|
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay |
O autor Ricardo Oliveira Neves lança no Brasil o seu 7º livro de negócios com o título “Sensemaking: Liderança por propósito”, cujo objetivo é fornecer um conteúdo inovador no teórico e na prática dos negócios referente ao desenvolvimento de um modelo de liderança para o chamado “novo normal”.
A proposta central do livro é fornecer um verdadeiro “guia” para nortear os princípios que devem ser desenvolvidos nas novas organizações, em especial neste mundo pós-pandemia. “A intenção é apresentar a evolução dos modelos de liderança essenciais para o século 21, em que o modelo comando-e-controle já não funciona mais”, explica Ricardo Oliveira Neves.
A atividade como escritor emerge da prática como consultor em estratégia, comunicação e marketing que Neves traz na experiência de aproximadamente três décadas de serviços prestados às empresas de classe mundial e organizações internacionais de fomento e promoção do desenvolvimento sustentável, como o Banco Mundial e agências das Nações Unidas. Neves apoia-se também em pesquisas, pois como gosta de frisar “não há nada mais prático que uma boa teoria”. Assim, Sensemaking nasceu em um sabático acadêmico que Neves vivenciou entre 2017 e 2019 na Universidade NOVA de Lisboa, onde se aprofundou no tema liderança e comunicação, tendo sido contemplado com o Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação especialização Comunicação Estratégica.
Sensemaking foi motivado fundamentalmente pela constatação de que as empresas ainda não estão preparadas para um modelo que substitua o gerenciamento comando-e-controle. Como Neves dispara “boa parte da mentalidade corporativa ainda idolatra o modelo ‘A Arte da Guerra’, que se esgotou e que está em dissonância cognitiva com o mundo do século 21”. O que explica, segundo Neves, as dificuldades do mundo corporativo no recrutamento e retenção dos melhores talentos do mercado, especialmente dos que fazem parte das gerações Milênio e Z.
Sensemaking é dividido em quatro partes, apresentando de forma clara a jornada que as empresas precisam percorrer para alcançar o novo padrão de sucesso no mercado. A primeira parte explora o conceito de Complexidade Exponencial, demonstrando com estudos e exemplos práticos porque o sistema atual está “quebrado”. A segunda parte aprofunda a temática da Comunicação como função estratégica da liderança, em que Neves aponta o novo protagonismo da comunicação – sob o novo paradigma “Sensemaking” – e apresenta didaticamente a nova caixa de ferramentas de comunicação da liderança para o século 21.
Já na terceira parte, Neves aborda outro tema central da discussão mundial: o propósito e o impacto na sociedade, ou seja, um novo modelo de orientação da liderança para as empresas nos quais o lucro é apenas parte do sentido da existência organizacional. Essa parte destrincha a evolução do desenvolvimento organizacional das empresas demonstrando com fatos as mudanças sistêmicas e o advento de novos referenciais, bem como os KPIs - Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, abordando concepções expressas nas siglas que se tornam cada vez mais conhecidas no mundo corporativo, como CSR – Corporate Social Responsibility, ESG –Environmental Social Governance e SDGs – Sustainable Development Goals.
Na quarta e última parte do livro, orientada para a prática, Neves apresenta uma nova metodologia para a verdadeira mudança de mentalidade nas empresas e pessoas: Mindset Transformational Process (MTP), cujo objetivo principal é orientar e facilitar o processo colaborativo de tomada de decisão para equipes no desafio da mudança sistêmica e transformação da mentalidade nas empresas e instituições. Um processo que Neves resume como liderar em direção a um “novo normal”.
Publicado pela Editora Neo21, o livro “Sensemaking: Liderança por propósito” de Ricardo Oliveira Neves já está disponível no site (http://www.neo21.com.br/livros/sensemaking-lideranca-por-proposito-por-ricardo-oliveira-neves) da editora ou pela Amazon.com. O livro também será lançado brevemente nas edições em inglês e em espanhol.