Onde você se vê daqui a cinco anos? Como responder na entrevista de emprego
Onde você se vê daqui a cinco anos? Como responder na entrevista de emprego
...

Quem pode dizer que está na mesma empresa há mais de cinco anos? Permanecer na empresa ou função pode ser uma tarefa difícil, mas ela começa quando o recrutador faz a temida pergunta: onde você se vê daqui a cinco anos?

Esta é uma das perguntas que mais aparecem durante processos seletivos e por mais que possa parecer uma pergunta “pegadinha” -  o candidato precisa se preparar para responder de maneira satisfatória.

Qual o interesse desta pergunta?
Não é uma pergunta pegadinha como se pensa. Quem faz esta pergunta está interessado ​​em saber até que ponto a empresa poderá contar com você  e se a própria empresa atenderá suas expectativas, se o trabalho está de acordo com a projeção de médio e longo prazo do candidato.

Como responder?
A melhor forma de responder esta pergunta é dizer quais são seus objetivos profissionais tentando integrar aos valores da empresa: “O candidato precisa fazer um trabalho de pesquisa sobre o negócio e tentar aliar ao máximo com o que ele já possui de experiência profissional e sua formação educacional” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Honestidade
O candidato precisa ser o mais honesto possível e Catalano orienta investigar não só a empresa, mas também o setor. Esse conhecimento dará ao candidato uma resposta sólida e realista, ou seja, a honestidade nas respostas será real.  Responder mal, ou ser vago, faz com que o recrutador pense que o candidato não está investindo em uma carreira:

Comece identificando seus objetivos, no curto, médio e longo prazo, e quais estratégias serão aplicadas para atingi-los. Entenda se está realmente disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades que surgirão pelo caminho e a melhor maneira é criando um planejamento realista com suas habilidades adquiridas, as que precisa desenvolver, os recursos necessários para aprimorar e, se possível, a data limite para atingir suas metas.

Tem resposta certa?
“São perguntas profissionais, acadêmicas e pessoais. No âmbito da educação, o candidato  pode responder que em dois anos pretende acabar sua graduação. No profissional, uma resposta interessante é apontar que em dois anos pretende deixar de ser estagiário para ser assistente, por exemplo, ser promovido, assumir novos desafios na empresa. Já no pessoal, a pessoa pode correlacionar seus objetivos com o trabalho, como aprender um novo idioma, ou simplesmente dizer que pretende comprar um carro novo ou trocar de casa”.

Editorias: Economia  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior