E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




[Sugestão de fonte] Professora da FMU explica a importância da descoberta da maior e mais antiga cervejaria do Egito Antigo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

No último dia 13 de fevereiro um grupo de arqueólogos norte-americanos e egípcios anunciaram a descoberta de uma estrutura histórica de uma cervejaria de cerca de 5 mil anos, o que a torna a mais antiga cervejaria já descoberta no mundo.

Para a Professora Cintia Rolland, do Centro Universitário FMU, esta descoberta é importante em diversos sentidos, pois auxilia na compreensão de sistemas culturais, econômico, consumo e produção. “Essa cervejaria mostra uma produção em grande escala associada a um centro funerário de muita importância ligado ao Deus Osiris, uma divindade ctônica ligada aos grãos”, esclarece a especialista.

“Vale ressaltar que a cerveja no Egito Antigo tinha a importância de um alimento básico e essencial, bem como o pão. Atualmente, há diversas pesquisas que reconstituem a fabricação da receita egípcia que era servida quente. Nessa escavação foram encontrados os vasos típicos para fabricação e aquecimento dessa bebida. Esses vasos serviam também como pictograma para compor a palavra cerveja, que em egípcio antigo chama-se heneqet” completa.

Atualmente, coordenadora dos cursos de História e gastronomia da FMU, a profissional está à disposição para falar sobre a descoberta.

A Profa. Cintia Gama-Rolland é doutora em Egiptologia pela École Pratique de Hautes Études, Paris; mestre em arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, e possui pos-doutorado pelo Museu Nacional, UFRJ. Antiga conselheira científica do Museu do Louvre. Integrante de três missões arqueológicas no Egito e foi pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo - Masp.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Gastronomia  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Deborah Netto dos Reys  
Contato: Deborah Netto dos Reys  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.