Preço médio do aluguel chega a R$ 1,5 mil em Belo Horizonte, segundo Imovelweb
Preço médio do aluguel chega a R$ 1,5 mil em Belo Horizonte, segundo Imovelweb
...

O relatório mensal do Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, mostra que, em abril, o preço médio do aluguel de um imóvel padrão (65 m², 2 quartos e 1 vaga na garagem) em Belo Horizonte foi R$ 1.504/mês, o que corresponde a um aumento de 0,6% em relação ao mês anterior. O valor de locação aumentou 13,6% nos últimos 12 meses e já acumula um acréscimo de 3,6% em 2021.

Nos últimos 12 meses, alguns bairros da capital mineira registraram um aumento ainda mais significativo no preço de locação. Exemplos são Jardim América (R$ 1.245/mês), Itapoã (R$ 1.524/mês) e Belvedere (R$ 2.835/mês), onde o preço do aluguel subiu 17,1%, 18,0% e 18,1%, respectivamente.
Outros bairros tiveram uma queda mais expressiva no valor de locação. As maiores desvalorizações ocorreram em Barro Preto (R$ 1.471/mês, -19,2%), Boa Viagem (R$ 1.590/mês, -17,1%) e Floresta (R$ 1.790/mês, -13,7%).

Preço de venda em alta
O relatório do Imovelweb mostra que o preço médio do m² apresenta crescimento desde junho de 2020. No relatório de abril, o valor chegou a R$ 5.274/m², um aumento de 0,5% em relação ao mês anterior e de 3,5% se comparado ao mesmo mês de 2020. Dessa forma, um imóvel padrão (65 m², 2 quartos e 1 vaga na garagem) na cidade está em torno de R$ 343.393.
Os bairros onde os preços do m² mais caíram nos últimos 12 meses foram Conjunto Celso Machado (R$ 3.566/m², -12,8%), Etelvina Carneiro (R$ 3.653/m², -12,0%) e Europa (R$ 3.146/m², -11,6%). Já as maiores altas correram em Caiçara-Adelaide (R$ 4.927/m², +17,2%), Lagoa da Pampulha (R$ 7.884/m², +20,4%) e Parque São José (R$ 4.345/m², +21,6%).

Rentabilidade
O índice de rentabilidade imobiliária relaciona o preço de venda e valor de locação do imóvel para verificar o tempo necessário para recuperar o dinheiro utilizado na aquisição do imóvel. No relatório de abril, o índice foi de 3,41% bruto anual. Dessa forma, são necessários 29,3 anos de aluguel para obter o valor investido no imóvel, 2,6% a menos que há um ano.

Sobre o Imovelweb:
Com 20 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em http://www.imovelweb.com.br.

Informações para Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios