Veterinária alerta para cuidados com os pets nessa época de forte instabilidade climática

Mudanças de clima costumam afetar muito pessoas com alergias respiratórias, mas não é exclusividade de humanos. Os pets também precisam de cuidados especiais para evitar que doenças afetem o trato respiratório por conta da baixa umidade do ar ou períodos de transição climático. A Docente e Gestora do Hospital Veterinário da Universidade São Judas – Campus Mooca, Simone Rodrigues Ambrósio, faz o alerta e traz dicas que vão ajudar os tutores a evitar crises alérgicas e doenças como a tosse dos canis e complicações que atingem o pulmão dos pets.

Em épocas de instabilidade no clima os cães podem apresentar a chamada tosse dos canis, que é causada por uma bactéria que atinge o trato respiratório quando está ressecado em decorrência da baixa umidade. O tutor precisa ficar atento aos primeiros sintomas para que o tratamento seja feito antes que o quadro agrave. Caso o cão não receba o cuidado devido, a doença pode evoluir, atingir o pulmão e gerar complicações como dificuldade de respirar, cansaço e falta de apetite.
Para evitar qualquer problema na saúde do seu pet em decorrência da mudança climática, a veterinária traz algumas dicas:
Vacinação:
Existem vacinas que protegem contra a tosse dos canis, o que evita que o animal contraia a doença e possa ter alguma complicação. Antes de aplicar a vacina, é importante consultar o médico veterinário para que a medicação seja indicada pelo profissional.
Alimentação:
Uma boa alimentação é capaz de proteger os pets de diversas doenças, pois contribui para aumento da imunidade. A veterinária recomenda que os tutores alimentem o animal com rações balanceadas e afirma que legumes como batata-doce, chuchu e cenoura contribuem para uma dieta saudável.

Umidificador de ar:

O umidificador de ar é bastante comum em cidades com tempo muito seco, mas pouco sabem que os animais também podem ser beneficiados com a utilização dele. O aparelho favorece a umidificação das vias aéreas que ficam ressecadas em consequência do tempo, o que torna o trato respiratório menos suscetível à infecções.

Sobre a São Judas
A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Editorias: Animais  Educação  Sociedade
Empresa: Sheila Pereira