As principais atividades de apoio logístico que a terceirização traz para empresas
...

Com as festas de fim de ano chegando e uma boa porcentagem da população vacinada, o comércio vai aumentar suas vendas com muito mais pessoas nas ruas. A expectativa é que o Natal movimente R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o aumento no volume de produção precisa ser acompanhado de soluções logísticas para suprir a demanda extraordinária - e ainda dá tempo de começar a implementar, de maneira terceirizada, estas soluções:

“O gerenciamento de pedidos é peça chave para a produção chegar no prazo. Engloba desde rastreamento desde o seu início até o atendimento e o gerenciamento de pessoas envolvidas na produção. Nenhum processo é isolado e tudo obedece um ciclo conectado. Sem essa conexão, o caos vai atrapalhar aquele sendo o melhor momento da produção durante todo o ano.”

Com mais canais, aumentam as atenções
São diversos os canais de vendas, de lojas físicas ou online. Renato considera inadmissível uma indústria se perder neste oceano de opções para transações e suas distintas interações com o cliente:

“Pode acontecer de um cliente comprar na web, mudar o pedido na central de atendimento e optar por retirar o pedido em uma loja física. A indústria precisa ter capacidade de atender seus clientes que estão transitando entre os diversos canais de vendas. Sem organização, fica impossível realizar esses ajustes trazendo prejuízos a imagem da empresa”.

As etapas que o apoio logístico terceirizado vai trazer para indústria:

Disponibilidade de inventário
Quando é verificado se o inventário está disponível nos protocolos. Como as indústrias trabalham com diversos produtos, é fundamental não se perder desde o começo.

Fluxo de pedido
Temos os tradicionais PDVs, mas as vendas via web também entram nesta conta. É preciso muito cuidado e organização para não se perder nos diferentes canais de pedidos (central de atendimento, loja física e marketplaces)

Averiguação
O momento de verificação do pedido acontece quando um profissional ou sistema automatizado faz a checagem (com o cliente) em cada pedido. Dados sobre a coleta, sobre quem comprou, destino do produto, dados de pagamento, códigos promocionais, e outras informações que validem o pedido.

Inventário
Sem um inventário bem organizado, fica impossível saber que a aquisição está no estoque, pronta para ser despachada.

Atendimento
Este é outro fator de verificação importante. O produto acaba despachado por um canal de distribuição (pode ser um depósito ou centro de distribuição) ou direto na loja para retirada. É nesta etapa que o cliente vai avaliar se tudo correu bem e, de fato, concluir o serviço.

Editorias: Economia  Industria
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior