP também funciona como uma excelente ferramenta para realizar o controle de estocagem de produtos, especialmente no e-commerce. Ao integrá-lo em sua plataforma, você consegue registrar as entradas e saídas de mercadorias, e além disso conseguirá identificar a quantidade de compras que deverão ser feitas em um futuro próximo, com seus fornecedores.

3. Facilidade para emitir notas fiscais

Não menos importante do que obter um ERP para organizar o seu financeiro e o seu estoque, é também obter uma maior facilidade para realizar a emissão de notas fiscais.

Apesar dele poder ser feito em um sistema de gestão, ainda assim deve ser realizado por meio do Emissor de NF-e Sebrae (quem mora no estado de São Paulo). Organizar os processos da sua loja virtual e ainda por cima emitir documentos por um único lugar, torna as atividades ainda mais leves.

Como escolher o melhor ERP para a sua loja virtual?

Agora que você já sabe o conceito de ERP e quais são seus principais benefícios e vantagens, confira abaixo o passo a passo de como identificar o melhor software para o seu e-commerce:

1. Atente-se às suas principais necessidades

Assim, o primeiro passo a ser feito para localizar o melhor ERP para o seu negócio digital, é perceber quais necessidades permeiam toda a cadeia de suprimentos da sua marca. Fazendo isso, você conseguirá enumerar suas principais demandas e já terá uma ideia do tipo de ERP que precisará.

2. Analise os custos envolvidos

De nada adianta buscar o melhor ERP para o seu negócio, se o seu financeiro ainda não é compatível com o software escolhido. Por esse motivo, analise o custo-benefício de uma ERP, sobretudo aquela que já consiga atender grande parte das demandas da sua loja virtual, e que é cabível para o seu bolso.

3. Veja como funciona o suporte envolvido na ERP escolhida

Uma opção que você precisa perceber, é se o ERP escolhido não só otimiza o seu trabalho, mas também consegue oferecer suporte aos seus clientes. Dessa forma, poderá tirar dúvidas com mais praticidade, e ainda consegue resolver os problemas relacionados ao sistema quando precisar.

Além disso, avalie quais são os canais que a empresa contratada oferece. Por exemplo, caso a equipe do seu e-commerce não tenha tempo para resolver questões apenas por e-mail, não é viável escolher um ERP que só presta suporte unicamente por esse canal.

Como implementar o sistema ERP?

Para uma melhor experiência com um sistema ERP, confira abaixo a melhor forma de implementá-lo no seu e-commerce:

1. Defina a estratégia de integração entre a plataforma e a ERP

Após o melhor ERP para suas atividades, avaliando o custo-benefício, é preciso se atentar às possibilidades de integração que o seu sistema oferece. Nesse sentido, o mais recomendável é contratar uma empresa especializada no assunto, pois assim você obterá uma gama de possibilidades e terá benefícios que serão capazes de aumentar a qualidade da sua loja virtual.

2. Dê atenção ao fluxo de operação entre os sistemas

Antes de tudo, devemos lembrar que a troca de dados que ocorre entre o seu sistema e a ERP ocorrem em fluxos diferentes. Informações e dados de estoque, variantes, produtos, categorias, preços, etc., são enviadas do sistema ERP e acabam sendo recebidas pela plataforma.

3. Pontos a serem considerados na hora da integração

Para finalizar a integração, precisamos elencar dois pontos extremamente importantes: o primeiro a ser considerado é a ruptura de estoque, que é quando não há produtos disponíveis na hora em que o cliente fizer a compra. Isso vai contribuir com a diminuição das vendas, além da perda de lucratividade e a redução da competitividade. Por esse motivo, é crucial sempre estar atento ao índice de ruptura.

Já a outra questão que deve ser avaliada, tem a ver com o sincronismo dos preços sugeridos. Já que os valores do mercado tendem a ser reajustados de forma frequente, é necessário que o valor do produto seja o mesmo em relação ao que está na plataforma ERP, a fim de não perdermos oportunidades de novas vendas ou obter algum prejuízo financeiro mais severo.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que é o sistema ERP e como implementá-lo em seu e-commerce, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana