Aberta Consulta Pública para Atualização de Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT), com Inclusão de risanquizumabe, da AbbVie, para Pacientes com Psoríase Moderada a Grave

Até 5 de julho de 2021, a CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias recebe contribuições na consulta pública para atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Psoríase, com a inclusão do medicamento risanquizumabe para tratamento de pacientes adultos com psoríase em placas moderada a grave1. A incorporação do tratamento pelo SUS foi recomendada em setembro de 2020 e esta etapa é necessária para atualização do protocolo com a inclusão desta nova opção terapêutica.
A psoríase é uma doença autoimune de causa desconhecida, que acomete principalmente a pele e as articulações. O texto do PCDT apresenta critérios de diagnóstico, métodos de avaliação da gravidade e extensão das lesões e condutas terapêuticas de acordo com a classificação da psoríase 2 .

Pode contribuir qualquer pessoa acima de 18 anos. Os interessados devem acessar o site da CONITEC, localizar a consulta pública no 52 e seguir as orientações da tela, dando sua opinião sobre a inclusão de risanquizumabe no novo PCDT para psoríase.

Ao final do período da consulta pública, as contribuições serão avaliadas para publicação do PCDT e disponibilização do tratamento aos pacientes.

Sobre SKYRIZI® (risanquizumabe)
SKYRIZI® (risanquizumabe) foi aprovado pela Anvisa em maio de 20193, com indicação para o tratamento da psoríase em placas moderada a grave para pacientes adultos candidatos a fototerapia ou tratamento sistêmico. É um anticorpo monoclonal de imunoglobulina humanizada G1 (IgG1), que inibe seletivamente a interleucina 23 (IL-23), por meio de sua ligação à subunidade p19. A IL-23 é uma interleucina chave no processo inflamatório da psoríase.

Sobre a AbbVie
A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem as questões mais sérias de saúde de hoje e enfrentem os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos em causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia, Saúde da Mulher e Gastrenterologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Para mais informações, acesse http://www.abbvie.com.br. Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Neonatologia, Virologia, Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. A AbbVie conduz mais de 64 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, envolvendo mais de 800 pacientes brasileiros e 200 equipes e centros de pesquisa em todo o país.

Referências:

1http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2021/20210615_Relatorio_Psoriase_CP_52.pdf
2http://conitec.gov.br/proposta-de-atualizacao-de-protocolo-da-psoriase-esta-em-consulta-publica
3http://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/2019/05/27

Editorias: Ciência e Tecnologia  Saúde