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Sustenidos realiza primeiro encontro com Comitê de Embaixadores para debater ESG e investimentos de impacto
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Profissionais debateram sobre a necessidade das companhias investirem em iniciativas de sustentabilidade para se adequarem às novas exigências do mercado

O Comitê de Embaixadores da Sustenidos – grupo seleto e de caráter consultivo, que dá suporte estratégico ao plano de desenvolvimento institucional da organização – realizou no último mês seu primeiro encontro virtual, colocando as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (do inglês, ESG) como pano de fundo para gerar conteúdo de qualidade frente à discussão sobre como priorizar investimentos sociais privados em um cenário pós pandêmico de forma acolhedora e impactante. O encontro contou com a participação dos embaixadores, parceiros e profissionais de mercado.

A diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, e o diretor de comunicação e sustentabilidade do Grupo CCR, Tonico Pereira, deram as boas-vindas e destacaram a importância de falar sobre ESG sob a ótica da cultura e usar os dados a favor da população. “É um prazer poder realizar nosso primeiro encontro virtual com o Comitê de Embaixadores reunindo nomes tão representativos do setor para falar sobre investimento social de impacto e debater propostas e soluções para ESG, com foco na cultura”, destaca a diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa.

A diretora de relações institucionais do IBLF e conselheira do GIFE, Bia Fiuza Barros, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, e o embaixador da Sustenidos, Ricardo Leal, falaram sobre ‘Jovens Lideranças e Investimento em Projetos de Impacto Sistêmico’. Os convidados destacaram a importância de desenvolver políticas públicas e realizar investimento privado baseado em dados e evidências, criando métricas que dialoguem com o cenário de cada população, uma vez que o Brasil é um país extremamente desigual. Além de reforçar a necessidade de entender as demandas de cada pessoa e avaliar os impactos de cada ação.

A presidente do conselho consultivo da Fundação Tide Setubal, Neca Setubal, e as embaixadoras da Sustenidos, Rachel Maia e Thiciana Zaher, debateram sobre ‘O Valor da Diversidade para Governança’. O painel tratou da necessidade de um olhar sistêmico para os territórios e empático para identifica não somente as dificuldades, mas também o potencial das comunidades e periferias. As debatedoras falaram sobre a importância de usarem os seus cargos de liderança para levarem as minorias ao topo e mostrarem os ganhos de investir em um ambiente diverso, refletindo a riqueza cultural do país.

O último painel contou com a mediação do presidente do conselho da Sustenidos e gerente geral da Fundação CSN, André Leonardi, e participação do membro do conselho da Sustenidos e diretor superintendente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a head of global cultural branding na Natura, Fernanda Paiva, com o tema ‘O Retorno do Investimento em Cultura para a Sociedade’. Falou- se sobre a democratização dos recursos e a importância de distribuí-los de forma colaborativa, plural e sustentável. Mostrando ainda como os três F (fruição, fomento, formação) são fundamentais para a democracia cultura, que está diretamente ligada a ESG.

“Cada vez mais as bolsas, acionistas, investidores e empresas estão voltando seus olhares para essas três letrinhas (ESG), pois elas cumprem o papel das grandes empresas de conduzir os seus negócios além do ramo de atuação, conquistando propósitos maiores. Hoje, a Sustenidos é a maior gestora cultural do país no universo das organizações sociais e do Estado, devem estar superando os R$ 200 milhões em recursos. Que outra organização no país tem essa dimensão? Por isso, precisamos de muita governança e transparência na entrega desses contratos, para mostras que esse é o modelo de sucesso”, destaca Eduardo Saron.

Impacto econômico e social do Projeto Guri, da Sustenidos
Estudo realizado pela FGV, em 2018, mostra o efeito multiplicador da Lei Rouanet, e destaca que para cada R$1 incentivado a economia movimenta R$ 1,64. Hoje, cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano no Projeto Guri, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. O Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

O impacto positivo no desempenho escolar dos alunos também se destaca, 85% dos alunos que frequentam o Projeto Guri não precisam de recuperação nas disciplinas do ensino regular, com redução pela metade do número de alunos que perdeu um ano na vida escolar e lê duas vezes mais livros. Além disso apresenta queda de até 13% de alunos que se envolveram em alguma briga na escola e até 42% nos que fizeram algum tipo de ofensas a colegas. Dos ex-alunos do Projeto 66% continuam com a prática musical e 29% continuam os estudos na área musical.

Comitê de Embaixadores
O Comitê é composto por Henrique Gandolfi, membro do conselho administrativo e sponsor do comitê de inovação na Unimed Rio Preto, Mariana Caltabiano, escritora, diretora e roteirista brasileira, Rachel Maia, CEO da RM Consulting, Ricardo Leal, presidente e sócio-fundador do C de Cultura, Thais Beldi, diretora de inovação do Centro Universitário Facens, e Thiciana Zaher, vice-presidente do Instituto SEB.

Os membros têm um papel fundamental, com vistas para o fortalecimento institucional, visibilidade, sustentabilidade financeira e ampliação do impacto da Sustenidos, que já beneficiou mais de 850 mil crianças e adolescentes por meio do Projeto Guri, além dos resultados de seus outros projetos e iniciativas, sempre acreditando na música como um poderoso instrumento de identidade, integração e transformação.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Editorias: Negócios  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Sheila Pereira  
Contato: Sheila Pereira  
Telefone: 11-55014636-4636

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