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Genetec oferece sistemas de segurança desenhados especialmente para atender grandes espaços e eventos na volta dos negócios pós-pandemia
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A retomada dos negócios exigirá soluções com foco no planejamento e na unificação de dados para minimizar os riscos físicos e sanitários

São Paulo, 30 de setembro de 2021 - A retomada gradual da economia no pós-pandemia, com a volta de negócios e grandes eventos, em estádios e salas de concertos, por exemplo, exigirá que governos e empresas adotem estratégias de segurança eficientes, capazes de gerenciar com eficácia o fluxo de pessoas dentro e ao redor destes locais. Para que clientes, funcionários e fornecedores possam ter a melhor experiência, e contem com acesso seguro a áreas e ambientes pré-definidos, é fundamental que as equipes de segurança possam responder de maneira rápida e eficaz a qualquer tipo de situação.
A combinação de dados, a partir de uma variedade de sistemas, é um dos pontos que ajudam a aprimorar e personalizar a experiência dos clientes. Uma das maneiras encontradas pelas empresas é integrar credenciais de ingressos com acesso a áreas específicas, como suítes VIP, cervejarias e locais diversos, para que os clientes possam acessar os locais corretos com base no tipo de pacote de ingressos que adquiriram.
A Genetec Inc., líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, desenvolveu um sistema de segurança fácil de usar e que pode restringir o acesso de pessoas não autorizadas em determinados ambientes de maneira ágil, de acordo com os regulamentos locais, minimizando os riscos de segurança física e sanitária. O Genetec Security Center apresenta soluções unificadas e gerenciamento de ocupação com ferramentas analíticas e relatórios que permitem a visualização de dados em uma única tela, além de alertas sobre os limites de ocupação. A solução também facilita a produção ágil de relatórios de auditoria para demonstrar a conformidade de uma empresa com os regulamentos de distanciamento físico e exigências legislativas.
Com o ritmo acelerado de vacinação em todo o mundo, as pessoas estão ansiosas para voltar ao ritmo mais próximo possível da normalidade. De acordo com o projeto Our World in Data, da Universidade de Oxford, 43,7% da população mundial já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, sendo que seis bilhões de doses já foram ministradas globalmente. No Brasil, até o dia 21 de setembro, já haviam sido ministradas 223.47 milhões de doses.
Mas, ainda que os números incentivem a volta aos grandes eventos, em alguns países e localidades as autoridades de saúde pública não encorajam grandes reuniões, o que torna ainda oneroso para os organizadores de eventos investir recursos no controle de multidões e no fluxo de pedestres. Do ponto de vista do empregador, as regras de segurança no local de trabalho também podem exigir mais supervisão para garantir que os funcionários e contratados mantenham distância física dos clientes, bem como a manutenção de um registro de rastreamento do contrato no caso de um surto.
Um estádio, por exemplo, com capacidade de 50.000 a 100.000 pessoas, necessita de soluções ágeis e inteligentes para gerenciar o fluxo de pedestres, que considerem toda a experiência dos clientes, desde estacionar seu carro, encontrar assento, ir ao banheiro e visitas as lanchonetes. Além disso, é necessário desenvolver novos procedimentos para agilizar a passagem de um ambiente A para B, enquanto limita filas e multidões, contemplando, é claro, as necessidades e comportamentos dos clientes no planejamento, já que podem mudar de acordo com o tipo de programação e evento.
Sistemas de segurança inteligentes
A maioria dos grandes espaços já implementou sistemas de câmeras digitais, de controle de acesso, leitores de placas de veículos e outras tecnologias para monitorar a segurança de visitantes e hóspedes a fim de proteger áreas sensíveis. Aqueles que integraram os sistemas em um painel unificado puderam constatar que as ferramentas são úteis não apenas para a segurança do local, mas para todo o planejamento.
Por exemplo, ao buscar outras maneiras para combinar dados de uma variedade de sistemas, é possível aprimorar e personalizar a experiência de seus clientes. Para diminuir o tempo de espera em filas entre as pessoas que aguardam para escanear os tíquetes e passar pela segurança, alguns locais estão usando análises de contagem de público em seus sistemas de vigilância por vídeo digital. O software pode ser configurado para notificar a equipe apropriada se a linha exceder o número aceitável de pessoas, para que saibam abrir outro portão ou redirecionar a multidão.
