Como assinar documento digitalmente em 5 etapas

Com a pandemia, diversas tendências e inovações foram aceleradas. Entre elas, está a possibilidade de assinar documentos digitalmente.

A verdade é que o avanço tecnológico tem transformado a forma como tudo é feito — incluindo negócios e acordos. Em uma realidade cada vez mais digitalizada e fluida, não faz sentido ser analógico. Por exemplo, por que ter processos de assinatura de documentos complicados e manuais, não é mesmo?

Com a assinatura manuscrita, é preciso imprimir documentos para digitalizá-los e, assim, enviar por e-mail. Em algumas vezes, enviá-los por correio e esperar que o destinatário os receba e assine corretamente, no prazo adequado. Essa sequência demorada, insegura e suscetível a erros e esquecimentos já foi responsável pela perda de muitos negócios.

Hoje, com alternativas como a assinatura digital, isso não precisa mais ser assim. Simplificando, a assinatura digital pode ser compreendida como uma espécie de impressão digital eletrônica. Ela permite que você assine um documento digitalmente e valide também outros assinantes.

Trata-se de um código matemático que autentica o documento do remetente. Assim, ele garante que o documento permaneça inalterado ao chegar ao destinatário.

Mas como tudo isso funciona na prática? Como assinar documento digitalmente? É o mesmo que digitalizar assinatura? Quais os benefícios para as empresas? É hora de tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e veja como é fácil, seguro e vantajoso aderir a esse tipo de assinatura.

5 passos simples para assinar documento digitalmente
Antes de mais nada, é importante esclarecer uma questão central. É preciso saber que assinatura digital e assinatura digitalizada não são a mesma coisa. Uma assinatura digitalizada é simplesmente uma reprodução da imagem da sua assinatura por meio de um equipamento com scanner. Ou seja, ela não apresenta qualquer recurso de segurança que demonstre autenticidade.

Diferente disso, a assinatura digital não envolve sua assinatura pessoal, mas um conjunto de registros comprobatórios da sua identidade. Desta forma, ela se torna inviolável e segura, tendo validade jurídica.

Assim como cada assinatura manuscrita é única, cada signatário recebe uma identidade digital exclusiva do provedor de serviços. Quando o signatário assina um documento, sua identidade é validada e a assinatura é criptografada, usando tecnologia de ponta.

Essa jornada para assinar documentos digitalmente, portanto, apesar de muito descomplicada, é bastante segura.

Confira, resumidamente, os passos para fazer a assinatura digital a partir de uma solução especializada, como a iGree, são:

1. Aceitar o contrato
Tudo inicia pelo recebimento e aceite do documento, como um contrato. Você deverá conferir um resumo da negociação feita e o contrato integral. Após ler o documento na íntegra e estando tudo em conformidade, é chegada a etapa de aceitar o contrato.

2. Fazer o vídeo
Para assinar documento digitalmente com o iGree é preciso proteção máxima. Por isso, a plataforma usufrui de um nível elevado de segurança na operação, solicitando um vídeo para validação. Fazer isso é muito simples. É só seguir as instruções que aparecerão na sua tela.

Você sabia que há fraudes feitas, inclusive, utilizando fotos das pessoas como meio de autenticação? Ao usar o vídeo com os critérios, há proteção contra este tipo de golpe.

Depois disso, basta repetir a frase que irá aparecer em sua tela. Seu vídeo será salvo e você poderá avançar rapidamente para a próxima etapa.

3. Assinar
Outra camada de segurança é adicionada com a assinatura feita por imagem. Esta, deve ser executada com cuidado para garantir a legibilidade.

Lembre-se de seguir atentamente as instruções em tela para garantir o máximo de assertividade e confiabilidade neste processo.

4. Enviar outros documentos
Dependendo do contrato, pode ser solicitado o envio de outros documentos, como RG, CPF ou CNH dentro do período de validade. Para isso, é possível tirar a foto do documento no momento da formalização ou subir um arquivo já digitalizado.

5. Finalizar
Com tudo enviado, é hora de finalizar o processo. Você receberá uma cópia do documento assinado em seu e-mail, podendo fazer o download dele nesta última etapa. Viu só como pode ser prático e seguro assinar documento digitalmente?

No final será feita agilmente uma série de validações com score que geram um certificado digital iGree, demonstrando a autenticidade e segurança.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Laiza Carneiro
Contato: Laiza Carneiro