Quais são os principais gargalos dos processos produtivos e como resolver
Quais são os principais gargalos dos processos produtivos e como resolver
...

Na linha de produção, uma série de fatores pode atrapalhar e atrasar toda a operação - são os temidos gargalos. Pode ser um problema financeiro, um detalhe comercial que saiu errado, um fator administrativo ou mesmo uma falha da logística que não foi percebida.

“Quando algum destes pilares falha, aí temos um gargalo que pode ser mais ou menos dramático. O que não muda é  que o gargalo atrapalha a produção” explica Renato Pádua, Executivo de Contas da CWBem:

O que fazer neste caso?
Existem ações corretivas que podem eliminar este problema. Renato lembra, no entanto, que cada empresa - ou setor dentro de uma companhia - pode apresentar falhas específicas e que cada solução, portanto, deve ser personalizada.

Os gargalos mais comuns nas plantas fabris:
- Falta de gerenciamento de matéria-prima
- Ausência de acompanhamento profissional na produção
- Possíveis falhas em equipamentos ou maquinários obsoletos
- Desperdício de insumos
- Falta de controles de estoque
- Ineficiência no gerenciamento de custos

Soluções contra gargalos somente após entender o problema
Na produção em uma indústria, o mais urgente é identificar um ou mais gargalos na rotina. Renato explica que existem, sim, ações corretivas aplicáveis para cada gargalo, mas avisa: Após implementado, deve haver uma melhoria contínua para evitar que os problemas voltem ou que surjam outros:

“Um passo anterior à terceirização de um setor, por exemplo,  é o mapeamento de toda a empresa para conhecer, através de profissionais experientes, todo o processo produtivo. Analisando etapa por etapa, entendendo quais insumos requerem mais atenção e o que precisa ser feito em cada maquinário, é possível apurar quais os verdadeiros problemas que geram estes gargalos e realizar os ajustes\" finaliza, Pádua.

Editorias: Economia  Industria  Negócios
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior