Dia dos Namorados em 2021 quais as expectativas do e-commerce para esse ano?
Dia dos Namorados em 2021 quais as expectativas do e-commerce para esse ano?
...

O e-commerce, de forma geral, é uma plataforma bastante utilizada e aquecida ao longo do ano. Mas, como qualquer loja física e empresa que trabalha com vendas diretas ao público, o setor de compras online também conta com alguns eventos para ampliar seu faturamento e atrair pessoas que, em situações normais, talvez não investissem seu dinheiro.

É o caso, por exemplo, do Dia dos Namorados. Nesta data, a tendência é de que mais público passe pelas lojas virtuais e compre produtos para dar aos seus parceiros. Considerando esta situação, é sempre interessante tentar entender o que se espera em termos de comportamento do público para o período.

Este é o objetivo deste conteúdo: falar um pouco mais sobre as expectativas do e-commerce para o dia 12 de junho no ano de 2021. Apresentaremos alguns aspectos relacionados ao tema, buscando explicar como os vendedores virtuais enxergam as possibilidades

O que esperar do Dia dos Namorados no e-commerce?

Antes de entrarmos em uma análise mais específica, vale a pena explicarmos um pouco melhor o contexto. Como todos sabem, desde 2020 vivemos um período de pandemia, que trouxe enormes mudanças no comportamento das pessoas, em todos os sentidos. Desde a forma de trabalho até os hábitos de consumo, passando pelas incertezas inerentes ao período, houve transformações relevantes.

Com comércio fechado por conta da necessidade de distanciamento social, além do medo de sofrer com o contágio e as constantes orientações para que ficassem em casa, muitas pessoas deixaram de sair para comprar os presentes, optando pelas lojas virtuais.

Com isso, houve aumento de valores investidos em e-commerce no Dia dos Namorados do ano passado. De acordo com a empresa Social Miner, que estuda e coleta dados sobre comportamento das pessoas no mundo digital, o aumento foi de 117% em relação a 2019.

Ou seja, considerando que a pandemia segue e ainda há diversas restrições aqui no Brasil, que passa por um período bastante complicado, apesar do início da vacinação, a expectativa é de que o e-commerce siga firme e tenha números relevantes novamente.

Otimismo para 2021

Poderia se imaginar que, como o crescimento de 2020 foi muito acelerado pelo contexto vivido, o ano de 2021 representasse uma queda. Afinal, seria realista imaginar que os números não fossem iguais aos do ano passado, ainda que ficassem em patamares superiores ao de 2019.

Mas, na realidade, os estudos prévios de empresas e instituições relacionadas ao comércio e às vendas em geral apontam para manutenção do viés de alta.

Claro, em patamares inferiores ao que foi visto em 2020. Seria impossível imaginar nova subida além de 100%, ainda mais considerando que, diferentemente do que aconteceu no último Dia dos Namorados, neste momento a maioria das lojas nos estados brasileiros está aberta, apesar da manutenção do cenário de pandemia.

A expectativa, portanto, é de que o crescimento fique na casa de 2,5% em relação a 2020. E há outras informações relevantes que mostram por que os vendedores do e-commerce devem ficar animados sobre as possibilidades de venda no início de junho, com vistas ao dia 12.

A plataforma Shopee, forte no sistema de vendas online, encomendou pesquisa para entender o potencial e as tendências de comportamento dos consumidores, pensando no dia dos namorados pelo e-commerce.

Por exemplo: 23% dos entrevistados da pesquisa, veiculada no site chamado E-commerce Brasil, revelaram que só passaram a fazer compras online nos últimos seis meses. Ou seja, basicamente em 2021.

Considerando que, dentro destes 23%, provavelmente há uma boa parte que pretende dar presente de Dia dos Namorados, há um novo grupo de pessoas a serem introduzidas no e-commerce deste período.

Valores investidos são mais altos

Outro ponto interessante: a expectativa de quanto será gasto no Dia dos Namorados também apresenta viés de alta. De acordo com a pesquisa, a média apresenta uma intenção de investimento na casa de R$240,00 na data, um valor bastante interessante para os vendedores.

Isso supera, por exemplo, os valores que as pessoas colocaram como meta de investimento no Dia das Mães. Neste evento, a projeção era de gasto na casa de R$210,00. Superar o Dia das Mães é um fato bastante relevante e que mostra a força que o Dia dos Namorados ganha a cada ano, inclusive no e-commerce.

Conhecer a intenção de investimento dos compradores é uma forma de auxiliar os vendedores do mundo digital na hora de formular preços e criar promoções para a data.

Com a expectativa de crescimento nas vendas, o que indica uma predisposição à compra, e também sabendo quais valores estão dentro da margem de investimento esperada pelos compradores, é possível ser mais eficiente nas vendas.

Por isso, os números também apontam que os gestores das lojas virtuais estão focando em promoções (30% disseram estar preparando ofertas especiais para atrair compradores na data) e também em fazer propagandas efetivas, que estimulem a compra (25%).

Portanto, ao falarmos em expectativas para o e-commerce no Dia dos Namorados, é importante lembrarmos mais uma vez o contexto de 2021, em tempos de pandemia e ainda distanciamento social sempre que possível. Mas também é interessante notarmos que, naturalmente, a data vem ganhando relevância.

Não fosse assim, as pessoas não estariam imaginando investir cerca de R$240,00, em média, para agraciar o parceiro. Em tempos de crise financeira, é um valor bastante relevante para boa parte das pessoas. Sem falar que superar o Dia das Mães, data historicamente muito relevante, não é pouca coisa.

Conclusão

Com estes números, fica claro que o Dia dos Namorados se tornará, a cada ano, mais relevante para as vendas online. Mesmo quando a pandemia acabar, o fato é que a constante digitalização das ações faz com que as lojas virtuais ganhem mais força a cada ano.

Gostou? Quer saber mais sobre esses e outros conteúdos relevantes sobre o mercado de e-commerce? Acesse: https://liveecommerce.com.br/

Editorias: Feminina  Internet  Masculino  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana