Preço médio do m² em Brasília é de quase R$ 11 mil, segundo Wimoveis
Preço médio do m² em Brasília é de quase R$ 11 mil, segundo Wimoveis
...

Mais uma vez, os imóveis em Brasília registraram alta no preço de venda. De acordo com o Wimoveis, maior portal imobiliário do Distrito Federal, o valor chegou a R$ 10.870/m² no relatório de julho, um aumento de 1% em relação ao mês anterior. Em 2021, o preço do m² já cresceu 8,4%, enquanto a alta acumulada em 12 meses é de 12,8%.

Brasília possui o valor do m² mais alto entre as cinco cidades analisadas pelo relatório do Wimoveis. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, o preço de venda custa, respectivamente, R$ 9.390/m², R$ 8.672/m², R$ 7.155/m² e R$ 5.329/m².

Nos últimos 12 meses, os locais de Brasília que mais se valorizaram foram Zona Industrial de Guará (R$ 11.680/m², +17%), Vicente Pires (R$ 3.348/m², +18%) e Região dos Lagos – Sobradinho (R$ 3.724/m², +20%). As maiores desvalorizações ocorreram no Setor Hoteleiro Norte (R$ 9.477/m², -9%), Setor Habitacional Meireles (R$ 2.867/m², -7,2%) e Riacho Fundo I (R$ 3.601/m², -6,0%).

Preço do aluguel cai novamente

Em julho, de acordo com o relatório do Wimoveis, o valor médio do aluguel registrou uma leve queda, de 0,1%, em relação ao mês anterior. Dessa forma, um imóvel padrão (65m², dois quartos e vaga na garagem) tem locação média por R$ 2.729/mês. Em 2021, houve um aumento de 3,3% nos preços do aluguel, enquanto em 12 meses o crescimento é de 2,3%.

Entre junho de 2020 e junho de 2021, as regiões que mais registraram queda nos preços foram o Centro de Guará (R$ 1.317/mês, -15%), Samambaia (R$ 1.187/m², -7%) e Setor de Hotéis e Turismo Norte (R$ 4.060/mês, -4%). Já as altas ocorreram em Samambaia Norte (R$ 1.199/m², +13%), Samambaia Sul (R$ 1.198/m², +17%) e Ceilândia Centro (R$ 1.405/m², +20%).

Rentabilidade

O índice de rentabilidade imobiliária relaciona o preço de venda e valor de locação do imóvel para verificar o tempo necessário para recuperar o dinheiro utilizado na aquisição do imóvel. No relatório de julho, o índice se manteve em 4,2%. Dessa forma, são necessários 24 anos de aluguel para obter o valor investido na compra do imóvel, 10,8% a mais que há um ano.

Sobre o Wimoveis:

Fundado em 1998, o Wimoveis é o maior portal imobiliário do Distrito Federal. Em 2014, foi adquirido pelo Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País. Em 2016, o Wimoveis passou por um processo de modernização. Atualmente, conta com mais de 3 milhões de visitas por mês e 12 milhões de pageviews gerados mensalmente.

Sobre o Imovelweb:

Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em http://www.imovelweb.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Imóveis  Sociedade
Empresa: DFreire