Freeport moderniza seu sistema de vigilância e rastreamento

Considerado o 16º maior porto dos EUA pelo critério de tonelagem estrangeira, o Freeport, no Texas, optou pela integração de seu sistema de radares com o Security Center Genetec, plataforma unificada de segurança
São Paulo, 21 de setembro de 2021- As soluções desenvolvidas pela Genetec Inc. , líder em tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, operações e inteligência de negócios, são utilizadas em vários portos ao redor do mundo. Um deles é o Freeport, no Texas, atualmente o 16º maior porto dos EUA pelo critério de tonelagem estrangeira. Localizado a cinco quilômetros das águas profundas, o Freeport recebe enormes cargueiros do Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, México, Venezuela e outros países, fato que contribuiu para a decisão de modernização de segurança, visando aprimorar a vigilância por vídeo e integrá-la ao sistema de rastreamento de navios por radar.
A administração do Freeport necessitava de um novo sistema que automatizasse o acionamento das câmeras quando os radares detectassem uma embarcação em sua zona de segurança. O objetivo era facilitar e agilizar o processo de tomada de decisão para todos os operadores do porto e, em menos de um mês, o Security Center Omnicast ™ , ferramenta de vídeo vigilância IP da plataforma Genetec, foi integrado ao sistema de radares e já automatizou os alertas.
Além de monitorar a área do porto, que está em expansão, e as embarcações que chegam, o Genetec Security Center pode ser utilizado também para outras aplicações, como, por exemplo, arquivamento de imagens e dados da operação. \"Esta solução foi fundamental para esclarecer uma ocorrência com um dos clientes do porto, que estava se queixando, e teve sua reclamação esclarecida por meio do levantamento das imagens de vídeo\", afirma Fábio Ferreira, gerente da Vertical de Cidades e Infraestrutura da Genetec Brasil, responsável pelo setor de portos nacional. Já o recurso de acesso remoto permite a conexão remota ao sistema Omnicast para qualquer tipo de manutenção necessária.
Por fim, com o sistema de radares embarcados em ação, o porto de Freeport pretende continuar promovendo avanços tecnológicos para sua segurança e planeja incorporar tecnologia de sonar à solução como um todo. Com isso, o Genetec Security Center ficará plenamente integrado com um sistema de radar e um sistema de sonar para a total segurança física e do perímetro aquático.
Freeport e os passos para sua atualização tecnológica
O Porto de Freeport surgiu quando o primeiro complexo de atracadouros foi construído em Freeport, no Texas, e é um dos mais acessíveis na costa do Golfo. O canal, de 130 metros de largura e 15 metros de profundidade, garante passagem rápida e segura para muitos cargueiros. No entanto, a expansão do porto trouxe também a necessidade da adoção de tecnologias mais modernas, como o rastreamento de navios por um sistema de radares.
Infelizmente, as funcionalidades do sistema anterior não possibilitavam a integração plena dessa tecnologia mais recente e impedia um desenvolvimento mais personalizado com outras soluções. Uma delas era incorporar câmeras sem fio adicionais ao seu sistema. A Lanair, importante integrador de sistemas de segurança com sede em Los Angeles, na Califórnia, parceiro da Genetec, com escritório em Dallas, no Texas, foi a empresa encarregada de propor soluções que pudessem atender às expectativas do Freeport, contemplando todos os requisitos de integração com o sistema de radar.
A escolha da solução de vídeo vigilância exigiu o estudo de detalhes de todo o processo de chegada e saída de cargas, via terrestre e marítima. Rick Benavidez, diretor de segurança física e patrimonial do porto de Freeport, explica que \"estávamos procurando um sistema IP avançado que pudesse operar integradamente com nosso sistema de radar de embarcações e crescer à medida dos nossos avanços.\"
Nas operações portuárias típicas, o sistema de radares opera de forma independente do sistema de vídeo vigilância. Quando as embarcações se aproximam, os operadores acionam manualmente as câmeras da área aquática. A administração de Freeport queria um sistema que possibilitasse a automatização do acionamento de uma câmera quando os radares detectassem uma embarcação em sua zona de segurança para dinamizar o processo de tomada de decisão dos operadores.
O ideal era um sistema de arquitetura aberta com capacidade de integração e que permitisse incorporar tecnologia de câmeras sem fio para, no futuro, aumentar o número de câmeras instaladas. Steve Rogers, vice-presidente e sócio-gerente da Lanair, propôs então a solução Genetec Security Center Omnicast™. \"Uma das principais razões para optar pela Genetec foi a abertura e maturidade do seu sistema de desenvolvimento de software, que nos deu a capacidade de programar funcionalidades que os demais não ofereciam\", afirma Rogers.
No sistema de radar, uma linha de demarcação se torna amarela sempre que uma embarcação se aproxima. Caso a embarcação prossiga na mesma direção, a linha torna-se vermelha e o sistema de radar envia um alarme aos operadores, ao mesmo tempo em que aciona as câmeras mais próximas ao navio no Omnicast. O sistema de radar continuará a alternar feeds de vídeo das câmeras com imagens do navio se aproximando do porto. \"Recebemos um sinal de indicação de alarme e, a partir de uma imagem da câmera, podemos saber imediatamente se a embarcação é de um guarda costeiro ou de alguém que tenha autorização para entrar. Caso a embarcação seja autorizada, conseguimos responder a esse tipo de problema de forma mais rápida e efetiva, especialmente na área aquática\", explica Benavidez.
Para incrementar a segurança aquática, foram instaladas ainda novas câmeras com conexão sem fio à rede em torres de radar há alguns quilômetros do porto. As câmeras foram instaladas com codificadores e receptores sem fio ponto a ponto, o que facilitou a comunicação com o Security Center e melhorou a qualidade do vídeo. \"Temos diversas câmeras conectadas sem fio, com imagens e cores claras e nítidas, que superam de longe as minhas expectativas em relação à tecnologia sem fio\", avalia Benavidez.

O porto de Freeport utiliza outros recursos intuitivos do Security Center, como o acesso remoto e a detecção de movimentos. O porto também estabeleceu regras de detecção de movimento durante horários do dia, nos quais os quadros de vídeo não deveriam indicar nenhuma movimentação. O sistema tem alarmes de evento pré-definidos, de modo que os operadores não precisem se preocupar com essas áreas do porto, a não ser que um alarme seja disparado. \"Sabemos bem que se trata de uma solução expansível e achamos que temos o sistema certo para seguir em frente com planos futuros de crescimento, quando eles surgirem\", diz Benavidez.
Sobre a Genetec
A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas automotivas (ANPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 80 países. Para mais informações sobre a Genetec, visite: http://www.genetec.com .
Contatos para a imprensa:
Market21 Comunicação & Marketing
Clezia Martins Gomes / clezia.gomes@market21.com.br / (11) 99112-6942