PIX no e-commerce – como implementar na sua loja virtual?
PIX no e-commerce – como implementar na sua loja virtual?
...

O e-commerce ou comércio eletrônico já provou mais que o suficiente que veio para ficar. A revolução da internet trouxe várias novidades para o dia a dia da população em geral, mas também para os empresários, que podem expandir ainda mais suas metas.

Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen revelou uma perspectiva de aumento do e-commerce de 26% no ano de 2021, ultrapassando a marca dos R$100 bilhões em faturamento. Isso mostra que investir no mundo digital para expandir o alcance das vendas está longe de ser dinheiro jogado fora.

E para auxiliar ainda mais a movimentação de capital, em 2020 surgiu uma nova forma de pagamento, o Pix. Implementar esse sistema na sua loja virtual pode fazer uma mudança drástica no valor do faturamento.

Mas vamos entender melhor o que é e como funciona o Pix, e também como você pode implementá-lo na sua loja virtual. Confira.

O QUE É PIX?

O Pix é uma nova forma de pagamento eletrônico. Com ele, é possível realizar pagamentos 7 dias por semana, e 24 horas por dia. Além disso, não há qualquer custo cobrado pela operação entre pessoas físicas.

No caso de empresas, o que inclui as lojas virtuais, uma pequena taxa pode ser cobrada, mas ela é bem menor se compararmos com cartão de crédito e boleto, por exemplo. Para conferir o valor, basta entrar em contato com a sua instituição financeira.

Para ter acesso a essa forma de pagamento, basta se cadastrar no app do seu banco. Nele você definirá uma chave, e é por meio dela que será possível realizar todos os recebimentos das operações.

Essa chave pode ser o e-mail, o número do telefone, o seu CPF, CNPJ, chave aleatória, que é um número gerado aleatoriamente, ou até mesmo os dados bancários, como uma Transferência comum. Quem define qual delas usará, é o recebedor, já que a chave só tem por função fornecer um caminho para o recebimento do valor.

Além de todas essas facilidades, uma pesquisa realizada pelo Toluna, em parceria com FGVcef, que é o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 94% das pessoas que foram entrevistadas, disseram estar satisfeitas com a forma de pagamento.

Isso revela a extrema popularidade que o Pix ganhou, revelando que é preciso sim investir na implementação desse sistema tanto em lojas físicas, como eletrônicas.

COMO IMPLEMENTAR O PIX NA SUA LOJA VIRTUAL?

Para implementar o PIX no e-commerce, será preciso entrar em contato com a empresa que a desenvolveu, ou contratar alguém para que essa opção seja disponibilizada nas formas de pagamento. Também pode ser feito por você, mas isso depende como sua loja foi construída, e se você tem o conhecimento para fazer isso.

Aqui você já deve ter uma chave cadastrada, pois quando o cliente clicar na forma de pagamento e acessar a opção do Pix, é ela que aparecerá para ser copiada e fornecida por ele para o aplicativo da instituição bancária.

Uma forma bastante prática de oferecer esse método, é que é muito recomendada, é fornecer um QR code, já que é uma forma bastante ágil de efetuar um pagamento, pois basta apontar o celular e pronto, várias etapas são eliminadas.

Nós disponibilizamos esse serviço para você. O gerenciamento da sua loja virtual fica muito mais prático com o nosso trabalho. Podemos adicionar essa função rapidamente, ou podemos criar a sua loja virtual com essa opção já inclusa. Entre em contato e saiba mais.

POR QUE IMPLEMENTAR?

A implementação do PIX no e-commerce oferece ao consumidor uma gama gigantesca de facilidade. Isso devido ao fato de ser somente preciso copiar e colar a chave da conta. A diminuição do número de intermediários até a efetivação do pagamento, é um fator decisivo na desistência ou não da compra por parte do cliente.

Somado a isso, clientes que não têm cartão de crédito são atendidos de maneira melhor, já que os boletos bancários estão entre as principais causas de desistências de compras.

Outra grande vantagem, é a agilidade desse sistema. Os pagamentos são recebidos praticamente em tempo real, pois em até 10 segundos o valor é adicionado à conta da chave fornecida.

Mais um bom motivo para a implementação dessa forma de pagamento, é a captura de novos clientes. Muitas pessoas ainda têm medo de efetuar compras pela internet por ter que fornecer seus dados, principalmente os do cartão de crédito. Com o Pix isso não acontece, já que é o cliente que pega seus dados, no caso, a sua chave.

E MAIS…

Outro fator favorável, é a maior velocidade na entrega do produto, pois como o pagamento é instantâneo, não há a necessidade da espera da confirmação do pagamento. Isso afeta diretamente a felicidade e a fidelidade do cliente com a sua loja virtual.

Também pode ser uma vantagem muito grande para aquelas ocasiões de vendas pontuais em redes sociais, por exemplo. Você pode simplesmente fornecer a chave Pix e diminuir o trabalho do cliente, retirando a necessidade de ir até a loja e procurar pelo produto.

Lembre-se que todas essas vantagens trazem mais satisfação para o consumidor, isso está diretamente relacionado a fidelidade que ele terá com a sua loja. Assim, as chances de ele voltar a comprar de você se elevam consideravelmente.

Implementar o Pix na sua loja virtual é algo fundamental e que deve ser feito o quanto antes. O mundo está sempre se atualizando e é preciso acompanhar todas as mudanças para que o sucesso do seu empreendimento seja certo.

Não precisa ter receio da novidade, esse método de pagamento é bastante seguro, assim como os métodos tradicionais que já conhecemos como a Transferência Eletrônica Disponível, TED, ou o Documento de Ordem de Crédito, o DOC.

O Pix chegou para revolucionar, e todas as facilidades que ele traz só reforçam ainda mais que fazer a implementação dessa forma de pagamento é basicamente indispensável.

Além da extrema popularidade que o método ganhou em pouquíssimo tempo, todo mundo conhece, e a esmagadora maioria aprova. Agora só depende de você aumentar as suas vendas e expandir ainda mais os horizontes do seu empreendimento.

LIVE ECOMMERCE + PIX

Com a plataforma Live e-Commerce, você integra suas operações com essa funcionalidade, trazendo comodidade para o seu cliente e diferenciando seu negócio. Além disso, possibilitamos deixar o cliente livre para integrar de forma manual ou numa integração com a Pagar.me, nosso parceiro e um dos maiores players de pagamento do país. Tem interesse e montar sua loja virtual e integrar com o PIX e outras funcionalidades? Acesse nosso site: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Economia  Informática  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana