Bom desempenho, proteção ao produto, beleza e versatilidade. Estas são algumas características importantes das embalagens de papel e papelão, que costumam ser também o primeiro ponto de contato do consumidor com o produto. Para apoiar a fabricação de embalagens que atendam estas e outras características de desempenho, a BASF oferece uma ampla gama de soluções, que incluem requisitos de sustentabilidade e a possibilidade de economia circular.
“Somos parceiros estratégicos para os fabricantes e estamos atentos às necessidades do setor, especialmente para oferecer soluções mais ecoeficientes e sustentáveis”, afirma Dayane Spassatempo, coordenadora de marketing de Dispersões, Resinas e Aditivos para embalagens da BASF para a América do Sul. “As embalagens de papel, papelão, entre outras que têm base em biomassa de celulose, são fundamentais nas indústrias de alimentos e possuem muitas exigências de qualidade, inclusive na questão regulatória, com a adequação para que tenha segurança no contato com alimentos”, diz. As soluções da BASF atendem às certificações específicas da Anvisa, bem como as internacionais, como FDA, BfR e GB chinesa.
Barreira
Para embalar alimentos que têm algum tipo líquido ou gordura, o material precisa de um revestimento de proteção que garanta a sua estrutura original. Há o revestimento base água Epotal® 1800, por exemplo que possibilita a impressão de embalagens de papel e papelão ondulado. Oferece boa resistência ao blocking, excelente barreira a água e gordura em substratos celulósicos, além do desempenho de impressão. O produto é livre de parafina e atende a certificações nacionais e internacionais para contato com alimento.
Há também espessantes para formulações de revestimento de papéis certificados para contato com alimentos que são aplicáveis em máquinas de alta velocidade. O Acrosol® 1587 é um espessante acrílico tipo ASE (alkali swellable emulsions) que, quando combinado com ligantes, possui boa viscosidade e retenção de água. É livre de APEO, plastificantes e amônia, possui baixo VOC.
Já o Sterocoll® FS é um espessante sintético desenvolvido para formulações de revestimentos que aumenta a viscosidade e retenção de água nas formulações além de garantir a uniformização e distribuição do revestimento. Também é livre de plastificantes.
Tintas de impressão
As tintas de impressão exigem, da mesma forma, uma série de cuidados quando se trata de embalagens ou outras superfícies que têm contato com alimentos, com regulamentação específica. Para a formulação de tintas de impressão que também tenham essa finalidade, a BASF oferece o Acrosol® 1587, espessante acrílico tipo ASE certificado para contato com alimento. O produto tem baixo VOC, livre de APEO, amônia e plastificantes. Tem bom poder de espessamento, resulta numa viscosidade adequada para trabalho em máquinas de alta velocidade e boa retenção de água.
Há também a linha de resinas, soluções e emulsões de baixíssimo VOC para tintas de impressão e vernizes OPV, Joncryl® ECO. São insumos e baixo odor e livres de éteres glicólicos, projetados para atender rigorosos requisitos de formulação de tintas de impressão e vernizes OPV de mercados que não toleram a contaminação com resíduo de solvente, como aplicações em embalagens de cosméticos, confeitos, tabaco e pets.
A linha de resinas poliamida para tintas de impressão e vernizes overprint (OPV), Versamid® possui mais de 95% de conteúdo renovável segundo a norma ISO 16128. Solúveis em álcool, possuem excelente compatibilidade com nitrocelulose e tintas brancas de altos sólidos. Apresentam boa flexibilidade, durabilidade extrema e adesão à diversos tipos de substratos.
Adesivo – economia circular
Para garantir um ótimo desempenho que não interfira no processo de reciclagem de papel e papel cartão, o adesivo para rótulos e etiquetas Acronal® RCF 3706 é de fácil remoção logo no início do processo, facilitando a recuperação dos materiais. O adesivo é certificado como reciclável pela PTS Foundation, instituto alemão de pesquisa e serviços que apoia empresas no desenvolvimento e na aplicação de soluções modernas com base em fibras.