AbbVie Exerce o Direito de Adquirir TeneoOne e seu Anticorpo TNB-383B, Tratamento Potencial para Mieloma Múltiplo Recidivado/Refratário
AbbVie

São Paulo, 05 de agosto de 2021 – A AbbVie (NYSE: ABBV) e Teneobio, Inc. anunciaram (24 de junho, nos EUA) que a AbbVie exerceu seu direito exclusivo de adquirir a TeneoOne, uma afiliada da Teneobio, Inc., e o imunoterápico TNB-383B, que tem como alvo o BCMA (B-Cell Maturation Antigen)e é um tratamento potencial para mieloma múltiplo recidivado/refratário(MM R/R). Em fevereiro de 2019, a AbbVie e a TeneoOne firmaram um acordo estratégico para desenvolver e comercializar o TNB-383B, um anticorpo biespecífico,que tem como alvo simultâneo o BCMA e o marcador CD3. O TNB-383B está sendo desenvolvido para que o próprio sistema imunológico mate células tumorais com expressão BCMA. A AbbVie exerceu seu direito exclusivo de adquirir TeneoOne e TNB-383B, com base em análise interina de um estudo fase 1 em andamento.

A análise interina do estudo de fase 1 em andamento demonstrou uma taxa de resposta objetiva (TRO) de 79 por cento, resposta parcial muito boa (RPMB) ou ótima de 63 por cento, e resposta completa (RC) de 29 por cento em doses ≥40 mg nos grupos de escalonamento de dose com um tempo medianode acompanhamento de 6,1 meses (n=24). A medianade duração da resposta (DR) não foi alcançada.

\"Desde o início desta parceria, temos sido encorajados pelo potencial de TNB-383B como uma nova e promissora terapia para mieloma múltiplo.Nossa análise dos dados de Fase 1 até o momento nos permitiu tomar essa decisão com confiança\", disse o médico Michael Severino, vice chairman e presidente na AbbVie. \"Embora outras terapias biespecíficas de BCMA e CD3 requeiram administração semanal, a Fase 2 de TNB-383B investigará a infrequente administração de dose intravenosa a cada três semanas, um fator importante para o tratamento de pessoas que vivem com mieloma múltiplo”.

Nesta análise interina, os eventos adversos mais frequentes observados em todos os graus foram síndrome de liberação de citocinas (SLC) (52 por cento), fadiga (25 por cento) e neutropenia (24 por cento). Na dose recomendada de Fase 2 de 60 mg administrada por via intravenosa a cada três semanas (3S), a taxa de SLC foi de 67 por cento (todos os graus) com uma taxa de SLC de grau ≥3 de 3 por cento (1/39 indivíduos). Não foi observadaSLC de grau 4 ou superior. O início da SLC ocorreu, de forma geral, no mesmo dia ou no dia seguinte após a primeira dose.

“Nosso objetivo ao desenvolver TNB-383B e nossa plataforma de redirecionamento de célula Tanti-CD3 é maximizar a janela terapêutica de uma classe de moléculas terapêuticas que foram desafiadas clinicamente pela limitação de dose por toxicidade”, afirmou Roland Buelow, CEO da Teneobio, Inc . \"A AbbVie reconheceu o potencial da plataforma da Teneobio e compartilhou de nossa visão para avaliar sua validadeclínica. Os dados clínicos corroboram os recursos únicos do TNB-383B e de nossa plataforma CD3 de redirecionamento de células T. Estamos confiantes de que a AbbVie é a parceira certa para desenvolver rapidamente o TNB-383B com o objetivo final de levar esta nova e potencial terapia para pacientes com mieloma\".

Este primeiro estudo de Fase 1 em humanos, de monoterapia com escalonamento e expansão de dose,avalia a segurança, a farmacologia clínica e a atividade clínica de TNB-383B em pacientes com MM R/R, que receberam pelo menos três linhas de terapias anteriores. O estudo consiste em duas partes, um braço de monoterapia com escalonamento de dose e um braço de expansão de dose em monoterapia. Na análise interina, foram tratados 103 indivíduos com TNB-383B.

A aquisição está sujeita às condições habituais de conclusão, incluindo autorização das autoridades antitruste dos EUA, de acordo com a Lei Hart-Scott-Rodino.

Sobre a AbbVie
A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem as questões mais sérias de saúde de hoje e enfrentem os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos em causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia, Saúde da Mulher e Gastrenterologia, além dos serviços e produtos da AllerganAesthetics. Para mais informações, acesse http://www.abbvie.com.br. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Neonatologia, Virologia, Oftalmologia e Neurociência, além dos serviços e produtos da AllerganAesthetics. A AbbVie conduz mais de 64 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, envolvendo mais de 800 pacientes brasileiros e 200 equipes e centros de pesquisa em todo o país.

Sobre Teneobio, Inc.
Teneobio, Inc. é uma companhia de biotecnologia de fase clínica, que desenvolve uma nova classe de biológicos, Human Heavy-Chain Antibodies (UniAb®), para os tratamentos de câncer, autoimunidade e doenças infecciosas. A plataforma descoberta pela Teneobio, TeneoSeek, compreende animais construídos geneticamente (UniRat® e OmniFlic®), sequenciamento de próxima geração, bioinformática e tecnologias de montagem de vetores de alto rendimento. TeneoSeek identifica rapidamente grande número de moléculas específicas para alvos terapêuticos de interesse. Domínios de variáveis de anticorpos versáteis (UniDab®) derivados dos UniAb® podem ser transformados em proteínas terapêuticas multiespecíficas e multivalentes, ultrapassando os limites de anticorpos terapêuticos convencionais. A Plataforma plug-and-play de engajamento de célula T da Teneobio inclui um conjunto diversificado de anticorpos anti CD3 para uso terapêutico com eficácia ótima e toxicidade reduzida. Para mais informações, http://www.teneobio.com.

Referência

Editorias: Ciência e Tecnologia  Saúde