Movimento Construção Saudável realiza a primeira pesquisa do setor sobre a impermeabilização e sua relação com problemas de saúde

Com dois focos de públicos: a sociedade em geral e os profissionais da construção civil, o objetivo é entender a compreensão sobre a relação dos problemas respiratórios e as patologias das edificações

O Movimento Construção Saudável realiza a primeira pesquisa do setor sobre a relação dos problemas respiratórios e as patologias das edificações. Dividida em duas análises, uma quantitativa e uma qualitativa, o objetivo é compreender os níveis de informação e conhecimento sobre o tema, tanto da população como dos profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e designers de interiores.

Em andamento, o estudo com os profissionais pretende compreender como lidam com o tema em seu dia a dia. “A intenção é identificar qual o conhecimento sobre impermeabilização, tanto teórico quanto prático, e como eles disseminam esse conhecimento para os clientes”, explica Júlio Cesar Barbosa, diretor executivo do Movimento Construção Saudável.

A pesquisa com a sociedade em geral, para entender o que a população percebe e entende sobre o tema, já foi concluída. “Avaliamos o nível de informação que as pessoas têm sobre a impermeabilização e sua relação com problemas de saúde para que as ações futuras possam ser planejadas de forma efetiva”.

A expectativa é contar com a participação de cerca de 500 pessoas, nas duas etapas. Após a coleta e análise dos dados, o material será compilado em um e-book, que será distribuído gratuitamente. \"Conscientes da gravidade da situação e mediante nossa missão, o Movimento Construção Saudável promove uma importante pesquisa para melhor avaliação quanto ao entendimento da nossa sociedade sobre a relação entre as patologias humanas com as das construções e a conscientização da gravidade dos problemas gerados. Somente assim poderemos contribuir com ações mais assertivas para tornar os ambientes onde se vive e trabalha mais saudáveis\", afirma Jorge Cardoso, diretor da Sika e representante da empresa no Movimento Construção Saudável.

Para participar da pesquisa, os profissionais podem responder o questionário neste link: https://forms.gle/zJE2r5tz55tGJbgX9

Sobre o Movimento Construção Saudável

O Movimento Construção Saudável reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização – Mactra, Sika, Vedacit e Viapol – com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas.

Criada em 2019, a iniciativa discute os benefícios de impermeabilizar de forma correta e as consequências que o processo traz para a saúde das pessoas. O Movimento promove ações em eventos, revendas, home centers e demais pontos de venda.

Conscientes do impacto na vida da população e de que grande parte espera o problema aparecer ao invés de prevenir, as empresas criaram o Movimento para conscientizar os profissionais, ampliar a percepção da sociedade sobre a importância do tema e, consequentemente, fortalecer o setor para transformar essa realidade.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Terceiro Setor
Empresa: RelatioNOW