E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




UTFPR Campus Curitiba: conheça o Programa de Educação Tutorial (PET)
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
UTFPR Campus Curitiba: conheça o Programa de Educação Tutorial (PET)
...

Com o objetivo de estimular a formação crítica e cidadã de estudantes da graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, a instituição integra o Programa de Educação Tutorial (PET), constituído por grupos temáticos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada. São quatro grupos formados por bolsistas da universidade sob o comando dos professores da instituição, ou tutores.

A UTFPR teve quatro projetos aprovados em editais do MEC com os grupos sendo aceitos em anos diferentes. Todo o projeto é custeado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na UTFPR Campus Curitiba, os grupos ativos no momento são: PET Computando Culturas em Equidade, PET Engenharia Eletrônica, PET Engenharia da Computação e
PET Política Públicas.

A professora do Departamento Acadêmico de Informática, Marília Amaral, tutora do grupo Computando Culturas em Equidade (CoCE), explica que cada grupo tem uma natureza temática e objetivos diversos: “No grupo PET Computando Culturas em Equidade, por exemplo, acontecem diversas atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, envolvendo robótica na educação com proposta de baixo custo, por exemplo. Também são abordados temas sobre gênero e tecnologia, além de repositórios educacionais abertos”.

O PET-CoCE oferece cursos para a comunidade envolvendo temas como: Linux, Arduino e HTML. Com relação à extensão, este grupo realiza atividades com a comunidade externa por meio de oficinas de programação para crianças com Altas Habilidades e Super Dotação, oficinas de robótica em CMEIs, oficinas com docentes da Secretaria Municipal de Educação e Oficinas em instituições como o Lar dos Meninos de São Luiz para inclusão digital de instrutoras e de crianças.

De olho no futuro: Engenharia de Computação
Sob a liderança do professor Cesar Augusto Tacla, o Grupo PET de Engenharia de Computação do Campus Curitiba (PETECO) realiza minicursos sobre temas ligados à computação, como programação e confecção de placas de circuito impresso: \"Trabalhamos em colégios públicos de ensino médio e fundamental realizando oficinas para atrair estudantes à universidade e nossos cursos. A ideia é desmistificar o ensino superior e a computação. Para mostrar que a universidade é algo possível, mostramos os meios de entrada e as formas de permanência na universidade na linguagem deles” explica Cesar.

Inscrições
Para participar, os/as estudantes se inscrevem anualmente em um Edital de Seleção de cada um dos grupos (é independente, cada grupo tem seu edital). E neste edital há os pré-requisitos necessários: http://portal.mec.gov.br/pet

Sobre a UTFPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira e única universidade assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A UTFPR tem como missão desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade. E tem como visão ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.

Para mais informações acesse: http://www.utfpr.edu.br/noticias/curitiba

Editorias: Ciência e Tecnologia  Criança  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior  
Contato: Aroldo Glomb  
Telefone: 41-30147662-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.