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Marketing para e-commerce: práticas e recursos para tornar sua marca relevante
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Marketing para e-commerce: práticas e recursos para tornar sua marca relevante
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Atuar no e-commerce não é uma decisão tão simples de ser tomada pelo empreendedor. Porque não basta criar uma página para sua loja virtual, é necessário atrair clientes em potencial para gerar conversão em vendas.

Em primeiro lugar, é preciso aumentar o número de visitantes. Já o segundo passo, é convencê-los de que o seu produto deve ser comprado. É para isso que servem as aplicações de Marketing no e-commerce.


APRESENTAÇÃO DO E-COMMERCE

Loja virtual é criada para que o cliente possa navegar entre as páginas e escolher os produtos, portanto, é importante que seja atrativa e ofereça uma boa experiência para o usuário.

Fique atento e procure um bom servidor, que carregue as páginas a uma velocidade aceitável, afinal, nenhum usuário merece passar horas na frente do dispositivo para aguardar o carregamento e escolher entre os produtos.

Outros itens importantes são:

• Imagens de alta qualidade;
• Paleta de cores;
• Descrições;
• Textos bem escritos, que deixam o e-commerce mais atraente para seus visitantes.


Utilize muitas imagens para demonstrar o produto por ângulos diferentes, escolha fotos grandes com alta qualidade e boa iluminação. Se possível, faça vídeos curtos que demonstrem o produto.

Na apresentação do seu e-commerce, você deve considerar a mobilidade, ou seja, o acesso da sua página por meio de aplicativos móveis. Para que a experiência do usuário não seja frustrada, é importante adotar um design responsivo, com isso, a página irá adaptar-se automaticamente ao dispositivo utilizado pelo cliente.


SEO PARA E-COMMERCE

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites, a fim de que sejam encontrados com maior facilidade pelos motores de busca.

Palavra-chave, por exemplo, é aquela que o usuário digita na barra de pesquisa quando deseja encontrar algo. Esse termo pode fazer sua página conseguir ainda mais visitantes. Inserir palavras-chave do produto na URL, na descrição e nas imagens do seu e-commerce é algo importante para que os usuários encontrem aquilo que procuram.

Uma URL bem construída ajuda a aumentar o tráfego nos buscadores, para isso deve ser clara e descritiva, conter a palavra-chave e separadores conforme exemplo: http://www.seuendereco.com.br/mochila-preta-basica.

Ao descrever seus produtos, utilize a palavra-chave e evite utilizar descrições padronizadas como aquelas fornecidas pelo fabricante, prefira escrever suas próprias descrições de maneira personalizada e objetiva. Boas práticas incluem utilizar frases curtas e que indiquem um chamado para a ação do visitante.

Outra técnica que ajuda no ranqueamento é a utilização de links internos para o seu próprio site e os externos, aqueles que apontam para o seu site. Esses últimos são chamados de backlinks e servem para demonstrar autoridade e popularidade, já que se referem à links de outros sites que apontam para o seu e-commerce.

Como os backlinks dependem de terceiros, talvez no início seja necessário buscar parceiros para uma estratégia de geração de backlinks. Importante destacar que não é qualquer site que é um bom parceiro, é necessário escolher entre aqueles que produzem bons conteúdos e tem autoridade no mercado e relacionam-se com o seu nicho.


E-MAIL MARKETING E REDES SOCIAIS

E-mail marketing é o disparo de e-mails para uma lista pré-definida de clientes. Essa prática foi por muito tempo confundida pela maioria dos destinatários como spam.

Entretanto, com a constante atualização da automação de Marketing, o e-mail marketing conseguiu tornar-se menos invasivo, entregando as mensagens certas para os destinatários corretos.

Existem algumas ferramentas de e-mail marketing disponíveis, tais como MailChimp, RD Station, LeadLovers, Zoho, entre outras.

Atenção especial ao uso das redes sociais, não é necessário estar em todas ao mesmo tempo. Uma dica é analisar o seu público, a sua persona e identificar a rede que mais está adequada ao seu e-commerce. Avalie a possibilidade de usar facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram ou Pinterest.

Após escolher a melhor rede social para falar com sua persona, aposte no relacionamento com o cliente, torne essa rede um canal de interação onde é possível solucionar pequenos problemas ou tirar algumas dúvidas assim que surgirem.


PROCESSO DE CHECKOUT E RECUPERAÇÃO DE CARRINHO

Processo de checkout é a etapa de finalização da compra. É essencial que o cliente não perca muito tempo preenchendo formulários intermináveis, isso pode deixá-lo aborrecido e com dúvidas, fazendo com que ele abandone o carrinho de compras.

Checkout deve ser simples, objetivo e não induzir o cliente a erro. O ideal são três etapas para finalização da compra e nada de links, cabeçalhos e banners atrapalhando a concentração do cliente.

O cliente abandonou o carrinho? Bem, isso acontece por diversos fatores e não somente por causa de um checkout mal sucedido.

É bastante comum os clientes abandonarem os carrinhos de compras no mundo do e-commerce, mas já existem softwares especialistas em recuperação de carrinhos.

As duas maneiras mais comuns de recuperar um carrinho abandonado é, primeiro, o e-mail marketing, que é utilizado para lembrar o cliente da compra não finalizada. O segundo é o remarketing, com ele, é possível incentivar o cliente a concluir a compra oferecendo benefícios.

Que tal dar um desconto no frete ou um cupom para uma próxima compra? O importante é usar a criatividade para trazer o cliente de volta.

E-commerce não é somente loja virtual e venda não é somente compra finalizada. As estratégias de Marketing incluem o antes e o depois da compra, atrair e reter um cliente faz parte de todo um mecanismo, assim como garantir que ele retorne.

Se em uma loja física é necessário preocupar-se com o ambiente, com os produtos e atendimento, no e-commerce é necessário tudo isso e mais um pouco. Como foi visto, é preciso uma boa apresentação, o desenvolvimento no SEO do site e o uso de mecanismos de contato com os clientes.

Para ter sucesso no e-commerce é preciso planejamento e desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital. Através delas, é possível aumentar as visitas no seu site e também as suas vendas.

Com a Live e-Commerce, integramos as melhores ferramentas para levar aos seus clientes uma experiência de compra para seus clientes.

Gostou? Quer saber mais sobre os benefícios da nossa plataforma? Solicite uma demonstração. Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

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