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Pesquisa




Geração Z no mercado de trabalho em 2025 cria desafios novos para gestores
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Recente pesquisa Check-up de Bem-Estar, divulgada pela Vidalink com mais de 10 mil pessoas, mostra que 33% dos trabalhadores da geração Z, nascidos entre 1995 e 2009, ainda não estão totalmente adaptados à realidade do mercado de trabalho. Dentre os principais pontos averiguados estão dificuldades financeiras e falta de comodidade nos atuais empregos.

Com tamanha insatisfação, como uma empresa pode criar ambientes de trabalho que sejam mais amigáveis para os novos colaboradores? Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, a chegada desta nova geração é um desafio para as empresas que precisam ter mais atenção para não perder jovens talentos:

“Uma desvantagem deste novo grupo de profissionais está na vivência que tiveram em sua formação profissional. Não dá para negar que a pandemia impactou os mais jovens, pois muitos estavam estudando quando se isolaram socialmente pelas restrições, mudando rotinas de estudos. Agora são eles que estão assumindo funções nas empresas, criando um certo choque de realidade.”

A pressão no ambiente de trabalho, principalmente presencial, também entra na conta da pesquisa. A nova geração criou uma expectativa diferente das anteriores, que tinham outras metas.

As gerações mais novas não têm o mesmo objetivo de quem está há mais tempo nas empresas, com muitos se questionando sobre como essas pessoas permanecem anos em um mesmo trabalho. É a geração do vídeo curto, do trabalho EAD, do ambiente mais livre que muitas vezes pode colidir com a realidade do trabalho que encontram.


Qual o desafio dos gestores de RH?


Se 33% da geração Z. não está confortável com seus gastos, como ficou claro na pesquisa, essa insatisfação impacta diretamente em seus empregos.

Para a Gerente, criar um ambiente que não cause sensação de insatisfação e que não abale a estabilidade emocional de quem está na rotina de trabalho é o melhor começo para manter colaboradores mais centrados e satisfeitos:

“Esse é o papel dos gestores das empresas. Estamos falando de treinamentos, acesso a ferramentas online, trabalho em formato híbrido ou à distância, além de apoio para questões de saúde mental e física. A nova geração procura recompensas imediatas e, quando não as consegue, frustra-se rapidamente. Cabe às empresas encontrar o equilíbrio corporativo para que cada vez menos jovens se sintam insatisfeitos em seus trabalhos”, finaliza.

Editorias: Economia  Serviços  Recursos Humanos  Teen  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 03/02/25
Fonte do release
Empresa: KAKOI  
Contato: KAKOI Comunicação  
Telefone: 41-30147662-

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