Como garantir a eficiência operacional nas empresas?

Garantir a eficiência operacional é essencial para o bom desempenho da companhia, mas principalmente, garante o funcionamento eficaz do negócio. “Quando abordamos este tema, é importante entendermos que os bons resultados são reflexos de práticas preestabelecidas no dia a dia da empresa”, explica Maurício Benetti, gerente de produtos e Growth da HSM University. Para adotar essas medidas, que auxiliam na conquista do objetivo, exigem muito tempo de trabalho não só dos líderes, mas de toda a equipe. Pensando em ajudar as empresas a chegarem no resultado desejado, a HSM University elaborou dicas importantes a serem aplicadas no cotidiano das instituições.
Segundo Benetti, a eficiência operacional tem como encargo performar melhor utilizando pouco recurso financeiro e entregando produtos e/ou serviços de qualidade. “Esse com certeza é o objetivo de toda a empresa, mas essa prática exige o comprometimento de diversas áreas, como por exemplo, processos, finanças, tempo, equipamentos, capital humanos e tipos de liderança”.
Outro ponto essencial é ter uma boa gestão empresarial, no qual é possível compreendedor o negócio como um todo e ter uma visão 360 da companhia aliada as metas. ‘Quando falamos em gestão empresarial, é necessário entender processos, e conseguir avaliar o que dever ser reestruturado ou os pontos que são positivos, para uma tomada de decisão rápida e assertiva. Além de estabelecer metas, elas são importantes para manter o time ciente dos objetivos e focado no que foi estabelecido para evitar desperdício de tempo, mão de obra e matéria-prima”.
Por fim, investimento em tecnologia. “Com a revolução digital é quase impossível garantir uma eficiência sem incluir processos tecnológicos que auxiliam na rotina e aumentam a produtividade operacional”, aponta o executivo.
Maurício reforça que com os recursos certos, planos traçados e um bom time, a empresa tem chance de explorar o máximo de seu potencial. “A boa liderança e o comprometimento da equipe são essenciais para que essas técnicas possam ser bem aproveitadas, garantindo as metas e melhorando a eficiência do negócio, e, consequentemente, o desafio de garantir a eficiência operacional se torna mais fácil e real”, finaliza Benetti.

Editorias: Educação  Negócios
Empresa: Sheila Pereira