E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Videogames: a porta de entrada perfeita para cibercriminosos
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Imagem de p2722754 por Pixabay
Imagem de p2722754 por Pixabay

Os consoles e videogames foram para muitas crianças e adolescentes a “válvula de escape” escolhida para ocupar as longas semanas de confinamento. De acordo com a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil, 75,8% dos gamers brasileiros informaram ter jogado mais durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Por isso, os videogames têm se tornado cada vez mais um alvo dos cibercriminosos, especialmente agora que muitos jogadores associam contas, dados bancários, informações pessoais, correio eletrônico, entre outros.

A Check Point Software Technologies destaca os principais riscos associados a essas plataformas:

• Downloads de sites não oficiais: Os usuários recorrem muitas vezes a sites de terceiros para acessar variados jogos por um preço muito mais baixo. Em contrapartida, estas plataformas não oferecem quaisquer garantias de segurança, podendo resultar no uso indevido de dados pessoais ou na anexação de arquivos maliciosos nos próprios downloads. A Check Point Software recomenda aos usuários que realizem estas operações por meio de sites oficiais, evitando sempre as plataformas de origem duvidosa.

• Roubo de identidade bancária: Quer seja em dispositivos móveis ou consoles, cada vez mais pessoas compram jogos via lojas virtuais das respectivas plataformas, em vez de se dirigirem aos espaços físicos. Ao efetuar uma compra online, é necessário fornecer detalhes bancários – uma das mais acessíveis portas de entrada para cibercriminosos. Antes de compartilhar esses dados, é essencial garantir que o site possui as devidas medidas de segurança. Para tal, procure pelo indicativo https:// no início da URL. Caso esteja presente, quer dizer que a página em questão está protegida por um certificado SSL, uma medida de segurança digital que encripta a comunicação ocorrida entre o site e o navegador.

• Ataques de phishing: Nestes casos, os cibercriminosos têm a vantagem de muitas das suas vítimas serem crianças ou adolescentes que muitas vezes não estão familiarizados para os potenciais indícios de um ciberataque. A Check Point Software desaconselha clicar em links enviados via e-mail por remetentes desconhecidos e o download de anexos. No caso de receber mensagens não solicitadas por parte da empresa de videogames (por exemplo, pedidos de redefinição de senha), visite o site oficial diretamente por meio de mecanismo de pesquisa para verificar a veracidade do e-mail recebido.

• Câmera, microfone e permissões de localização: estas autorizações são predominantemente requeridas por aplicativos móveis e jogos e apesar de serem muitas vezes condição essencial para jogar, os especialistas da Check Point Software recomendam desativá-las sempre que possível. No caso de um ciberataque a um dispositivo ou à própria empresa a quem se concede estes acessos, o usuário terá os seus arquivos expostos a utilização indevida e potencialmente prejudicial.

Editorias: Cultura e Lazer  Informática  Internet  Serviços  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Juliana Vercelli  
Contato: Juliana Vercelli  
Telefone: 11-4152-1862-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.