A análise da câmera pode identificar a direção do tráfego de pedestres pela proporção de rostos entre as cabeças. Isso pode ser útil para alertar a equipe se as pessoas estão se movendo em direção a áreas restritas ou fechadas. A câmera também pode ser programada para fazer análise de borda e acionar um alerta de segurança, caso uma pessoa cruze para uma zona específica.
Controle de acesso sem contato
Outro diferencial é que, em vez de verificar os bilhetes físicos, muitos locais estão adotando credenciais do tipo cartão de embarque eletrônico sem contato. Alguns locais também alavancaram aplicativos de smartphones para ajudar as pessoas a encontrarem trajetos mais eficientes dentro do local, com sugestões de lugares para estacionar mais próximos da zona na qual sentarão, por exemplo, para reduzir a movimentação interna. Em alguns casos, esses aplicativos também possibilitam que os usuários peçam comida de seus assentos, para entrega ou retirada, reduzindo eventuais aglomerações em torno dos estandes de consumo.
Com um sistema de controle de acesso robusto, tíquetes eletrônicos e cartões de acesso de funcionários podem ser digitalizados ou tocados ao entrar ou sair de zonas específicas. Esta é outra maneira de gerenciar o controle de multidões e melhorar a segurança, limitando o acesso a certas áreas. No caso de um incidente de segurança, ou se o rastreamento de contato for necessário por razões de saúde pública, esses dados também podem ser usados para identificar quem esteve presente em um local e horário específicos.
Além da segurança
Estas tecnologias não são úteis apenas durante eventos. O Marketing é uma das áreas interessadas no financiamento de alguns desses sistemas, porque seus dados são valiosos para indicar onde as pessoas se reúnem e como se comportam. Assim, as equipes de marketing podem identificar posicionamentos estratégicos para banners ou gerentes de operações e implementar novas táticas para reduzir o congestionamento em eventos futuros.
Conforme a tecnologia se desenvolve e os sistemas se tornam cada vez mais integrados, haverá ainda mais inovação neste espaço. Tudo isso resulta em uma abordagem muito mais robusta, responsiva e proativa aos protocolos de segurança e saúde pública, o que acabará por melhorar a experiência do visitante.
Os visitantes não são os únicos a se beneficiar desse tipo de abordagem proativa e de tecnologia inteligente para a segurança do local. Funcionários, empreiteiros e fornecedores e até mesmo a comunidade do entorno, podem se sentir mais seguros sabendo que estes grandes espaços de eventos estão fazendo tudo que podem para manter o prédio e os estacionamentos seguros.
É possível, por exemplo, estabelecer consoles de chamada de emergência em todo o perímetro, para que as pessoas possam relatar problemas facilmente ou pedir ajuda se se sentirem inseguras. Outras aplicações práticas incluem o uso de tecnologias de controle de acesso para escalonar as entregas e limitar o contato físico desnecessário abrindo portões remotamente.
Visão holística
Análises de vigilância por vídeo, leitura de placas de veículos, controle de acesso, sistemas de intercomunicação, mapeamento de calor e outras ferramentas são essenciais para coletar dados sobre o comportamento do hóspede e garantir que áreas confidenciais estejam protegidas. Isto tudo é reunido em uma plataforma de segurança física unificada.
Com um sistema unificado, os grandes espaços podem classificar mais facilmente todos esses dados para encontrar insights acionáveis. Uma solução de software unificada permite que os colaboradores da empresa criem painéis que podem ser atualizados em tempo real. O mapeamento é um recurso útil para a obtenção de uma visão geral dos eventos e do comportamento dos visitantes, dentro e ao redor de um local conectado.
Com essa abordagem, as equipes de segurança podem ser implementadas com mais eficiência. O funcionário que atua na sala de controle é o maestro de uma orquestra. E cada membro da equipe poderá contribuir com informações em tempo real via smartphone ou tablete.

Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: GP Comunicação  
Contato: Clezia Martins Gomes  
Telefone: 11-3129-5158-

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