Estacionamento Digital traz tecnologia por OCR para Zona Azul de Guarulhos
Carro de fiscalização zona azul em Guarulhos (Divulgação)

A Estacionamento Digital, parte da vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, inova mais uma vez e implementa a gestão de estacionamento rotativo com veículo de fiscalização equipado com câmeras OCR (Optical Character Recognition).

O OCR é uma tecnologia que permite a captação de imagem e leitura da placa dos veículos que estão estacionados nas vagas rotativas públicas. A principal finalidade deste sistema é identificar, fotografar as placas e indicar a sua localização, com a data e a hora em que o veículo foi monitorado.

Esse formato tecnológico através de OCR tem como retaguarda o software de gerenciamento da Estacionamento Digital, que permite acompanhar todas as movimentações e transações realizadas pelo veículo equipado, levantando dados confiáveis para o monitoramento de toda operação na zona azul da cidade.

O serviço de câmeras OCR funcionará nos mesmos dias e horários de vigência do estacionamento rotativo - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. As tarifas serão cobradas por períodos de 30 minutos, 1 hora ou 2 horas, lembrando que o tempo máximo de permanência é de 2 horas na vaga. O modelo é válido para carros, motos e veículos de carga e descarga.

No veículo de fiscalização haverá um agente de trânsito municipal que ao constatar uma irregularidade terá autonomia para lavrar o respectivo carro e aplicar as medidas administrativas cabíveis. A infração é classificada como grave, serão registrados 5 pontos no prontuário do infrator e a multa correspondente é de R$ 195,23, com a possibilidade de remoção do veículo.

Segundo Alano Branco, diretor da Estacionamento Digital, este modelo de gestão visa modernizar o sistema com tecnologia de identificação de irregularidades ou infrações, além de permitir que a Prefeitura tenha uma gestão mais segura e transparente, aliada a eficiência e a redução de custos operacionais.

O estacionamento rotativo está diretamente ligado às estratégias de mobilidade urbana e controle viário e possibilita melhor utilização do espaço público, tornando mais justo e democrático o uso das vagas, além de colaborar com o desenvolvimento econômico do comércio local. O executivo ainda destaca que, além de Guarulhos (SP), a solução já foi implementada nas cidades de Joaçaba (SC) e Lages (SC). “Os resultados têm sido muito satisfatórios e nossa estratégia é levar a tecnologia para as outras cidades que temos operações e participar da transformação digital do país”.

Sobre a Valid

A Valid entrega soluções de confiança com inovação e tecnologia de ponta. Nossa inteligência está nos seus documentos, cartões, smartphone e até mesmo nas transações que você realiza.

Reconhecer e legitimar você é o nosso cotidiano!

Com mais de 60 anos de experiência no mundo todo, construímos um legado muito forte que não para de crescer e, hoje, somos mais de 6.000 colaboradores, em 16 países, trabalhando para oferecer um mundo mais confiável e seguro.

No Brasil, somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta.

Estamos organizados em 4 verticais de negócios:

Valid ID – Identificação

Valid Cities – Cidades Inteligentes

Valid Link – Conectividade

Valid Pay – Meios de pagamento

O que queremos é transformar o hoje e o amanhã.

Se você se identifica com essa evolução, você se identifica com a Valid.

Valid – Trust Powerhouse

Para saber mais, acesse http://www.valid.com

Editorias: Automóveis e Automotores  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: 3S Assessoria em Comunicação