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Você sabe o que é D2C? Por que adotar esse modelo de negócios no e-commerce?
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Você sabe o que é D2C? Por que adotar esse modelo de negócios no e-commerce?
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Com as várias mudanças no mundo tecnológico, os avanços tomaram conta até mesmo da forma como as vendas acontecem. Isso porque o mercado foi diretamente impactado por uma nova forma de fazer negócio: as vendas online.

Esse mercado, que está em uma verdadeira ascensão nos últimos anos, se mostrou forte o suficiente para se destacar e transformar a forma como as vendas são feitas na atualidade. Aos poucos, novos métodos de fazer negócios surgiram e modificaram o cenário para o comércio.

Uma das consequências dessas mudanças foi o e-commerce D2C, que vem da expressão em inglês Direct to Consumer. Em tradução livre, essa expressão significa direto ao consumidor. Portanto, em resumo, esse método utiliza a ligação direta com o consumidor final, sem intermediação, para realizar as vendas.


*O que é o modelo de vendas D2C no e-commerce?*

Como adiantamos, o modelo D2C visa realizar as vendas diretamente com os consumidores finais, sem que seja necessária uma intermediação. Dessa maneira, não é preciso contar com a ajuda de nenhum representante ou revendedor para a finalização do processo.

Logo, a venda se torna mais dinâmica e muito mais benéfica para o consumidor, que não terá que lidar com muitos passos para concluir a sua compra. Assim, diversos modelos de negócio que adotaram o e-commerce já estão atualizados e realizam suas operações dessa forma.

Com isso, as grandes empresas, que por vez atuavam através de intermediários para suas vendas, agora ganharam mais autonomia em seus processos. No entanto, essa mudança também atribuiu mais responsabilidades diretamente a empresa.

Isso aconteceu porque uma vez que o processo não precisa passar por mais ninguém antes de ser finalizado, a única responsável pela venda será a própria empresa. Nesse sentido, ela atuará do começo ao fim da venda e atenderá as necessidades do consumidor inteiramente.

Esse modelo de e-commerce se mostrou forte o suficiente para conseguir identificar as novas oportunidades de negócio no mercado e, com isso, conhecer os comportamentos dos clientes através de suas plataformas online, fazendo com que as vendas sejam ainda mais dinâmicas.


*Vantagens de adotar o modelo D2C no e-commerce*

Levando em consideração o crescimento das vendas através da internet e das preocupações das empresas em cada vez mais investir no e-commerce, é fácil notar que o modelo D2C de negócios pode trazer muitos benefícios e um aumento expressivo nas vendas.

No entanto, vamos destacar algumas vantagens que o sistema poderá trazer para o seu negócio. Entre elas, o principal será a quantidade de intermediários, que passará por uma redução drástica. Com isso, o relacionamento com seu público vai se tornar mais estreito.

A partir dessa mudança quanto ao relacionamento construído com seus clientes, você terá uma facilidade maior em definir um alinhamento de produtos e também novas formas de atrair mais consumidores. Com isso, poderá adotar formas diversas de comunicação para interagir com o público.

Além das vantagens relacionadas com o público, de modo geral, esse modelo também permite que a empresa elimine gastos e tributos que seriam destinados à intermediação. Dessa forma, outro benefício para os clientes poderá ser obtido: o preço final dos produtos passará por uma redução.


*Redução no preço final *

Com o preço final dos produtos reduzido, uma boa comunicação e vendas mais dinâmicas, o resultado será a prosperidade para o negócio e você poderá ter um maior controle a respeito da imagem que transparece para seu público. Logo, ainda que os revendedores tenham se mostrado eficientes no passado, a perda de essência era inevitável no longo prazo. .

Isso por que a relação com os clientes acabava sendo mais afastada e o controle da imagem do produto, por muitas vezes, poderia se tornar negativo. Essa questão, por sua vez, era atribuída a falhas cometidas por terceiros, sem o controle da empresa, o que se tornava uma fácil associação para o cliente.

Dessa forma, ao ter a imagem ligada com falhas graves de atendimento ou qualquer outro tipo, a empresa acabava tendo que lidar com problemas de imagem sérios, gerando uma crise que poderia abalar todo o negócio.

Como falamos muito a respeito da proximidade entre cliente e prestador de serviços, aqui pontuamos que uma grande vantagem desse bom relacionamento: a experiência de compra personalizada, um diferencial do modelo D2C.

Sendo assim, esses clientes mais exigentes poderão ser ouvidos e levados em consideração pela empresa, que vai se basear nas experiências e opiniões destes para melhorar a forma como seus serviços são prestados e até mesmo os produtos ofertados, garantindo mais qualidade.


*A aplicação do D2C no e-commerce*

Para implementar esse modelo de atuação no e-commerce, é preciso que a empresa leve em consideração alguns pontos fundamentais. Um dos principais quesitos a serem considerados é o planejamento, que deve ser feito de forma responsável para com os clientes.

Isso porque os consumidores que já estão adaptados às compras através da internet tendem a exigir muito mais dos serviços, visto que estes podem ser prestados de uma forma mais próxima, o que é bem explicitado nesse modelo D2C.

Diante disso, é essencial que a empresa se planeje quantos aos seus serviços de entrega, por exemplo. Existem diversos varejos no mercado que atuam com uma logística de entrega que pode ser considerada impecável. Portanto, para ter um bom e-commerce é preciso mais do que um bom relacionamento.

Aqui, a empresa terá que levar em consideração uma boa estratégia para cumprir os prazos que são oferecidos aos seus clientes para que não haja surpresas desagradáveis. Assim, busque investir na modernização e em prestadores de serviços qualificados e responsáveis.


*Esteja em constante evolução*

Além disso, para que o seu negócio permaneça em constante evolução, invista no que há de mais moderno no mercado. Nesse sentido, é possível citar estratégias como o omnichannel, que consiste em um modelo que passa por vários canais diferentes e pode trazer um diferencial para o seu negócio, além de ser um D2C de fácil aplicação no mercado.

Também vale citar que uma boa forma de aplicar esse modelo de e-commerce em seu negócio é sempre pensar diferentes estratégias para que a empresa seja vista pelos clientes com um diferencial, que será o ponto chave atrair cada vez mais pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos.

Nesse caso, uma boa oferta de produtos aos seus clientes, considerando um serviço personalizado para atender às suas exigências. Procure investir na diversidade e, caso seja possível, crie um sistema premium, que poderá funcionar como atrativo para quem espera por um serviço de qualidade.

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Editorias: Internet  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

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