Calçados Bibi abre quarta loja no Equador
Divulgação/Calçados Bibi

Operação foi inaugurada no Riocentro Los Ceibos, em Guayaquil

A Calçados Bibi, pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, dá continuidade ao plano de internacionalização da marca por meio de franquias. Após inaugurar unidades no Peru, Bolívia, Chile e Guatemala, a marca implantou a quarta loja em Guayaquil, cidade portuária do Equador, no último domingo, 23 de maio. A operação do Riocentro Los Ceibos é comandada pelo distribuidor local da Bibi, parceiro de longa data da marca, e que também é responsável pelas operações das outras lojas da rede implantadas na capital. Está entre os planos da Bibi a abertura de oito novas unidades no Equador, até o ano de 2025.

Mesmo em meio à pandemia e respeitando todos os decretos e protocolos de segurança, a Bibi retomou a expansão em países da América do Sul. Neste ano, já foram implantados três pontos de operação fora do Brasil, sendo dois no Peru e um no Equador, seguindo o plano de expansão da marca para 2021, que visa 32 inaugurações, sendo 20 lojas no Brasil e 12 no exterior.

“Focamos inicialmente em países próximos ao Brasil, pois há uma familiaridade no calendário promocional, no clima e também no comportamento do consumidor. Nosso plano de internacionalização é ambicioso e temos todos os elementos necessários para chegarmos lá: produto de qualidade, muita inovação e um propósito claro de contribuir para o desenvolvimento feliz e natural da criança. Estamos trabalhando para ser uma marca global de desejo, e até 2030 queremos chegar a 100 lojas internacionais”, revela a presidente, Andrea Kohlrausch.

A abertura de lojas possibilita um relacionamento muito mais próximo e emocional com o consumidor. Além de aumentar a percepção de valor da marca e dos produtos, e essa estratégia é excelente para o crescimento sadio da rede. Para isso, a Bibi conta com três modelos de negócios: Standard, operação com investimento a partir de R$ 580 mil e foco em shopping centers de grandes cidades; Light, com objetivo de expandir para cidades de até 200 mil habitantes e investimento de R$ 300 mil; e o formato microfranquia, com investimento menor, de R$ 90 mil, que visa cidades com até 100 mil habitantes e tem como foco empresários que tenham loja voltada ao público infantil. Hoje, a Bibi conta com mais de 132 unidades, sendo 13 delas internacionais, um canal de e-commerce, está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.

Ficha Técnica da Franquia:
Ano de fundação: 1949
Início da operação da franquia: 2008
Número de unidades: 132 lojas (sendo 13 unidades internacionais e 17 lojas próprias, incluindo o e-commerce)
Número de fábricas: 2 (Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia)
Investimento total (já incluindo taxa de franquia, showroom e capital de giro): Loja padrão R$ 580 mil / Loja Light R$ 300 mil / Microfranquia R$ 90 mil
Taxa de Franquia: Loja padrão R$ 50 mil / Loja Light R$ 40 mil / Microfranquia R$ 5 mil
Capital de Giro: Loja padrão R$ 130 mil / Loja Light R$ 110 mil / Microfranquia R$ 40 mil
Faturamento médio mensal: Loja padrão de R$ 100 mil a R$ 160 mil / Loja Light de R$ 70 mil a R$ 100 mil / Microfranquia R$ 40 mil
Lucro médio mensal: de 12% a 15% em todos os formatos
Prazo de retorno: 36 meses / Microfranquia 12 meses