Dividir as contas é o principal motivo para morar com amigos, mostra Imovelweb
Dividir as contas é o principal motivo para morar com amigos, mostra Imovelweb
...

Não é segredo que as contas de casa estão mais caras. Uma alternativa para “aliviar o bolso” é morar com amigos. O Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, realizou a pesquisa “Mudar-se com amigos, sim ou não?” para entender os motivos, preferências e receios dos brasileiros na hora de se mudar com os amigos. O resultado mostrou que 69,11% dos participantes gostariam de morar com amigos porque distribuir as despesas ajudaria financeiramente.

Outros motivos apontados para morar com amigos foram preferir ter uma companhia a morar sozinho (29,11%), ter um estilo de vida parecido (26,22%), viver em harmonia (18%), se tornar independente dos pais (12,89%) e ter se separado do companheiro e não gostar de morar sozinho (5,33%).

Quando questionados sobre ter uma boa convivência com os amigos ao dividir uma casa, os motivos apontados para que isso seja possível foram: respeitar a privacidade do outro (79,21%), ter confiança e boa comunicação (74,53%), respeitar o espaço e horários do outro (72,66%), manter a limpeza da cada e distribuir as tarefas de maneira equitativa (68,93%), distribuir as despesas de maneira igual (64,72%), definir as diretrizes de coexistência desde o início (59,81%), não se empolgar diante das situações que surgem e incomodam (25,93%).

A pesquisa também mostrou que 46,39% dos entrevistados preferem morar com conhecidos, 1,34% morariam com desconhecidos e 52,27% morariam com desconhecidos ou conhecidos, dependendo da situação.
Além disso, para 59,63%, a convivência pode arruinar uma amizade a longo prazo. Os motivos apontados foram o desgaste da relação de amizade (48,88%), os limites de confiança serem ultrapassados (15,58%), a dificuldade em solucionar problemas (14,69%), problemas de dinheiro (7,96%) e outros motivos (12,89%).

Já os 40,37% que não consideram que a convivência pode arruinar uma amizade acreditam que a confiança entre amigos facilita a convivência (53,89%), enfrentar as despesas econômicas é muito mais simples (14,36%), morar com amigos é uma ótima experiência (12,16%), a amizade torna mais fácil resolver os problemas (9,63%) e outros motivos (9,97%).

Sobre morar sozinho em algum momento, 60,84% dos entrevistados disseram que topariam, 25,97% disseram que não gostariam e 13,19% falaram que talvez.

Quais os motivos para não morar com amigos?

A pesquisa do Imovelweb também levantou os motivos para não dividir uma casa com amigos. As razões apontadas foram:
- Preferir morar sozinho (52,66%);
- Preferir viver em casal (31,78%);
- Preocupação com conflitos que podem acabar com a amizade (15,75%);
- Vidas e horários diferentes (7,08%);
- Dificuldade em concordar com amigos (4,75%)
- Outros motivos (14,73%).
Dos participantes que já moraram com amigos, mas tiveram que reverter a situação, os motivos apontados foram: pensar em morar sozinho (30,53%), vários conflitos ao longo da convivência (29,47%), dificuldade em concordar com tarefas domésticas (13,68%), pensar em morar com companheiro (9,47%), não ter as mesmas condições econômicas (7,37%), outros motivos (9,47%).

Sobre o Imovelweb:

Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil.
Mais informações em http://www.imovelweb.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Imóveis
Empresa: DFreire