Se tem uma coisa que ninguém pode negar é que a atual edição do Big Brother Brasil (BBB) é um fenômeno de audiência e popularidade. Mesmo quem nunca tenha assistido a um episódio do BBB21, provavelmente, sabe quem são os brothers que se destacam, as tretas que rolam na casa, enfim. Basta abrir qualquer site, ou mesmo a sua rede social favorita, para se atualizar sobre os principais acontecimentos e babados do programa. Esse sucesso, claro, tem chamado a atenção das marcas e aquelas que decidiram apostar nesse fenômeno de audiência não têm do que reclamar, quando o assunto é visibilidade.
No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho das marcas patrocinadoras se resume apenas a fornecer produtos para que os brothers consumam dentro da casa. Por trás das ações e exposição no programa, existe todo um trabalho estratégico para garantir que os efeitos sejam positivos aqui fora. E é para comentar algumas dessas estratégias que o DH Cast, podcast da Digital House que fala sobre transformação digital e novas habilidades, chamou a Avon e C&A para uma conversa sobre branding.
Além das estratégias de branding utilizadas no programa, o bate-papo também abordou outros assuntos, como pilares das marcas, vantagens de estar dentro de um programa de dimensão nacional, desafios para administrar a conversa nas redes sociais e como se posicionar a cada ativação dentro do BBB21.
\"No momento em que começou a prova do líder, houve um aumento de mais de 400% de usuários no app e no site. Para uma loja de departamento, fast fashion, isso é enorme. Para conseguir um resultado como esse, teria que ter um esforço muito maior. E ali estavam somente os brothers, vestindo as roupas da loja em um ambiente C&A, dançando e se divertindo\", revela Renata Marques, coordenadora de Estratégias e Consumer Insights na C&A ao comentar uma ativação em uma das provas do líder.
O crescimento da busca pelos produtos expostos no programa também foi comentado por Diego Santelices, gerente de Mídia & Insights na Avon. Ele afirmou que basta os brothers começarem a se maquiar para que as buscas e acessos ao site da marca disparem. \"Para as marcas que conseguem ter o produto dentro da casa, é um grande laboratório. E um teste de performance também. Se você não tem um produto que tenha qualidade de entrega, realmente, fica muito difícil. O BBB se torna uma grande vitrine para a gente aprender e saber mais sobre os produtos\", conclui.
Esses e outros insights já podem ser conferidos no episódio Tô no BBB! Marketing de entretenimento com Avon e C&A, da segunda temporada do DH Cast, que está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. O comando do podcast fica por conta dos professores da DH Bruno Cobbi e Natália Lira que, a cada quinzena, recebem convidados que se destacam no mercado para uma conversa descontraída sobre o universo da transformação digital, habilidades e carreiras digitais, em que buscam desmistificar este universo, além de impulsionar transições de carreira para as profissões do futuro.
Em dez episódios, a primeira temporada do DH Cast contou com a participação de profissionais que trabalham em grandes empresas, como XP Inc, NuBank, iFood e Itaú para discutir temas como: transição de carreira, comunidades em tecnologia, acessibilidade na web, marketing no mundo dos games e criação de uma cultura orientada ao consumidor.
Já a segunda temporada, que vai ao ar, quinzenalmente, às quartas-feiras, estreou em 24 de fevereiro, e já trouxe conversas sobre marketing humanizado, como construir uma carreira no exterior, o dia a dia da área de dados do Mercado Pago e como a transformação digital bagunçou as empresas. Nos próximos episódios, o podcast vai abordar temas como desenvolvimento de projetos pessoais, experiência do consumidor e LGPD.