Dia das Mães vem aí! – O que o e-commerce pode esperar para a data?
Dia das Mães vem aí! – O que o e-commerce pode esperar para a data?
...

Não é segredo para ninguém, no mundo do comércio, que o Dia das Mães é uma data fundamental.

O segundo domingo de maio é sempre um dia no qual muitas pessoas investem em presentes e garantem uma atividade mais intensa para as lojas. Não é diferente com e-commerce.

A cada ano que passa, os números apontam para o crescimento da atividade das pessoas neste tipo de compra por meios digitais. Isso já acontecia naturalmente e, com a pandemia, até se intensificou, já que muitas lojas físicas precisaram fechar as portas, por um período ou mesmo definitivamente por conta da crise que se abateu sobre o mercado com as paralisações e problemas decorrentes da crise na saúde pública.

Então, pensando desta forma, o que se pode esperar do Dia das Mães em 2021, falando especificamente sobre o papel do e-commerce nesta data? É o que analisaremos a seguir, apresentando alguns pontos relevantes.

*Com a situação ainda sem controle, e-commerce ganha força*

Não há nenhuma perspectiva de que, até o início de maio, a situação quanto à pandemia estará controlada. Portanto, a tendência é de que ainda existam restrições à movimentação, espaços públicos fechados e tudo mais. Logo, não há dúvidas de que o e-commerce será, mais uma vez, uma possibilidade forte para as pessoas comprarem os presentes para as mamães.

Sendo assim, as lojas precisam preparar suas plataformas, pois a procura deve ser grande. Além de todas as pessoas que já usam este formato de compra (e são cada vez mais pessoas), certamente novos públicos surgirão, ao perceberem que não terão condições de ir até as lojas para escolher produtos.

Há ainda um outro fator quanto às dificuldades de locomoção e de portas fechadas no comércio físico: a questão de viagens. Filhos que morem em outras cidades, estados ou até país, terão mais problemas para eventualmente marcarem uma viagem para ir até os pais, ou vice-versa.

O e-commerce também surge como uma solução neste sentido em 2021. Isso porque os filhos podem escolher o presente em suas casas, comprar pela internet, mas escolher o endereço da mãe para a entrega. É uma forma de garantir o mimo mesmo que não haja um encontro físico.

*Fator emocional *

A pandemia causou um baque forte nas pessoas por conta do distanciamento, sem falar na questão do medo de perder alguém próximo, principalmente idosos, que são grupos de risco. Por isso, é natural que filhos, e até netos, queiram ainda mais dar presentes para suas mães e avós, o que também deve fazer aumentar a procura por soluções no e-commerce.

Todos estes são pontos que ajudam a explicar por que os donos de e-commerce devem esperar um forte movimento no Dia das Mães, mesmo que a situação financeira da sociedade não seja a melhor neste momento de crise e dificuldades gerais.

Antes de seguirmos no tema, gostaríamos de convidar o leitor a conhecer os serviços da Live. Está pensando em migrar de plataforma no seu e-commerce? A Live eCommerce é a melhor opção, auxiliando e fornecendo toda a estrutura para que sua loja virtual melhore, se torne mais completa e, assim, atraia mais visitantes e, claro, compradores.

*Boas condições devem fazer a diferença*

Outro ponto importante que deve fazer a diferença e precisa ser esperado por quem atua na área de e-commerce é a questão de dar melhores condições a quem está comprando. Como foi citado no tópico anterior, o país vive um momento de crise econômica.

Ao mesmo tempo, as pessoas estão em busca de mais empatia e de alguma forma de contato com quem é próximo, ainda mais quando se trata da mãe.

Portanto, quem está no e-commerce deve esperar uma alta procura, mas também uma busca por preços mais em conta, já que ninguém está em condições de investir alto. Uma tônica deste Dia das Mães deve ser a tentativa de procurar por promoções, produtos mais em conta, que tragam vantagens adicionais, como maior parcelamento, bônus para compras posteriores etc.

Isso deve ser uma tendência e precisa ser considerado por quem está do outro lado da tela na loja virtual. Oferecer promoções e ofertas deve fazer a diferença. Produtos caros e em condições ruins de pagamento afastarão o público, mais do que em anos “comuns”.

Ainda que todas as perspectivas e estudos apontem para o crescimento do dinheiro movimentado em e-commerce – a Ebit | Nielsen, por exemplo, trabalha com projeção de 26% de aumento na utilização dos meios digitais para compras, totalizando mais de R$100 bilhões investidos – o fato é que, na hora da crise, todos buscam uma melhor oportunidade, com mais cautela.

*Supere expectativas*

Logo, os donos de e-commerce devem esperar que o seu público busque promoções. E entregar o que os clientes esperam pode ser uma ótima solução. Mais vale vender em condição melhor do que ficar travado e com produtos encalhados e cobrando mais.

Sendo assim, as tendências para o Dia das Mães partem do princípio de que, assim como foi em 2020, a dinâmica de compras dos presentes ainda terá forte impacto da pandemia. Isso sem falar que o e-commerce, naturalmente, ganha importância a cada ano e qualquer comércio que busca ser competitivo precisa pensar em estratégias neste sentido.

Ou seja, para você, que é gestor de e-commerce, a resposta para o questionamento sobre o que esperar é: as pessoas vão procurar bastante a sua solução. Mas é importante que você também esteja disposto a entender o atual contexto, mostrando empatia e sabendo que o momento é duro. Ser flexível é uma ótima pedida para aumentar o número geral de vendas e garantir que, mesmo sem cobrar valores tão altos, haja um bom fluxo de receitas a partir de um maior número de negócios fechados.

*Agora é a sua vez*

Agora que expusemos nosso conteúdo, gostaríamos de chamar você para agir. Leia outros textos que produzimos sobre o tema, para ampliar seus conhecimentos. Além disso, cadastre-se em nossa plataforma para receber mais informações importantes e exclusivas e, por fim, não se esqueça de navegar por nosso site e redes sociais, para saber mais sobre como atuamos e no que podemos ajudar.

Acesse: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Informática  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana