Após conquistar mercado nacional, RH NOSSA desbrava América latina
Após conquistar mercado nacional, RH NOSSA desbrava América latina
...

Empresas brasileiras que desejam internacionalizar seus negócios, principalmente para a América do Sul, e não sabem como começar, já podem contar com uma grande aliada. Desde outubro, a RH NOSSA também está com suas operações voltadas para os países do cone sul.

A Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano,  diz que o trabalho só foi possível começar depois de uma análise detalhada do mercado latino-americano, que difere do brasileiro nos aspectos trabalhistas e até mesmo culturais: “Foi um dos principais desafios destes 27 anos de existência da RH NOSSA. Procuramos mergulhar na cultura,  entender o mercado local, a sua legislação e em como poderíamos atuar.”

Catalano explica que foram semanas de pesquisas qualitativas e quantitativas. A estratégia foi pensada para a inserção e adaptação de um modelo inovador para o novo mercado, até então, inexplorado para empresas de recrutamento brasileiras.

“Foi preciso entender profundamente as normas locais e eventuais restrições, pois não podemos entrar em um país sem entender a sua realidade. Aprendemos todos os procedimentos burocráticos, quais os requisitos técnicos e diversos outros detalhes que nos permitem levar conhecimento para outros países.”

CHI CHI CHI LE LE LE! VIVA CHILE!

O primeiro case da RH NOSSA já está acontecendo em Santiago no Chile! Foi desenvolvido um estudo completo da região para uma multinacional no país andino, com mapeamento do que é preciso para começar a operação com vagas para a capital, Santiago, e para as cidades próximas:

Após uma pesquisa enorme sobre quais são as fontes de divulgação de vagas, foram criadas parcerias exclusivas com os maiores portais e sites especializados chilenos, além de assessoria de imprensa própria e divulgação em grupos de redes sociais e aplicativos para a divulgação das vagas:

“Criamos um hotsite exclusivo para o Chile e está indo muito bem. Todas as nossas entrevistas acontecem em espanhol, assim como toda a avaliação do processo, através de uma equipe multiétnica. As empresas que desejam se internacionalizar não precisam se preocupar com burocracia e nem mesmo com o recrutamento e seleção de mão de obra. O Chile é apenas o começo, com aproximadamente 100 vagas abertas para armazém, cross docking e loss\" completa Catalano.

Sua empresa na América Latina precisa de ajuda para começar? Fale com a RH NOSSA agora mesmo! Nós podemos te ajudar!

Editorias: Economia  Industria  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Aroldo Antonio Glomb Junior