Genetec se associa a ABDC para disseminar conhecimento sobre melhores práticas de segurança em data centers

São Paulo, janeiro de 2022- A Genetec Inc., líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, acaba de firmar parceria com a Associação Brasileira de Data Center (ABDC) com o objetivo de disseminar as melhores práticas de segurança e contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais e da infraestrutura do setor.
A ABDC é uma instituição relativamente nova, fundada há cinco meses, para apoiar a consolidação e crescimento do setor de data centers no Brasil nos últimos anos. A parceria com a Genetec vem ao encontro do propósito da entidade que é disseminar conhecimento e formar profissionais para o setor, promover a normatização técnica, estabelecer e fortalecer relações institucionais com outras associações, órgãos governamentais e universidades, entre outros.
O momento de criação da instituição é muito oportuno, porque o setor de data centers vem crescendo substancialmente nos últimos anos devido à intensificação da transformação digital das empresas tradicionais e ao fortalecimento dos ecossistemas de startups e provedores de internet (ISPs) nacionais. “Os ISPs estão investindo em data centers de borda para conseguirem oferecer edge computing aos usuários de suas respectivas regiões e grandes infraestruturas estão sendo instaladas para atender às gigantes internacionais que precisam de hyperscale. Com isto, a tendência é que o setor triplique de tamanho até 2025”, diz Gustavo Moraes, presidente da ABDC.
Segundo Moraes, hoje a maioria dos data centers está instalada na capital e no interior do Estado de São Paulo, mas as empresas tendem a começar a investir em infraestruturas em outras regiões do País. “Por isto, uma de nossas metas é contribuir para reduzir a concentração, com a instalação e estruturação de pequenos e médios data centers em diferentes regiões, por meio da disseminação das melhores práticas e soluções de mercado a investidores, profissionais e fornecedores de todo o Brasil”, afirma o executivo da ABDC.
Para José Castro, gerente de Relações Institucionais da Genetec Brasil, o setor de data centers é estratégico para apoiar a evolução digital e a recuperação da economia nacional. É um setor altamente regulado e a tendência é que às exigências em termos de qualidade dos serviços e garantias de privacidade se ampliem em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“É um setor com grande potencial de crescimento, mas que precisa se aperfeiçoar, com normatizações e investimentos em educação e em soluções de padrão global, especialmente para segurança patrimonial e cibernética, no que poderemos ajudar muito, tanto com questões relativas à compliance, como na simplificação da governança por fornecermos soluções completas”, acredita Rodrigo de Oliveira, Gerente de Contas da Genetec Brasil.
.
De acordo com Oliveira existe uma grande carência por informações sobre soluções de segurança sofisticadas e unificadas, que hoje podem integrar-se com as demais ferramentas tecnológicas dos data centers, trazendo mais inteligência às operações e a parceria com a ABDC visa construir um conhecimento sinérgico sobre segurança. “Trabalharemos juntos em diversas ações de comunicação e de apoio aos associados, para que em um futuro próximo o Brasil venha a ser referência em segurança junto ao setor de data center”, conclui.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: GP Comunicação