Agrícola Alvorada protege suas unidades de negócios com Genetec Security Center

Grande empresa de agronegócio, distribuidora de defensivos agrícolas e sementes mato-grossense optou pela plataforma unificada da Genetec para proteger sua matriz e sete unidades distribuídas no estado. Solução contribuiu para a definição de uma nova política de segurança e para melhor gestão do negócio
São Paulo, 11 de agosto de 2021 - O agronegócio brasileiro é um dos motores da economia e um dos mais importantes setores a compor o PIB nacional. Hoje é também um dos setores que mais investem em tecnologia para aperfeiçoar seus negócios, ganhar produtividade, eficiência e otimizar recursos. Mas, assim como outros mercados, sofre também com roubos e furtos, bem como invasões inesperadas em suas instalações. Diante deste cenário de constante investimento em tecnologia, os empresários precisam também se preocupar em garantir segurança patrimonial e cybersegurança, em especial pela entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados.
Consciente desta nova realidade e do crescimento de roubos de cargas por quadrilhas especializadas em defensivos agrícolas e em função de uma primeira invasão a um de seus armazéns em 2019, a Agrícola Alvorada constatou que era necessário procurar no mercado uma solução de segurança mais robusta, unificada que permitisse monitorar e controlar remotamente suas unidades. \"Decidimos então conversar com nossos pares para obter indicações de uma empresa especializada em segurança, que pudesse nos ajudar a fortalecer nossas operações e obtivemos a indicação da Ausec, representante da Genetec, que atende várias outras empresas nos segmentos de armazenagem e distribuição de defensivos na região\", conta Francisco Vargas, diretor financeiro da Agrícola Alvorada.
Wagner Figueiredo, diretor geral da Ausec, conta que o primeiro passo foi fazer uma imersão na matriz e nas sete unidades da Alvorada para entender suas necessidades, pontos fortes e fracos - vulnerabilidades e riscos. Com isso, a Ausec teve uma visão global da operação e identificou a necessidade de modernizar toda a infraestrutura existente.
\"Depois desta análise geral da infraestrutura de segurança, nós concluímos que era preciso estruturar uma central de segurança, atuante 365 dias por ano, durante 24 horas, com padronização e consolidação das informações, além de garantir proteção em camadas. Era necessário também investir na contratação e treinamento dos profissionais para utilizarem a solução Genetec Security Center, que garante uma visão geral e unificada das unidades da Alvorada em uma única tela, tornando mais assertivo e fácil o monitoramento e controle das ocorrências, bem como a tomada de decisão por uma equipe otimizada\", comenta Figueiredo.
Para comprovar os benefícios do Genetec Security Center para a Alvorada, a Ausec fez uma POC (Prova de conceito) de dois meses, incluindo as ferramentas Genetec Omnicast e soluções de proteção em camadas da Axis Communications , que contemplam câmeras móveis integradas a radares de intrusão. \"Nós instalamos 106 câmeras fixas, 14 câmeras móveis, 26 radares - que detectam movimento a 50 metros das propriedades -, sete cornetas e sete centrais de alarme, conectados aos sensores de intrusão, ou seja, de impacto, de porta pesada, IVP, IVA e botões de pânico fixo e móvel, todos integrados ao Security Center\", explica Figueiredo.
Com o Security Center, os operadores da central de segurança controlam todas as unidades em uma única tela e contam com um sistema de áudio com mensagens pré-gravadas que lhes permite mandar mensagens personalizadas, que indicam as providências a serem tomadas pelos diferentes membros da equipe. Mas o diretor da Agrícola Alvorada destaca que não foi só a área de segurança que foi beneficiada. Com o Genetec Security Center, nós temos informações para garantir maior segurança no trabalho e melhor controle da infraestrutura, evitando desperdícios como, por exemplo, um cano vazando quando unidade está fechada, pois com a geração de alertas é mais rápido o conserto dos canos rompidos, por exemplo\", detalha o executivo da Alvorada.
Para João Paulo Sousa, diretor de Vendas da Genetec Brasil, o projeto da Agrícola Alvorada foi extremamente importante, porque reforçou a eficiência das soluções da Genetec aplicadas ao setor de agribusiness, que é estratégico para a companhia no Brasil. \"Neste projeto tivemos a oportunidade de trabalhar em sinergia com nossa parceira Ausec e percebemos o amplo potencial do setor de agro, para o qual temos soluções de segurança que vem ao encontro dos seus desafios atuais\", comenta o executivo da Genetec.
O próximo passo da Agrícola Alvorada é avaliar estrategicamente a implementação das soluções Genetec em suas demais unidades de negócios - 15 no Total, localizadas na região sul do Mato Grosso, entre o Araguaia e o Xingu.

Editorias: Alimentos  Economia  Informática  Industria  Negócios
Empresa: GP Comunicação