E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Empresas estrangerias precisam de assessoria fiscal e contábil para operar no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Eduardo Todeschini
Eduardo Todeschini



Complexidade tributária do País torna fundamental ter apoio de profissionais especializados nas normas e legislações nacionais para apoiar as operações e garantir conformidade com exigências legais e tributárias

No último ranking do Tax Complexity Project, que avaliou a complexidade tributária de 100 países, o Brasil ocupa a primeira posição. Para a população local, o resultado da pesquisa vem confirmar uma sensação generalizada. O sistema contábil e fiscal brasileiro é confuso e burocrático, sendo uma dor de cabeça para pessoas jurídicas.

Segundo dados da Receita Federal (RF), a cada ano, a arrecadação tributária custa R$150 bilhões às empresas, ultrapassando o valor correspondente à 32% do PIB nacional. Em fevereiro deste ano, o montante chegou a R$148,664 bilhões, maior valor da série histórica e em meio à inflação recorde.

Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global


A criação de um imposto único no Brasil é debatida há anos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/19, por exemplo, quer unificar cinco impostos – PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços) – no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

“A divisão do sistema tributário brasileiro dificulta ainda mais o atendimento às obrigações fiscais. Os tributos são cobrados a nível federal, estadual e municipal. Além disso, estados e municípios têm independência para regulamentar a cobrança de seus próprios impostos. Se, para as empresas brasileiras, entender esse sistema já é complicado, imagine para as estrangeiras”, afirma Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global.

Segundo o executivo, diante desse cenário complexo e de mudanças constantes, os serviços de um contador são fundamentais para ajudar as empresas a estar em conformidade com a legislação nacional. “Esta necessidade se torna ainda mais premente para as companhias estrangeiras que operam ou queiram operar no País, pois os serviços contábeis as auxiliarão a poupar tempo e esforços dos seus clientes”, explica Todeschini.

Aliás, mesmo no começo das operações no Brasil e sem gerar receita, essas empresas têm uma série de obrigações a cumprir, como entrega da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) anual e correm riscos, como por exemplo, a suspensão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de empresas com cadastro desatualizado. Há ainda muitas outras responsabilidade a atender como a EFD-Contribuições, arquivo digital para a escrituração da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, e o GFIP (guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), entre outros.

“As obrigações são muitas e os processos burocráticos. Qualquer detalhe que escape à atenção do responsável legal pode acarretar graves consequências para as empresas por parte dos órgãos fiscalizadores. Por esta razão, contar com a apoio de um contador garante a segurança necessária para que essas empresas possam operar de forma legal no território brasileiro”, reforça Todeschini.

Na hora de escolher um bom profissional é necessário considerar a experiência da empresa contábil ou profissional liberal, se está acostumado a trabalhar com empresas de outros países e suas boas práticas para manter os clientes sempre bem informados sobre os processos efetuados para a empresa, de forma transparente e didática. “Afinal, o contador deve apoiar a operação, mas ao longo do tempo é importante que os gestores da empresa internacional passem a conhecer e entender como funciona o sistema tributário e contábil brasileiro, acompanhando o desempenho do parceiro de negócios”, completa Todeschini.

Editorias: Economia  Internet  Industria  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: GP Comunicação  
Contato: Clezia Martins Gomes  
Telefone: 11-3129-5158-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: clezia@hotmail.com
MSN: clezia@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.